Ex-jogador do América-MG e Confiança acertou contrato de dois anos com o clube boliviano após fim de vínculo com o Vizela
O zagueiro Anderson Jesus está de clube novo. Depois de dois anos e meio no Vizela, de Portugal, o defensor, de 29 anos, assinou contrato de duas temporadas com o Bolívar, que, atualmente, lidera o Campeonato Boliviano e irá ser o adversário do Flamengo nas oitavas de final da Copa Libertadores da América.
“Estou muito feliz com a oportunidade de vestir a camisa do Bolivar, um dos principais clubes da América do Sul. Mais uma etapa nova e diferente na minha carreira. Espero ajudar o time da melhor maneira possível a conquistar os seus objetivos”, afirmou.
“O Clausura começou recentemente. Estamos na frente e esperamos seguir na liderança até o fim. Temos também a Libertadores como objetivo. Sabemos que o desafio é muito difícil, afinal o Flamengo é uma excelente equipe, conta com grandes jogadores e ainda lidera o Brasileiro. Mas fizemos uma excelente fase de grupos e não tem nada decidido. Confiamos muito no nosso grupo e na classificação”, prosseguiu.
Anderson estava no Vizela. Na primeira divisão do futebol português, disputou 82 jogos, sendo titular em 78 deles, e fez três gols.
“Agradeço muito a todos os funcionários do Vizela. Foi uma experiência muito bacana ter atuado em uma das principais ligas da Europa por dois anos e meio. Nesse período em Portugal pude evoluir, tanto tecnicamente quanto fora das quatro linhas. Saio muito mais maduro do que quando fui para lá. Fiz muitos amigos e ficam as lembranças boas. Agora, espero corresponder às expectativas da diretoria e da comissão técnica do Bolívar”, finalizou.
Carreira no futebol brasileiro
Natural de Lagarto, no Sergipe, Anderson iniciou a carreira no Confiança. Por lá, teve sua formação como atleta das categorias de base até a estreia como profissional, em 2014, quando sagrou-se campeão estadual. No ano seguinte, atuou por empréstimo pelo Atlético-MG, sub-20. Em 2016, após rápida passagem pelo Guarani de Divinópolis, retornou ao time da capital do estado nordestino, onde, em 2017, se destacou na campanha do título estadual e na Série C do Brasileirão, quando o time chegou às quartas de final.
Em outubro do mesmo ano, foi contratado pelo Grêmio e chegou a atuar com a equipe de transição no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Já em 2018, fez parte da conquista do Campeonato Gaúcho, antes de passar pelo Guarani-SP, onde também levantou a taça da Série A2 do Paulistão.
Em 2019, de volta ao Confiança, foi peça-chave na campanha que levou o Trovão Azul a conquistar o acesso à Série B, após 28 anos. Para 2020, após rápida passagem pelo Bahia, o zagueiro chegou ao América-MG e foi um dos principais nomes da campanha de acesso à Série A do Brasileiro, além de ter ajudado o time a chegar às semifinais da Copa do Brasil, melhor desempenho da história do clube na competição. Em 2021, seguiu acumulando boas atuações, que levaram a equipe ao vice-campeonato mineiro e à classificação para a Libertadores.