Com a inédita braçadeira, atacante deu a sétima assistência no Brasileirão e confirma sua posição de maior garçom do campeonato. Números apontam forte presença do jogador no esquema ofensivo da equipe

Dudu Capitao 2(Foto:Sergio Barzaghi/Gazeta Press)

O triunfo do Palmeiras no último domingo, sobre o Vitória, será lembrada pelo atacante Dudu de maneira especial. O atleta foi escolhido pela primeira vez na carreira para entrar em campo como capitão, justamente na partida que garantiu ao time o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, com 36 pontos. Mais do que uma homenagem, a faixa no braço direito do atacante indica o amadurecimento do jogador, que tem se destacado pelo jogo coletivo.

Mesmo com o time vindo de resultados adversos, Dudu mostrou personalidade para liderar seus companheiros no importante triunfo por 2 a 1 diante dos baianos. Fundamental na articulação das jogadas de ataque, o Guerreiro do Verdão deu sua sétima assistência na competição, número que ratifica o camisa 7 como o maior garçom da competição nacional.

O reconhecimento ao seu grande momento veio em forma de braçadeira de capitão, algo inédito na carreira do camisa 7. Ciente da grande honra que recebera, o atacante creditou a escolha ao seu amadurecimento.

“Com os anos, a gente cresce profissionalmente. Hoje, sou um cara mais maduro e experiente. Gosto de responsabilidade e ter o privilégio de ser capitão do Palmeiras foi uma das maiores que eu já tive. Estou 100% comprometido com o time e fiquei muito feliz e honrado pela escolha. Capitão ou não, sempre entrarei em campo para dar meu máximo e ajudar os meus companheiros em busca dos nossos objetivos”, falou o atacante.

Dudu tem desempenhado importante função no esquema tático do Palmeiras, que terminou o primeiro turno na ponta da tabela e, de quebra, ainda teve o melhor ataque da primeira metade da competição, com 35 gols. Ao invés de receber bolas, o camisa 7 se especializou em jogadas decisivas. Nas 16 vezes em que entrou em campo, além dos sete passes para gol, Dudu efetuou *43 passes para finalização, o que representa uma média de quase três por partida (2,68). Nesse fundamento, inclusive, o palmeirense só fica atrás de Gustavo Scarpa, do Fluminense, que deu 45 passes finais.

Mas vale destacar que, mesmo curtindo a fase garçom, os três gols do atacante no Brasileirão fazem dele o vice-artilheiro do Verdão, empatado com os companheiros Cleiton Xavier, Erik, Jean e Roger Guedes, atrás apenas de Gabriel Jesus (10).

O conjunto de gols, assistências e jogadas de ataque faz o número ofensivo do Palmeiras subir com a presença do atacante. Nos minutos em que esteve em campo, o time fez 23 dos seus 35 gols. Assim, ele esteve presente em 65,7% das vezes em que o Verdão balançou as redes adversárias. Sem Dudu entre os onze jogadores, porém, a porcentagem cai para 34,3%.

Título do primeiro turno

Após 19 rodadas do Brasileiro, o Palmeiras é o campeão do primeiro turno. Ainda que um título simbólico, dos 13 torneios disputados no formato pontos corridos, iniciado em 2003, por dez vezes, o campeão foi o time que virou a primeira metade na ponta. Foram os casos de Cruzeiro (2003, 2013 e 2014), Santos (2004), Corinthians (2005, 2011 e 2015), São Paulo (2006 e 2007) e Fluminense (2010).

Em apenas três oportunidades, o líder da primeira metade do torneio deixou a taça escapar ao final do campeonato. Em 2008, o Grêmio acabou a 19ª rodada no primeiro lugar, mas foi o São Paulo quem faturou a taça. Em 2009, foi a vez de o Inter virar na frente e ver o título terminar nas mãos do Flamengo. Em 2012, o Fluminense soltou o grito de campeão depois do Atlético-MG vencer o primeiro turno.

Consciente de que o Palmeiras ainda tem um longo caminho, o agora capitão Dudu sabe que a disputa será muito equilibrada. “Esse título é apenas simbólico e o que vale mesmo é levantar a taça em dezembro. Esse é nosso objetivo. O Campeonato Brasileiro é um dos mais difíceis do mundo e a tabela mostra isso. Apenas quatro pontos separam os seis primeiros colocados. Hoje, estamos em primeiro, mas temos uma partida duríssima no próximo fim de semana, contra o Atlético Paranaense, e precisamos de muita dedicação para manter a posição”, completou o atacante.

Com 36 pontos, o Palmeiras lidera a competição, apenas um à frente do Atlético Mineiro, vice-líder, e dois a mais que Corinthians e Flamengo, terceiro e quarto colocados, respectivamente. Com a semana livre de jogos, o treinador Cuca terá tempo para preparar a equipe que enfrentará o Atlético Paranaense, no próximo domingo, na Arena da Baixada, pela 20ª rodada da competição. Após ganhar folga na segunda-feira, todo o elenco retoma as atividades nesta tarde.

Estatísticas dos jogadores do Palmeiras no Campeonato Brasileiro

Gols
1º – Gabriel Jesus (10)
2º – Dudu, Cleiton Xavier, Erik, e Roger Guedes (3)

Assistências
1º – Dudu (7)
2º – Cleiton Xavier (5)
3º – Gabriel Jesus (3)

*Passes para finalizações
1º – Dudu (43)
2º – Cleiton Xavier (22)
3º – Gabriel Jesus (18)

Dudu no Campeonato Brasileiro
16 jogos
3 gols
7 assistências
*43 passes para finalizações

Na temporada
34 jogos
6 gols
9 assistências

2015
56 jogos
16 gols
12 assistências

Pelo Palmeiras
90 jogos
22 gols
21 assistências

*footstats