Autor de seis gols em derbis, capitão palmeirense já marcou três vezes contra o Alvinegro Praiano, adversário do próximo sábado. As três partidas entre os clubes na temporada terminaram empatadas 

(foto:Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação)

Um dos principais jogadores do Palmeiras nas últimas duas temporadas, o capitão Dudu espera manter o ótimo futebol no confronto com o Santos, no próximo sábado, na Vila Belmiro, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se depender do retrospecto de gols do camisa 7 em clássicos, os palmeirenses podem ficar animados. Desde que chegou ao clube, no início de 2015, o atacante já enfrentou os rivais do estado em 20 oportunidades, marcou seis vezes e deu quatro assistências. Do atual elenco, apenas o companheiro Rafael Marques balançou as redes mais que Dudu nos derbis, com sete tentos.

Outra notícia positiva é que dos três principais adversários do Palmeiras, o clube que mais sofreu gols de Dudu foi, justamente, o Santos. Contra o Peixe foram nove jogos e três bolas na rede, sendo duas na final da Copa do Brasil do ano passado, em duelo que deu o tricampeonato da competição ao clube. Além dos três tentos sobre o time da baixada, o jogador também marcou duas vezes no Corinthians e uma no São Paulo.

Mas nem tudo são flores. Apesar de o Santos ser a maior vítima do capitão palmeirense, o Peixe é o único rival que Dudu não apresenta um retrospecto positivo pelo Verdão. Em nove jogos contra o clube foram três vitórias, dois empates e quatro derrotas, o que resulta em um aproveitamento de 40,7%. Contra o Corinthians, no entanto, o desempenho sobe para 61,1%, com três vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Já o São Paulo é o maior “freguês” do camisa 7. Contra o Tricolor foram quatro vitórias, uma derrota e 80% de aproveitamento.

Somente neste ano, Dudu jogou oito clássicos, balançou as redes duas vezes e deu duas assistências. Os gols saíram na vitória de 2 a 0 sobre o Tricolor, no Pacaembu, pela 9ª rodada do Campeonato Paulista, e no triunfo em cima do Corinthians, por 1 a 0, no mesmo estádio, pela 14ª rodada do torneio estadual.

O desempenho de Dudu contra os rivais em 2016 também é positivo. Com o camisa 7 em campo, o Verdão ganhou cinco partidas, empatou duas, perdeu somente uma e possui um aproveitamento de 70,8%.

Equilíbrio marca o clássico com o Santos

Se tem uma palavra que define o duelo entre Santos e Palmeiras em 2016 é equilíbrio. Os três confrontos entre as duas equipes terminaram empatados. No primeiro turno do Campeonato Paulista a partida não teve gol. Pela semifinal do mesmo torneio, duelo em que Dudu não participou, o resultado no tempo normal foi 2 a 2, com o Peixe levando a vaga na disputa de pênaltis (3 a 2). Por último, no jogo realizado no Allianz Parque, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, onde o capitão do Palmeiras deu uma assistência para o zagueiro Mina marcar, o placar foi 1 a 1.

Com foco total na liderança do Brasileiro, o capitão palmeirense falou sobre a igualdade dos últimos clássicos contra o Peixe e demonstrou respeito ao adversário, mas admitiu que só pensa na vitória. “O Santos tem um ótimo time, está fazendo uma boa temporada e já foi campeão em 2016. Nas últimas duas temporadas, nos enfrentamos várias vezes, fizemos duas finais, e o equilíbrio sempre marcou o clássico. Tanto é que, em 2016, ninguém conseguiu a vitória no tempo normal. São duas equipes muito fortes e sempre é muito difícil jogar na Vila. Nós respeitamos demais o Santos, mas iremos entrar em campo em busca da vitória. Quem sabe não chegou a hora de vencer, seria o momento perfeito”, analisou o camisa 7.

O confronto com o time da Vila Belmiro sempre trás boas recordações para o jogador. Foi contra o Santos, e com dois gols de Dudu, que o Palmeiras sagrou-se campeão da Copa do Brasil em 2015. Lembranças, porém, que o Guerreiro do Verdão prefere deixar de fora do clássico de sábado. “Foi uma final muito especial. Fiz dois gols e, com a ajuda dos companheiros, pude contribuir na conquista de um título nacional. Com certeza, aquele foi um dos principais jogos da minha carreira e jamais esquecerei, mas já passou. Agora a história é outra e os objetivos também. Temos que entrar com foco total e seguir concentrados em nosso objetivo, que é ser campeão Brasileiro”, concluiu o jogador.

Após 32 rodadas, o Palmeiras lidera o Brasileirão, com 67 pontos, seis a mais que o Flamengo (61), segundo colocado. O Santos, próximo adversário, está na quarta posição, com 58, nove a menos que o Alviverde.

Maior garçom da competição nacional, com nove assistências, Dudu já fez 48 jogos na temporada, marcou oito gols e deu 11 passes para gols. Desde que chegou ao clube, foram 104 partidas, 24 gols e 23 assistências.

Retrospecto de Dudu contra os rivais do estado

Santos
9 jogos
3 gols
1 assistência
3 vitórias
2 empates
4 derrotas
40,7 % de aproveitamento

Corinthians
6 jogos
2 gols
1 assistência
3 vitórias
2 empates
1 derrota
61,1% de aproveitamento

São Paulo
5 jogos
1 gol
2 assistências
4 vitórias
1 derrota
80% de aproveitamento

Total
20 jogos
6 gols
4 assistências
10 vitórias
4 empates
6 derrotas
56,6% de aproveitamento