Em sua sétima temporada pelos Camponeses, brasileiro já disputou 158 partidas pelo time principal, marcou oito gols, deu 19 assistências e conquistou seis títulos
Mauro Júnior chegou ao PSV Eindhoven assim que completou a maioridade. Quase oito anos depois, o jogador, que completará 26 anos no próximo dia 6 de maio, coleciona momentos marcantes no futebol holandês. Agora, ao renovar seu contrato até junho de 2029, dá mais um passo importante para se consolidar como um dos nomes mais longevos da história recente do clube.
“Querida família PSV, às vezes, chega aquele momento em que você precisa tomar uma decisão. Aquele momento em que você olha para trás e pergunta: Foi só isso? É hora de dizer adeus? A verdade é que, nos últimos meses, tenho pensado muito sobre isso. Por que dizer adeus a algo que parece ser a sua casa? Lutamos juntos por prêmios, por títulos e por orgulho. Estivemos juntos nos bons e maus momentos e sempre tive o apoio do clube e da torcida. Agora, estamos aqui e chegou a hora de agradecer a vocês por tudo o que me deram e também para dizer outra coisa: eu vou ficar em casa. Prorroguei o meu contrato, não por obrigação, mas porque senti isso. O PSV não é apenas mais um clube para mim, é minha família, o meu lar e a minha história”, ressaltou o camisa 17, em vídeo divulgado nas redes sociais do clube.
Em sua sétima temporada pelo PSV, Mauro Júnior já marcou oito gols e distribuiu 19 assistências em 159 partidas com o time principal, marca que o coloca como o segundo brasileiro com mais jogos pelo clube, atrás apenas do ex-goleiro Gomes, que disputou 182 partidas. Com isso, o meio-campista está prestes a se tornar o atleta nascido no Brasil com mais atuações pelos Camponeses.
“É uma alegria imensa continuar vestindo essa camisa. O PSV é minha casa e estou muito motivado para seguir fazendo história aqui. O Gomes é uma das maiores referências recentes do clube. E não só ele: Romário, Ronaldo, Marcelo, Alex, Vampeta, André Ramalho e tantos outros brasileiros também deixaram seus nomes registrados aqui. Espero continuar conquistando títulos e escrevendo uma história cada vez mais rica na Holanda”, afirmou.
Elogios do comandante e convocação cogitada para a seleção holandesa
A regularidade e o ótimo desempenho pelo PSV vêm fazendo com que o nome de Mauro Júnior ganhe força em uma possível naturalização para defender a seleção holandesa.
Após o anúncio da renovação de contrato de Mauro, o técnico do PSV, Peter Bosz, rasgou elogios ao brasileiro por sua qualidade técnica, empenho e inteligência em campo. Questionado se o jogador tem nível para defender o país europeu, o comandante, que, inclusive, está sendo cogitado para ser o próximo treinador da Laranja Mecânica, demonstrou ter certeza de que sim.
Caso isso venha a acontecer, Mauro Júnior se tornaria o segundo brasileiro a ser chamado para a seleção da Holanda. Antes dele, o zagueiro Douglas foi convocado por Louis van Gaal em 2012, quando defendia o Twente, mas não chegou a entrar em campo.
Forte relação com o PSV
Mauro Júnior fez praticamente toda a sua carreira profissional no PSV. O jogador atuou algumas vezes pela Série A3 do Paulista, no Desportivo Brasil, mas, aos 18 anos, assinou seu primeiro contrato profissional e se transferiu para a equipe holandesa. Logo em sua estreia, ganhou os holofotes ao balançar as redes e tornou-se o segundo brasileiro a conseguir tal feito pelo clube, após Ronaldo Fenômeno, em 1994.
Por dois anos, o meia de origem atuou tanto na equipe principal quanto no time B e conquistou a Eredivisie 2017/18 com participações significativas. Foram 15 jogos, um gol marcado e mais quatro assistências.
Após um ano emprestado ao Heracles, Mauro Júnior retornou aos Camponeses na temporada 2020/21 e se firmou por suas boas atuações e versatilidade, atuando nas duas laterais, como volante e também na beirada ofensiva. Desde então, ajudou o PSV a conquistar mais cinco títulos: duas Supercopas, duas Copas da Holanda e o Campeonato Holandês 2023/24.
Na atual temporada, o PSV é o vice-líder da Eredivisie, com 67 pontos, sete a menos do que o Ajax, que tem uma partida a mais. Os Camponeses fazem ainda mais quatro jogos pela competição, o próximo no dia 3 de maio, em casa, contra o Fortuna Sittard.
Confira os números de Mauro Júnior pelo PSV
Geral
159 jogos
8 gols
19 assistências
6 títulos
2024/25
34 jogos
5 assistências
2023/24
21 jogos
1 gol
2 títulos
2022/23
11 jogos
1 título
2021/22
40 jogos
2 gols
7 assistências
2 títulos
2020/21
28 jogos
3 gols
1 assistência
2018/19
8 jogos
1 gol
2 assistências
2017/18
17 jogos
1 gol
4 assistências
1 título
Brasileiros com mais jogos pelo PSV
1º) Gomes – 182 jogos
2º) Mauro Júnior – 159 jogos
3º) Romário – 148 jogos
4º) Marcelo – 139 jogos
5º) André Ramalho – 128 jogos