Em ótima fase, atleta voltou a ser destaque do time ao dar duas assistências, no último final de semana. Prestes a completar 150 partidas pela equipe europeia, brasileiro fala de sua relação com o clube e comenta duelos decisivos pela Copa da Holanda, playoffs da Champions League e briga pelo bicampeonato Holandês

A história de Mauro Júnior como atleta profissional está profundamente ligada ao PSV. Contratado em definitivo junto ao Desportivo Brasil, assim que completou 18 anos, o jogador não demorou para começar a escrever o seu nome no time de Eindhoven e criou rápida identificação com o clube e torcedores. Em sua sétima temporada pelos Camponeses, o camisa 17 acaba de atingir mais um feito extraordinário. Na partida do último sábado (1), onde, inclusive, deu mais duas assistências, no empate em 3 a 3 com o NEC Nijmegen, chegou a 149 jogos pelo PSV. Com isso, ultrapassou Romário e tornou-se o segundo brasileiro que mais vezes entrou em campo pela equipe holandesa.

E o próximo compromisso de Mauro será bem especial, pois atingirá a marca de 150 duelos pela instituição, justamente contra o rival Feyenoord, nesta quarta-feira (5), pelas quartas de final da Copa da Holanda.

“É uma honra imensa atingir uma marca tão importante como essa em um dos maiores clubes da Europa. Poder superar um craque e um ídolo mundial como o Romário, que é uma referência para mim e para qualquer amante do futebol, me deixa muito feliz e ainda mais motivado. Durante esses anos no PSV, conquistei títulos, marquei gols, dei assistências e vivi momentos inesquecíveis. Cheguei aqui quando ainda era muito jovem e, ao longo desse tempo, amadureci como jogador e como pessoa. Construí muitas amizades e sempre fui super bem tratado por todos, desde os funcionários, companheiros de elenco, comissão técnica e torcida”, afirmou.

“Já foram 149 jogos e o tempo passa rápido demais. O PSV tem uma estrutura incrível e espero seguir conquistando novas marcas aqui. É um clube maravilhoso, que, ao longo dos anos, vem demonstrando uma evolução muito bacana e estamos querendo chegar cada vez mais longe. Nesta quarta-feira, já temos outro compromisso importante, que é contra um dos melhores times daqui e vale vaga na semifinal da Copa da Holanda. Continuarei me dedicando, ao máximo, a cada dia para seguir fazendo história com essa camisa”, completou.

Playoffs da Champions contra a Juventus e briga por mais um título holandês
Focado nos próximos compromissos do PSV, Mauro Júnior aproveitou também para falar sobre o momento decisivo da atual temporada. Nos dias 11 e 19 de fevereiro, o time holandês enfrentará a Juventus em duelo que vale vaga nas oitavas de final da UEFA Champions League. A primeira partida acontece na Itália e o derradeiro jogo em Eindhoven.

“Serão dois grandes jogos! Super difíceis, contra um adversário gigante, um dos maiores e mais tradicionais clubes da Europa. Mas eu acredito na força do nosso grupo e nós estamos nos preparando muito bem e com muita seriedade porque queremos continuar a nossa caminhada na Champions League. No torneio, a gente vem de duas vitórias importantes, incluindo a última contra o Liverpool, que estava invicto e com 100% de aproveitamento. Isso nos dá, ainda mais, confiança para fazermos duas boas apresentações contra a Juventus”, comentou.

Enquanto isso, na Eredivisie, a briga pelo título promete ser acirrada até o fim. Atual campeão, o PSV lidera com 50 pontos, dois a mais do que o Ajax, que tem um jogo a menos.

“Na competição nacional, a briga pelo título está bem parelha e acredito que será assim até o final. Queremos muito conquistar a liga novamente, mas também sabemos que há outros clubes muito bons e com o mesmo objetivo. Temos que nos manter firmes na parte de cima da tabela para chegarmos às últimas rodadas com boas chances de ganhar o troféu”, finalizou.

Longa história no PSV
Mauro Júnior chegou a fazer alguns poucos jogos pela Série A3 do Paulista, no Desportivo Brasil, mas, com 18 anos, assinou seu primeiro contrato profissional e se transferiu para o PSV, clube que sempre deu chances aos garotos e tem admiração por brasileiros. Logo em sua estreia, inclusive, ganhou os holofotes ao balançar as redes, tornando-se o segundo brasileiro a conseguir tal feito pelo clube, após Ronaldo, em 1994.

Por dois anos, o meia de origem atuou tanto na equipe principal como no time B e conquistou a Eredivisie 2017/18 com participações significativas. Foram 15 jogos, um gol marcado e mais quatro assistências.

Após um ano emprestado ao Heracles, Mauro Júnior retornou aos Camponeses na temporada 2020/21 e se firmou por suas boas atuações e versatilidade, atuando nas duas laterais, como volante e também na beirada ofensiva. Desde então, ajudou o PSV a conquistar mais cinco títulos: duas Supercopa, duas Copas da Holanda e o Campeonato Holandês 2023/24.

Ao todo, pelo time principal, Mauro Júnior soma 149 jogos, variando entre lateral, meia ou até mesmo volante. Foram oito gols marcados e 18 assistências, incluindo as três dos últimos dois jogos.

Brasileiros com mais jogos pelo PSV
1º) Gomes – 182 jogos
2º) Mauro Júnior – 149 jogos
3º) Romário – 148 jogos
4º) Marcelo – 139 jogos
5º) André Ramalho – 128 jogos

Confira os números de Mauro Júnior pelo PSV

Geral
149 jogos
8 gols
18 assistências
6 títulos

2024/25
24 jogos
4 assistências

2023/24
21 jogos
1 gol
2 títulos

2022/23
11 jogos
1 título

2021/22
40 jogos
2 gols
7 assistências
2 títulos

2020/21
28 jogos
3 gols
1 assistência

2018/19
8 jogos
1 gol
2 assistências

2017/18
17 jogos
1 gol
4 assistências
1 título