Principal garçom da equipe no Brasileiro, com seis passes para gol, atacante também é o vice-artilheiro do time na competição, com três bolas na rede, e o jogador do Verdão com o maior número de passes para finalizações: 38

(foto:Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Divulgação)

Ídolo da torcida, o atacante Dudu tem mostrado dentro de campo que é um dos pilares do sistema ofensivo palmeirense no Campeonato Brasileiro. Após 17 rodadas, o Verdão tem, ao lado do Santos, o melhor ataque da competição, com 32 gols. Três deles foram marcados pelo camisa 7, que também deu seis assistências e é o maior garçom da competição nacional.

O jogador também é o principal articulador das jogadas de ataque do time. Segundo o site especializado em análise e estatísticas Footstats, o camisa 7 efetuou 38 passes para finalização nos 14 jogos que disputou, o que representa uma média de quase três por partida (2,7). Nesse fundamento, inclusive, o palmeirense só fica atrás de Gustavo Scarpa, do Fluminense, que deu 43 passes finais.

Os números refletem a importância de Dudu na boa campanha do Palmeiras, atualmente, o terceiro colocado do Brasileiro, com 32 pontos. Nos minutos em que esteve em campo, o time marcou 21 dos seus 32 gols. O índice aponta presença do atacante em 65,6% das vezes em que o Verdão balançou as redes adversárias. Sem Dudu entre os onze jogadores, porém, a porcentagem cai para 34,4%.

“Tenho trabalhado bastante todos os dias para entrar em campo e ajudar o Palmeiras do melhor jeito possível. Fico feliz em ver que, de alguma maneira, estou conseguindo ser útil ao time. Esse bom desempenho é resultado do forte conjunto que a gente tem”, explica Dudu.

Após alguns tropeços do Verdão no Brasileiro, que ocasionaram a perda da liderança, o jogador pede calma para a equipe voltar a vencer. “O caminho para conseguirmos novas vitórias é manter a tranquilidade e saber que o trabalho está sendo bem feito. O Campeonato Brasileiro é muito equilibrado e não se pode ganhar sempre. Temos um elenco muito forte e brigaremos pelas primeiras posições até o final”, completa o atacante.

Caso seja escalado no duelo com a Chapecoense, na próxima quinta-feira (04), na Arena Condá, Dudu fará a sua 15ª partida no Brasileirão. Na competição, o atacante marcou três gols e deu seis assistências.

Com 32 jogos, seis gols e oito assistências na temporada, o camisa 7 já é o principal garçom do atual elenco no ano e está mantendo o bom nível de 2015. Em sua primeira temporada pelo clube, Dudu marcou 16 gols e terminou como o maior goleador da equipe. Além disso, também foi o segundo principal garçom do Verdão, com 12 passes para gol, apenas um atrás de Robinho, que está no Cruzeiro. Desde que chegou ao Palmeiras, o atleta atuou 88 vezes, fez 22 gols e deu 20 passes para gol.

Estatísticas dos jogadores do Palmeiras no Campeonato Brasileiro

Gols
– Gabriel Jesus (10)
2º – Dudu, Erik e Roger Guedes (3)

Assistências
1º – Dudu (6)
2º – Cleiton Xavier (5)
3º – Gabriel Jesus (3)

Passes para finalizações
1º – Dudu (38)

2º – Gabriel Jesus (18)
3º – Cleiton Xavier (16)

Dudu no Campeonato Brasileiro
14 jogos
3 gols
6 assistências
38 passes para finalização

Na temporada
32 jogos
6 gols
8 assistências

2015
56 jogos
16 gols
12 assistências

Pelo Palmeiras
88 jogos
22 gols
20 assistências