Após dois meses fora, brasileiro voltou à meta dos Reds e protagonizou ótimas defesas no triunfo de 1 a 0 sobre o Girona, fora de casa

O Liverpool contou com o retorno de um de seus principais destaques nas últimas temporadas para vencer mais uma partida na Champions League e, de quebra, manter a liderança da competição continental, com 100% de aproveitamento.

Alisson voltou ao time após pouco mais de dois meses afastado dos gramados por conta de uma lesão muscular na coxa e teve atuação decisiva na vitória de 1 a 0 sobre o Girona, fora de casa, na última terça-feira (10). Mohamed Salah fez o único gol da partida, de penalti marcado após revisão do VAR.

Debaixo das traves dos Reds, Alisson fez, pelo menos, cinco defesas, algumas delas, com alto grau de dificuldade, fundamentais para o resultado final. Além disso, o arqueiro brasileiro se igualou a Pepe Reina no recorde de duelos sem ser vazado pela Champions: 21.

Em sua temporada de estreia no Liverpool (2018/19), Alisson ficou seis vezes sem sofrer gols, incluindo o jogo do título contra o Tottenham. O camisa 1 ainda passou ileso uma vez na edição 2019/20, cinco na 2020/21, quatro na 2021/22, três na 2022/23 e duas na atual. Além do Girona, o goleiro também permaneceu instransponível diante do Bologna (2 x 0).

”A felicidade é bem grande. Primeiro, por ter voltado a jogar depois de um tempo lesionado, algo que nenhum atleta deseja. Graças a Deus e ao trabalho do departamento médico do Liverpool, além do apoio de todos do clube, e principalmente, da minha família, retornei ontem e me senti muito bem em campo. Em segundo lugar, a alegria é ainda maior por ter ajudado o time a vencer uma equipe bem difícil, fora de casa, e nos manter em primeiro. Todos estão de parabéns por mais uma ótima atuação. Nosso grupo é muito forte e vamos trabalhar para conseguir todos os títulos possíveis na temporada”, ressaltou.

”Sobre o recorde de Clean Sheets. é muito legal saber que igualei outro grande nome da história do Liverpool, que é o Pepe Reina, um cara fantástico e que é um grande profissional. Sabemos o quão difícil são as partidas da Champions e ficar 21 vezes sem sofrer gols é algo incrível. E, claro, não é um mérito somente meu, mas de toda a equipe. Espero que possa sair mais vezes de campo sem ser vazado ainda nesta edição para, se Deus quiser, brigarmos pelo título”, completou.

Ídolo do Liverpool
Em sua sétima temporada pelo Liverpool, Alisson carrega atualmente o status de um dos principais goleiros do futebol mundial. E não é para menos! Nesse período, conquistou cinco títulos (Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019, Premier League 2019/20, Copa da Liga Inglesa e a FA Cup, em 2022) e diversos prêmios individuais.

E sua idolatria não é somente pelas grandes defesas, mas também por momentos especiais distribuindo assistências e até marcando gol, de cabeça, algo incomum para qualquer goleiro.

Ao todo, já são 272 partidas disputadas por Alisson pelos Reds, fato que o torna o sexto goleiro com mais atuações pelo clube, segundo dados do Transfermarkt. À frente dele aparecem David James (277), Tommy Lawrence (388), Pepe Reina (394), Bruce Grobbelaar (619) e Ray Clemence (658).

O arqueiro também acumula 118 clean sheets, três assistências, todas para Salah, e um gol histórico, de cabeça, no 2 a 1 sobre o West Bromwich, na temporada 2020/21.

Prêmios individuais
Alisson acumula diversos prêmios individuais ao longo da carreira. Na temporada 2018/19, entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição.

Entre 2019 e 2020, o arqueiro foi eleito o melhor goleiro do mundo, pelo Globe Soccer Awards, Uefa e Fifa. O brasileiro também já conquistou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, e levou o troféu de melhor atleta da posição, na vitoriosa campanha do Brasil, na Copa América de 2019. Como se não bastasse, também foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional e conceituada revista France Football.

Em 2020, o camisa 1 acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição, e entrou para a seleção ideal da Fifa, montada pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).

Na Premier League 2021/22, Alisson voltou a ganhar o troféu Golden Glove, enquanto na temporada 2022/23 foi eleito o melhor jogador do Liverpool, em eleição promovida pela Standard Chartered, patrocinadora oficial do clube, e o melhor goleiro do Campeonato Inglês pelo influente portal The Athletic. Na atual, manteve-se no topo da lista da revista Four FourTwo, uma das principais referências no mundo do futebol, como o melhor goleiro do mundo.

Já no ano passado, Alisson foi eleito o melhor arqueiro do ano pelo portal Score 90.

Alisson – Clean Sheets na Champions

2018/19 – 6 clean sheets

  • Estrela Vermelha (fase de grupos)
  • Napoli (fase de grupos)
  • Bayern de Munique (oitavas)
  • Porto (quartas)
  • Barcelona (semi)
  • Tottenham (final)

2019/20 – 1 clean sheet

  • Red Bull Salzburg (fase de grupos)

2020/21 – 5 clean sheets

  • Midtjylland (fase de grupos)
  • Atalanta (fase de grupos)
  • Red Bull Leipzig (oitavas)
  • Red Bull Leipzig (oitavas)
  • Real Madrid (quartas)

2021/22- 4 clean sheets

  • Atlético de Madrid (fase de grupos)
  • Porto (fase de grupos)
  • Inter de Milão (oitavas)
  • Villareal (semi)

2022/23 – 3 clean sheets

  • Rangers (fase de grupos)
  • Ajax (fase de grupos)
  • Napoli (fase de grupos)

2024/25 – 2 clean sheets

  • Bologna (fase de grupos)
  • Girona (fase de grupos)