Titular nos seis compromissos da equipe, realizados em março, defensor brasileiro segue sendo um dos principais nomes do primeiro colocado da Premier League
Foto: Arsenal/Divulgação
Um verdadeiro líder na defesa e, ainda por cima, com faro de artilheiro quando sobe ao ataque. Esse é Gabriel Magalhães, um dos principais destaques e responsáveis pela grande temporada do Arsenal. O zagueiro brasileiro manteve o alto rendimento, em março e, a exemplo do que ocorreu em fevereiro deste ano e também em novembro de 2022, foi indicado ao prêmio de melhor jogador do clube no período, ao lado do compatriota Martinelli, do inglês Bukayo Saka e do belga Leandro Trossard (vote aqui).
Gabriel Magalhães participou dos seis jogos do Arsenal em março, incluindo as quatro vitórias pela Premier League, que tornaram, ainda mais factível, o sonho dos Gunners de erguer a taça da competição nacional, novamente, algo que não acontece desde 2003/04. A efetividade, aliás, é uma das marcas do camisa 6, que foi escalado por Mikel Arteta em 38 das 39 partidas da equipe na temporada.
Constantemente elogiado pela imprensa e pelos torcedores, o defensor foi uma verdadeira pedra no sapato dos adversários. Nos seis jogos, conseguiu nada menos do que 27 recuperações de bola, fez quatro interceptações e venceu 32 duelos. Esses números contribuem para que o time tenha a terceira melhor defesa do Campeonato Inglês, com 26 gols sofridos, atrás somente do Manchester City (25) e Newcastle (15).
Atleta de linha com mais minutos em campo na Premier League (2.516 dos 2.520 disputados, excluindo acréscimos), Gabriel Magalhães também se destaca no ataque. No triunfo contra o Fulham, no último dia 12, o brasileiro abriu o caminho para a vitória de 3 a 0. Foi o terceiro gol dele na atual edição da competição, fato que o coloca como o zagueiro com mais gols. Vale lembrar, que, na temporada passada, ele foi o defensor com mais bolas na rede do torneio nacional, com cinco tentos.
“Fico feliz com mais uma indicação. Mostra que o esforço do dia a dia está sendo recompensado e reconhecido. Me sinto muito bem no Arsenal e agradeço o carinho dos meus companheiros, funcionários do clube e, claro, dos torcedores. Essa temporada vem sendo especial para mim e para todos do grupo. Vamos seguir trabalhando forte e mantendo a concentração lá em cima para chegarmos ao nosso grande objetivo, que é o título da Premier League”, disse.
No sábado (1), o Arsenal volta a campo para enfrentar o Leeds United, no Emirates, pela 29ª rodada. Hoje, a distância em relação ao vice-líder Manchester City, que tem uma partida a menos, é de oito pontos.
“Estamos pensando e nos preparando rodada a rodada. Até o fim da temporada, teremos mais 10 decisões. É assim que trataremos todos os jogos. No fim de semana, jogaremos contra o Leeds e sabemos que será bem complicado. O nosso principal rival pelo troféu é o City, uma equipe que possui um elenco bem qualificado e que não perde pontos à toa. Por isso, como eu disse, a gente deve manter o foco altíssimo e trabalhar bastante a foça mental para evitarmos deixar pontos pelo caminho”, declarou.
Contratado pelo Arsenal, em 2020, após se destacar no Lille, da França, Gabriel Magalhães soma 11 gols e uma assistência em 108 jogos pelos Gunners, sendo 103 como titular. Além disso, ajudou a equipe a não ser vazada em 37 confrontos.
A alta performance, aliada ao ótimo comportamento dentro e fora das quatro linhas, levaram Gabriel Magalhães a ser convocado, algumas vezes, para defender a Seleção Brasileira, sob o comando de Tite. Tais qualidades também o deixam no radar para o novo ciclo para a Copa do Mundo de 2026.