Com 120 gols e mais 39 assistências, argentino acumula uma participação direta a cada 2,51 partidas. Pelo Tricolor, já são 58 tentos, número que o coloca como o segundo maior goleador estrangeiro da história do clube

Aos 29 anos, Jonathan Calleri já viveu uma série de histórias, marcas e conquistas coletivas e individuais como jogador de futebol. No último fim de semana, o atacante argentino alcançou mais um número expressivo, o de 400 partidas como atleta profissional. A derrota por 2 a 1 para o América-MG não foi o resultado esperado, mas sua trajetória é marcada por muito mais dados positivos, especialmente no São Paulo, clube onde é titular absoluto, ídolo e goleador.

”É muito especial poder chegar a uma marca expressiva como essa, ainda mais aqui no São Paulo. Quando paro para refletir, me orgulho bastante e fico feliz por tudo que vivi e ainda estou vivendo graças ao futebol. Sou muito grato a todos que me ajudaram, desde quando eu ainda era uma criança e tinha o sonho de ser atleta. Guardo um carinho especial por todos os clubes pelos quais passei e pelos inúmeros amigos que fiz em todos eles, além, claro, da minha família que sempre esteve ao meu lado nos bons e maus momentos. Só tenho que agradecer a todos e seguir trabalhando para alcançar novos objetivos e tantos sonhos que tenho, começando por conquistar títulos aqui nesse clube que amo”, afirmou.

Fato é que o São Paulo é o clube onde Calleri possui os melhores números como jogador. São 152 jogos (38% dos que disputou como profissional) e 58 gols marcados, praticamente, metade dos 120 que já anotou na carreira, número que o faz ser o segundo maior artilheiro estrangeiro da história do São Paulo, atrás apenas de Pedro Rocha (119). Além disso, são 16 assistências, o que totaliza uma média de quase uma participação direta a cada duas partidas (2,05).

Artilheiro do São Paulo na temporada, com 10 bolas na rede, Jonathan Calleri também é o sexto maior artilheiro do São Paulo no Século XXI. O líder do ranking é Luis Fabiano, com 212. Contudo, se levarmos em consideração somente a média de gols (2,58), o atual atacante só é superado por França (1,26) e pelo próprio Fabuloso (1,66).

”Todos sabem da minha ótima relação com o São Paulo. Essa é minha segunda passagem pelo clube e me sinto em casa aqui. Já vivi muitas coisas e sempre que entro em campo dou o máximo para ajudar o time. Neste ano, estamos no caminho certo e, assim como na temporada passada, alcançamos semifinais e final. Espero poder conquistar títulos junto com os meus companheiros para que a gente possa escrever, para sempre, os nossos nomes na história do São Paulo”, disse.

Início no futebol argentino
Nascido em Buenos Aires, Calleri disputou 91 partidas como jogador profissional no seu país. Pelo All Boys, clube onde chegou após quatro anos atuando no Mitre e por onde passou por todas as categorias de base, até ser promovido, em 2013, aos 19 anos, foram 30 jogos e seis gols marcados.

Em 2014, Calleri foi para o Boca Juniors. Com a camisa Xeneize, disputou 61 duelos, balançou as redes 23 vezes e foi campeão Argentino (2015) e da Copa da Argentina (2014/15).

Cinco temporadas e 157 partidas na Europa
Após passagem de sucesso pelo São Paulo e a disputa dos Jogos Olímpicos, pela Argentina, Jonathan Calleri desembarcou na Inglaterra para defender o West Ham. Por lá, foram 19 jogos e um gol marcado.

Nas quatro temporadas seguintes, o atacante atuou no futebol espanhol. Primeiro, no Las Palmas, onde viveu seu melhor ano, marcando 12 gols e dando três assistências, em 41 partidas.

Depois, foram mais 36 atuações com nove gols no Alavés, 34 partidas pelo Espanyol, onde anotou cinco tentos e deu três passes decisivos, e mais 27 jogos no Osasuna, com seis bolas na rede e duas assistências.

Números de Calleri

Estatísticas gerais na carreira
400 jogos oficiais
120 gols
39 assistências

São Paulo
152 jogos
58 gols
16 assistências

Osasuna
27 jogos oficiais
6 gols
2 assistências

Espanyol
34 jogos oficiais
5 gols
3 assistências

Alavés
36 jogos oficiais
9 gols
2 assistências

Las Palmas
41 jogos oficiais
12 gols
3 assistências

West Ham
19 jogos oficiais
1 gol

Boca Juniors
61 jogos oficiais
23 gols
12 assistências

All Boys
30 jogos oficiais
6 gols
1 assistência