Revelado pelo Vélez Sarsfield e com passagens pelo futebol ucraniano, italiano, mexicano e boliviano, atacante assinou vínculo até o fim do ano com o Tigre do ABC
O atacante argentino Jonatan Cristaldo, de 35 anos, é o mais novo cliente da Triple Comunicação. Anunciado pelo São Bernardo, o jogador definiu a contratação da empresa nos últimos dias. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.
Infância e origem do apelido “Churry”
Cristaldo, assim como milhares de crianças, sempre nutriu o desejo de ser jogador de futebol. Nascido em Ingeniero Budge, cidade da grande Buenos Aires, o garoto sempre contou com o esforço de toda a sua família para que o seu sonho fosse concretizado.
Cristaldo também demonstrava ser diferenciado desde os seus primeiros chutes na bola, quando era levado pelos seus pais Emilio e Patrícia ao Villa Elvira, um clube de Fiorito, ainda pequenininho, aos 6 anos. Foi lá que um dia, por intermédio do pai do ex-zagueiro Walter Alcaraz, ganhou a oportunidade de ir fazer testes no Vélez Sarsifield.
Antes de ser aprovado e iniciar sua trajetória no El Fortín, aos 8 anos, Cristaldo ainda jogou no Escalada, San Pedro e 4 de Mayo de Pádua. Foi também na infância que surgiu o apelido que mantém até hoje: Churry, diminutivo de “churrasco”.
Foi seu avô Rosario, acostumado a apelidar todos da família, que passou a chamá-lo de “churrasco” porque o via muito pequeno e queria que o neto comesse mais carne para ficar bem, saudável e forte. Cristaldo, porém, não gostava muito do apelido por conta da implicância dos colegas na escola e assim pediu para que o chamassem de Churry.
O apelido foi ficando e pegou. Hoje, inclusive, quase ninguém o chama mais de Jonatan. Até mesmo os familiares passaram a chamá-lo de Churry.
Destaque no Vélez
Passaram-se os anos e Cristaldo foi se destacando pelas categorias de base do Vélez Sarsfield e da seleção argentina. Mostrando talento e garra, chegou ao time profissional em 2007 pelas mãos do técnico Ricardo La Volpe. A primeira partida foi disputada contra o Rosario Central, com 18 anos. No ano seguinte, diante do mesmo rival, outro momento especial. O primeiro gol na carreira.
Churry seguiu no Vélez até janeiro de 2011. No total, pela equipe argentina, fez 93 jogos e marcou 23 gols, até ser vendido ao Metalist, da Ucrânia. Com a camisa do El Fortín foi campeão do Clausura 2009.
Bons números no futebol europeu e convocação para a seleção
Foram três temporadas e meia de Cristaldo no futebol europeu. Por dois anos e meio, o argentino defendeu o Metalist, onde, com boas atuações, chegou a ser convocado e atuar pela seleção principal do seu país, contra a Polônia, em 2011.
No Metalist, Churry disputou 89 jogos, marcou 39 gols e deu cinco assistências, uma média de praticamente uma participação a cada duas partidas.
Emprestado ao Bologna na temporada 2013/14, o atacante atuou em 28 duelos, balançou as redes quatro vezes e deu dois passes decisivos.
Xodó da torcida palmeirense
Jonatan Cristaldo ficou conhecido no Brasil graças a sua passagem marcante pelo Palmeiras, entre 2014 e 2016, quando fez 76 jogos, marcou 20 gols e teve participação importante na conquista da Copa do Brasil de 2015, além de ter feito parte do elenco que conquistou o Brasileirão no ano seguinte.
Contudo, não foi apenas pelo seu desempenho e entrega em campo que Churry conquistou o coração do torcedor alviverde. As demonstrações de carinho com o clube, a simpatia e interação nas redes sociais o alçaram a status de xodó do Verdão.
Autor de três gols na campanha do título da Copa do Brasil, Cristaldo, que também converteu as penalidades nas decisões tanto da semifinal como da final do torneio, tem ainda uma tatuagem da taça da competição no braço.
Futebol mexicano, retorno ao Vélez, força para vencer a depressão e recomeço no Racing
Cristaldo saiu do Palmeiras para o futebol mexicano, onde, em pouco mais de um ano, defendeu Cruz Azul e Monterrey. De lá, voltou para o Vélez Sarsfield. No clube onde foi lançado para o futebol, foram mais seis meses e sete partidas disputadas. No entanto, as várias lesões e problemas familiares o levaram a um quadro grave de depressão, entre 2017 e 2018.
Durante alguns meses, o jogador, famoso por ser alegre e descontraído, viu-se deprimido. Sem vontade de sair da cama e ir treinar. O escape encontrado se deu comendo e bebendo além da conta. Até mesmo em suicídio Jonatan Cristaldo pensou. Foi com ajuda psicológica que Jonatan Cristaldo se recuperou.
Após pouco mais de cinco meses sem clube, veio uma nova chance no Racing. No clube de Avellaneda, Churry reencontrou a alegria. Se destacou com boas atuações, gols, assistências e conquistou mais dois títulos: Campeonato Argentino (2018/19) e Troféu de Campeões (2019).
Newell’s Old Boys e últimas temporadas na Bolívia
Para 2021, Cristaldo acertou com o Newell’s Old Boys, onde disputou 23 jogos, com três gols e três assistências, saindo em 2022 para o Independiente Petrolero e na sequência para o Oriente Petrolero, ambos da Bolívia.
No futebol boliviano, somando os dois clubes, Cristaldo entrou em campo 79 vezes. Marcou 22 gols e deu 12 assistências.
Pronto para ajudar o São Bernardo na Série C do Brasileiro
São com esses bons números que Churry retorna ao futebol brasileiro, quase uma década depois, para ajudar o São Bernardo na campanha da Série C do Campeonato Brasileiro.
Após 14 rodadas, o Bernô é o quarto colocado na tabela de classificação, com 28 pontos. Os oito melhores colocados avançam à segunda fase, onde serão divididos em duas chaves de quatro equipes. Os times jogam dentro da chave em dois turnos e, ao fim, os dois primeiros garantem acesso à Série B,
Cristaldo chega para se unir ao time da Triple Comunicação. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.
Perfil
Nome completo: Jonatan Ezequiel Cristaldo
Posição : Atacante
Nascimento : 05/03/1989 (35 anos)
Naturalidade : Ingeniero Budge (ARG)
Altura : 1,75m
Instagram : @ churrycristaldo
Clubes : Vélez Sarsfield-ARG (2007 a 2011 e 2017 a 2018), Metalist-UCR (2011 a 2013), Bologna-ITA (2013 a 2014), Palmeiras (2014 a 2016), Cruz Azul-MEX (2016), Monterrey-MEX (2017), Racing-ARG (2018 a 2021), Newell´s Old Boys-ARG (2021 a 2022), Independiente Petrolero-BOL (2022 e 2024) e Oriente Petrolero-BOL (2023).