Desde que assumiu a braçadeira, jogador entrou em campo nove vezes, venceu seis partidas e empatou três. Com apenas três cartões no ano, atacante comprova estar muito mais tranquilo
(foto:Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação)
Em uma das melhores fases da carreira, Dudu completará no próximo sábado (24), diante do Coritiba, no Allianz Parque, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, o seu décimo jogo consecutivo como capitão do Palmeiras. Coincidência ou não, o time ainda não perdeu com o camisa 7 portando a braçadeira. Desde o triunfo por 2 a 1 diante do Vitória, em casa, no dia 7 de agosto, pela 19ª rodada da competição, quando o jogador debutou na função, foram seis vitórias e três empates. No período, o atleta ainda deu três assistências e marcou um gol. Vale lembrar que na derrota para o Botafogo-PB, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, o palmeirense sequer viajou para a Paraíba.
Totalmente ambientado à nova função, Dudu celebra o momento. Como bom líder, porém, pede atenção para que o time siga na ponta da tabela na competição nacional. “É uma marca bem legal. Ser o capitão do time é uma das maiores honras que já tive como profissional, ainda mais em um clube como o Palmeiras, que me identifico demais e tenho um enorme carinho pela torcida. Esse é um privilégio que muitos jogadores sonham realizar e não é fácil conseguir. Estamos há nove jogos sem perder e isso é bom, mas o campeonato está muito disputado e precisamos continuar com a mesma concentração. Sábado é um novo desafio e temos que ter muita atenção diante do Coritiba, que vem de uma vitória contra o Sport, fora de casa. Ano passado eles ganharam de nós no nosso estádio e precisamos entrar atentos para não sermos surpreendidos novamente”, falou o capitão, que é o maior garçom do Campeonato Brasileiro, com nove assistências, além de ter marcado 4 gols.
É a primeira vez na carreira profissional que o “Guerreiro do Verdão”, como é carinhosamente chamado pela torcida, tem a honra de usar a tarja e liderar os companheiros dentro de campo. O peso da responsabilidade ganhou ainda mais força pelo momento atravessado pela equipe na época da escolha. Antes do jogo com o Vitória, pela 19ª rodada do Brasileirão, o Palmeiras vinha de uma incômoda sequência de duas derrotas e um empate. O triunfo naquela partida, entretanto, recolocou a equipe nos trilhos, garantiu o título simbólico de campeão do primeiro turno e deu início à série invicta de Dudu como capitão. Hoje, o Alviverde é o líder isolado da competição, com 51 pontos, um a mais que o Flamengo, segundo colocado (50).
Dudu não revela a conversa e nem os motivos enumerados pelo técnico Cuca no momento em que anunciou que ele seria o novo capitão. O camisa 7, contudo, afirma estar vivendo uma fase de amadurecimento. “Sempre me perguntam como foi a conversa que tive com o Cuca quando ele me deu a braçadeira pela primeira vez, mas teve nada demais. Eu aprendi com os erros do passado e hoje sou um cara muito mais maduro. Com o passar dos anos, a gente ganha experiência e tranquilidade. Para ser capitão, você não pode apenas receber a responsabilidade do treinador, também precisa conquistar o respeito de todo o grupo. Estou fazendo de tudo para ser um bom exemplo para os meus companheiros e agradeço pelo apoio de todos”, falou o atacante.
Fase “Zen”
O amadurecimento descrito por Dudu não é da boca para fora e pode ser comprovado com a mudança de comportamento dentro de campo. Em sua primeira temporada pelo Palmeiras, o jogador levou 13 cartões amarelos e um vermelho. Neste ano, porém, o camisa 7 tomou apenas três amarelos. No Brasileirão, foram só dois, um na 5ª rodada, na vitória de 4 a 3 sobre o Grêmio, no dia 2 de junho, no Pacaembu, no jogo em que também deu três assistências, e outro na 22ª rodada, no triunfo sobre o Fluminense, por 2 a 0, no Mané Garrincha, em 28 de agosto, quando abriu o placar com um golaço de “voadora”.
Contra o Coritiba, no próximo sábado (24), será a quinta partida do capitão Alviverde pendurado com dois cartões amarelos e o atacante revela não se preocupar com a situação. “Eu nem penso nisso. Ninguém gosta de ficar de fora e eu tenho procurado focar apenas em jogar futebol. Já estou pendurado há um bom tempo e, graças a Deus, estou sabendo lidar bem com a situação. Espero que siga assim até o final e que eu continue ajudando o Palmeiras a lutar pelo titulo”, concluiu Dudu.
Caso entre em campo contra o Coritiba, neste fim de semana, Dudu fará o seu 99º jogo com a camisa do Verdão. Desde que chegou ao clube, o atacante marcou 23 gols e deu 23 assistências. Na temporada, o camisa 7 entrou em campo 42 vezes, anotou sete tentos e deu 11 passes para gol.
Jogos do Palmeiras com Dudu como capitão
9 jogos
6 vitórias
3 empates
Cartões de Dudu por temporada
2016
3 amarelos
– 1 no Campeonato Paulista
– 2 no Campeonato Brasileiro
2015
13 amarelos
– 6 no Campeonato Brasileiro
– 4 na Copa do Brasil
– 3 no Campeonato Paulista
1 Vermelho
– No Campeonato Paulista