Defensor brasileiro inicia mais uma temporada como um dos principais jogadores não só da Velha Senhora, mas de todo o futebol italiano e do continente

Há algum tempo, o zagueiro Bremer é apontado como um dos principais personagens defensivos do futebol europeu. E não é para menos, afinal de contas, o brasileiro segue apresentando uma boa regularidade e uma alta performance há, pelo menos, quatro anos. Neste início de temporada, aliás, o atleta continua sendo um dos grandes responsáveis pela solidez defensiva da Juventus, único clube que ainda não sofreu gol dentre os times que disputam as principais ligas nacionais da Europa.

Com o moral elevado, Bremer, inclusive, vestiu a braçadeira de capitão da Velha Senhora no empate em 0 a 0 com o Napoli, no último fim de semana, pela quinta rodada da Serie A, e saiu de campo como principal nome do duelo: foi o jogador mais bem avaliado pelo site de estatísticas Sofascore, ao receber a nota 7,8, tendo, inclusive, entrado para a seleção da rodada do portal. Foram quatro interceptações, dois cortes, 95% de acerto nos passes e 60% de precisão nos lançamentos.

Após cinco rodadas do Calcio, a Juventus é a única equipe que ainda não sofreu gol na competição. Foram três empates e duas vitórias. Com nove pontos, o time ocupa a quarta posição na tabela, atrás de Udinese (10), Napoli (10) e Torino (11). Além disso, a Velha Senhora e o rival Torino são os únicos clubes que ainda não foram derrotados no torneio. No próximo dia 28, os comandados de Thiago Motta voltam a campo para encarar o Genoa, fora de casa.

Além das cinco apresentações pelo Campeonato Italiano, a Juventus também enfrentou o PSV, em casa, pela primeira rodada da nova Champions League, e poderia ter saído de campo ser sem vazada. A equipe vencia de forma tranquila, por 3 a 0, mas sofreu o primeiro e, até o momento, único tento da temporada no último lance do duelo com os holandeses.

Em seu terceiro ano pela Juve, Bremer já assumiu o posto de um dos líderes do elenco, tanto dentro como fora de campo. Nas duas últimas temporadas, inclusive, foi o jogador que mais vezes atuou como titular. Até o momento, o camisa 3 realizou 89 partidas pelo clube, todas desde o apito inicial, e só foi substituído em oito oportunidades. Além disso, marcou oito gols, deu uma assistência, ajudou a equipe a sair de campo sem ser vazada em 43 oportunidades e conquistou o título da Copa da Itália, na temporada passada.

“Como eu sempre falo, desde os meus primeiros dias aqui na Juventus, fui muito bem recebido e consegui me adaptar rápido ao clube. As duas primeiras temporadas foram boas, conseguimos conquistar um título e voltamos a disputar a Champions League. No último jogo, tive a oportunidade de ser o capitão do clube e isso demonstra a confiança de toda a comissão técnica e meus companheiro em relação a mim. Fico muito honrado em poder representar a minha equipe e tenho que seguir trabalhando da mesma maneira para continuar evoluindo dentro e fora de campo e passando bons exemplos para todos”, afirmou.

“A gente começou a temporada de forma muito organizada. Contando a Champions, foram seis jogos, com três vitórias, três empates e somente um gol sofrido. Isso comprova que o trabalho do professor Thiago Motta e de toda a comissão técnica tem sido bem compreendido por todo o grupo. Nós sabíamos que seria um período de transição e não é simples, mas acredito que o grupo está assimilando muito bem tudo o que a gente vem treinando e estamos conseguindo implementar durante os jogos”, completou o defensor de 27 anos.

Antes de defender a Juventus, Bremer vestiu a camisa do Torino, onde ficou por quatro temporadas, e foi uma das referências da equipe. Foram 110 jogos (105 como titular), 13 gols marcados e quatro assistências.

Na Itália, o defensor entrou para a seleção do Calcio em duas oportunidades, uma pelo Torino (2021/22), quando, inclusive, foi eleito o melhor jogador da temporada do país, e outra pela Juventus (2022/23).

No Brasil, o zagueiro passou pela base do São Paulo, mas foi revelado e atuou profissionalmente pelo Atlético Mineiro.

Seleção Brasileira
Nome constante nas listas da seleção brasileira, Bremer já foi convocado em sete oportunidades, todas nos últimos dois anos e por quatro treinadores diferentes: Tite, Ramon Menezes, Fernando Diniz e Dorival Júnior.

Ao todo, com a camisa canarinha, o defensor já realizou cinco partidas. A estreia aconteceu na vitória de 3 a 0 sobre Gana, em setembro de 2022, em amistoso preparatório para o Mundial de 2022. Posteriormente, atuou na derrota de 1 a 0 para Camarões e no triunfo de 4 a 1 sobre a Coreia do Sul, ambas as partidas válidas pela Copa do Mundo.

Em março deste ano, no primeiro compromisso sob o comando de Dorival Júnior, ajudou a equipe a derrotar a Inglaterra, por 1 a 0, em Wembley, e foi titular na vitória de 3 a 2 em cima do México, nos Estados Unidos, durante a preparação para a disputa da Copa América.