Revelado pelo Cruzeiro e desde 2017 no Verdão, camisa 12 já ergueu nove taças pelo clube e faz parte do top 100 de atletas com mais partidas pelo Alviverde
(Foto: Cesar Greco/ Ag. Palmeiras)
O lateral-direito Mayke, de 30 anos, é o mais novo cliente da Triple Comunicação. O jogador do Palmeiras definiu a contratação da empresa nos últimos dias. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.
Ligado à atividades esportivas desde criança
Nascido em Carangola, cidade da Zona da Mata de Minas Gerais, com cerca de 33 mil habitantes, Mayke carrega em seu DNA a paixão pelo esporte. Como a grande maioria das crianças, seu passatempo favorito sempre foi praticar diversas modalidades físicas.
Inicialmente, o vôlei era o esporte mais presente. Embora, identificado com o futebol, o garoto deixava para chutar a bola com os pés nas peladas com os amigos em Carangola e na vizinha Pedra Dourada, onde viveu parte da sua vida. O talento, porém, o levou a apostar no esporte mais popular do mundo.
Mayke participou de times amadores da região e disputou vários campeonatos em busca de uma oportunidade em um grande clube. Para isso, na época, contou com a ajuda fundamental de sua mãe, Cristina Rocha, que chegou a vender rifas e até mesmo pedir a ajuda de vizinhos para ajudar o filho a realizar o seu sonho. Quando não tinha dinheiro, o caminho do menino até os treinamentos se dava através de pedidos de carona na estrada.
A família, aliás, sempre foi o alicerce de Mayke. Mesmo morando longe de casa, seu pai, Francisco Adão, apelidado carinhosamente de Chiquin, sempre apoiou o garoto. Outra pessoa que, desde cedo, deu todo o suporte para a construção da sua carreira foi sua esposa Rayanne Almeida. Os dois se conheceram ainda na infância, em Pedra Dourada, se casaram em 2013, viveram juntos em Belo Horizonte e depois em São Paulo.
Sucesso no Cruzeiro
Todo o esforço de Mayke e de sua família foi recompensado e os olhares se voltaram ao jogador quando ele disputou a Taça BH de Futebol Júnior, em 2010, pelo Siderúrgica, de Sabará. Atuando como meia, o então camisa 10 chamou a atenção de olheiros do Cruzeiro, entre eles o ex-jogador Careca, e foi convidado a fazer um teste na Toca da Raposa.
Aprovado, Mayke acabou virando lateral-direito após, certo dia, o time precisar de alguém para atuar no setor e conseguir se destacar. Com as características de um verdadeiro mineiro, humilde e ‘comendo pelas beiradas’, o adolescente se firmou como titular e foi bicampeão brasileiro sub-20, em 2010 e 2012.
Suas boas atuações chamaram a atenção de Celso Roth, então técnico do time principal, que passou a chamar o garoto para completar alguns treinos e o relacionou para alguns jogos.
Sua estreia no profissional, contudo, aconteceu já sob o comando de Marcelo Oliveira, em 27 de janeiro de 2013, na goleada do Cruzeiro sobre o Mamoré, por 4 a 1, em partida amistosa.
Não demorou muito e Mayke conquistou a vaga no time titular, sendo um dos destaques na campanha que deu ao Cruzeiro o título do Campeonato Brasileiro de 2013, quando, inclusive, recebeu o prêmio Bola de Prata como melhor lateral-direito e ainda o Troféu Telê Santana. No ano seguinte, seguiu como um dos protagonistas do time campeão mineiro e, mais uma vez, da competição nacional.
Mayke, que também participou da campanha do título da Copa do Brasil de 2017, disputou, ao todo, 146 jogos com a camisa celeste e marcou três gols.
Na história do Palmeiras
Em maio de 2017, Mayke chegou ao Palmeiras e, já na temporada seguinte, foi muito importante na conquista do Campeonato Brasileiro. Prova disso é que, mais uma vez, faturou o prêmio Bola de Prata de melhor lateral-direito, além do Prêmio Craque do Brasileirão da CBF.
Com Abel Ferreira, Mayke mostrou-se também um atleta polivalente, passando a se destacar não somente na lateral-direita, mas também em outros setores, como quando foi titular na ala esquerda, em uma das partidas da vitoriosa campanha na Libertadores de 2020, ou então como atacante nos minutos finais dos dois duelos da final da Copa do Brasil, contra o Grêmio, que terminou com o Verdão campeão. Além disso, no mesmo ano, o jogador ainda levantou a taça do Paulista.
Na temporada seguinte, o camisa 12 voltou a ganhar os holofotes ao ser titular e ter grande desempenho na decisão da Libertadores, contra o Flamengo, em Montevidéu, no Uruguai, dando, inclusive, assistência para Raphael Veiga marcar o primeiro gol do Palmeiras na vitória de 2 a 1 para cima do Flamengo.
Já no ano passado, atuando várias vezes como atacante, Mayke foi um dos destaques da campanha de mais um título brasileiro, participando de 28 dos 38 confrontos da equipe alviverde e balançando as redes três vezes. Além disso, ainda celebrou mais uma conquista estadual e a Recopa Sul-Americana.
Atualmente com 209 partidas, cinco gols e 14 assistências pelo Palmeiras, Mayke já é o 76º jogador que mais vezes vestiu a camisa alviverde. Campeão da Supercopa do Brasil neste ano e em outra decisão do Campeonato Paulista, o camisa 12 pode chegar ao seu 10º título pelo clube, fato que o colocaria, ao lado de Weverton, Gustavo Gómez e Marcos Rocha, como o sexto atleta com mais taças erguidas pelo Verdão.
Mayke chega para se unir ao time da Triple Comunicação. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.
Perfil
Nome completo: Mayke Rocha Oliveira
Posição: Lateral-direito
Nascimento: 10/11/1992 (30 anos)
Naturalidade: Carangola (MG)
Altura: 1,79m
Instagram: @mayke_oliveira22
Clubes como profissional: Cruzeiro (2013 a 2017) e Palmeiras (desde 2017)
Títulos como profissional: Supercopa do Brasil (2023) Campeonato Brasileiro (2013, 2014, 2018 e 2022), Recopa Sul-Americana (2022), Campeonato Paulista (2020 e 2022), Copa Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2017 e 2020) e Campeonato Mineiro (2014).