Peça fundamental no esquema do treinador Abel Ferreira, atleta está totalmente recuperado e pode reaparecer na equipe titular para ajudar a recuperar a regularidade defensiva do time
Até o duelo com o Corinthians, o Palmeiras ostentava a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com apenas 25 gols sofridos em 31 partidas. Com os dois tentos feitos pelo rival, no entanto, o clube viu o líder Botafogo vencer o Vasco, por 3 a 0, e assumir o posto de equipe menos vazada do torneio, com 26 bolas em sua própria rede, uma a menos do que o Verdão. Somente nas últimas três rodadas, o time de Abel Ferreira levou sete gols: três do Juventude, dois do Fortaleza e dois do Corinthians. Antes dessa sequência negativa, porém, o Verdão havia levado apenas um gol em seis partidas, o que foi primordial para o clube entrar de vez na briga pelo título.
E um dos principais responsáveis pela solidez defensiva do Palmeiras é o zagueiro Murilo, que, por conta de uma lesão, não participou dos últimos três jogos citados acima e viu o time ser vazado mais do que o normal.
Aliás, com Murilo no Brasileiro, o Palmeiras leva três vezes menos gol do que sem o jogador em campo. Com o camisa 26, o Verdão fez 21 jogos e sofreu apenas 11 gols, média de 0,52 por partida. Sem ele, no entanto, foram 11 duelos e 16 tentos levados, média de 1,45 por atuação.
Para a noite desta sexta-feira, entretanto, o jogador, que já esteve no banco no duelo com o Corinthians, tem grandes chances de retornar ao time titular para ajudar o Verdão a passar mais uma partida sem sofrer gol, vencer o Grêmio e diminuir a diferença para o líder Botafogo.
Além disso, caso entre em campo, no Allianz Parque, o atleta chegará ao 150º jogo com a camisa do clube.
”Eu sempre digo que é uma honra poder representar o Palmeiras. Ter a oportunidade de chegar à marca de 150 jogos por esse clube é um enorme orgulho. Não é fácil você defender um clube gigantesco como esse, ainda mais fazer 150 partidas em uma época tão vitoriosa. Nós fazemos parte de uma geração que está dando alegrias para a torcida e espero poder ficar mais tempo aqui e conquistar outros títulos. Também é importante ressaltar que nada disso seria possível sem a ajuda e a competência de todo o estafe: funcionários, comissão técnica, diretoria, companheiros e nossa torcida. Além, é claro, da minha família, que é fundamental para a minha vida pessoal e profissional”, afirmou o defensor.
”Hoje, temos mais uma partida muito importante, mais uma final, contra o forte time do Grêmio. Não adianta ficar olhando para o que passou. Temos mais seis rodadas e vamos brigar pelo tricampeonato até o fim. Além do Palmeiras e o Botafogo, que é o líder, há outras equipes fortes na disputa e acredito que será bem equilibrado até as últimas rodadas”, comentou.
Números do Palmeiras com e sem Murilo
Dono da segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com 27 gols sofridos, o desempenho do Palmeiras é ainda melhor com Murilo em campo.
Nos 21 duelos com o zagueiro em campo, o time levou somente 11 gols e passou 12 sem ser vazado. Além disso, foram 13 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas, um aproveitamento de 69,8%
Sem Murillo, no entanto, em 11 rodadas, o Verdão levou 16 gols e ficou dois jogos sem ser vazado. O retrospecto também sofre uma queda: cinco triunfos, duas igualdades e quatro derrotas, um total de 51,5%.
Se levarmos em consideração os números da temporada, com Murilo em campo o aproveitamento sobre para 71,96% (28 vitórias, 11 empates e cinco derrotas), com 24 tentos sofridos e 24 duelos sem ser vazado. Sem o camisa 26, porém, o rendimento cai para 50,9%. Foram sete vitórias, cinco empates, cinco derrotas, 26 gols levados e apenas duas partidas sem tomar gol.
Em sua terceira temporada no Verdão, Murilo é um dos principais nomes do elenco e um dos pilares do forte sistema defensivo da equipe de Abel Ferreira. Com 18 gols em 149 partidas, também se destaca como o sétimo maior defensor artilheiro da história do Alviverde, ao lado de Daniel.
Murilo chegou ao Palmeiras, após dois anos e meio no Lokomotiv Moscou, da Rússia, em busca de mais visibilidade. Com muita qualidade e dedicação, foi ganhando espaço, se firmou na equipe titular após o Mundial de Clubes e não saindo mais do time.
Em 2022, o atleta foi peça importante nas campanhas dos títulos do Brasileirão, Paulista e Recopa. No ano passado, manteve a regularidade e ajudou o Verdão a vencer mais um Paulistão, outro Campeonato Brasileiro e ainda a Supercopa do Brasil. Já neste ano, teve participação importante em mais uma taça estadual e agora espera ajudar o clube a buscar o tricampeonato nacional.
Além das cinco conquistas coletivas, Murilo também alcançou prêmios individuais, fazendo parte do Bola de Prata e do Troféu Mesa Redonda 2023. Além disso, suas ótimas atuações fizeram com que o atleta fosse convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, em março deste ano, para a disputa dos amistosos contra Inglaterra e Espanha.
Palmeiras no Brasileiro 2024
Sem Murilo
11 jogos
5 vitórias
2 empates
4 derrotas
16 gols sofridos
2 jogos sem sofrer gols
Média de 1,45 gol sofrido por jogo
Com Murilo
21 jogos
13 vitórias
5 empates
3 derrotas
11 gols sofridos
12 jogos sem sofrer gols
Média de 0,52 gol sofrido por jogo
Palmeiras em 2024
Com Murilo
44 jogos
28 vitórias
11 empates
5 derrotas
24 gols sofridos
24 jogos sem sofrer gols
Média de 0,54 gol sofrido por jogo
Sem Murilo
17 jogos
7 vitórias
5 empates
5 derrotas
26 gols sofridos
2 jogos sem sofrer gols
Média de 1,6 gols sofrido por jogo