Revelado no Avaí e com ótima passagem pelo Lille-FRA, defensor, que já foi convocado algumas vezes para a Seleção Brasileira, é peça fundamental da excelente campanha dos Gunners, que lideram a Premier League

O zagueiro Gabriel Magalhães, de 25 anos, é o mais novo cliente da Triple Comunicação. O jogador do Arsenal, da Inglaterra, definiu a contratação da empresa na última semana. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.

Sonho de criança
Gabriel é mais um exemplo clássico das milhares de crianças, que escolhem a bola como companheira inseparável e que convivem na infância com o sonho de se tornar atleta. Desde pequeno, o lugar mais fácil de encontrá-lo era nas ruas do humilde bairro de Pirituba, na região noroeste de São Paulo, onde jogava com outros garotos ou, até mesmo, com o pai Marcelo e seus amigos.

Ali, já era possível perceber que Gabriel possuía uma intimidade diferenciada com a bola. Foi quando um dos amigos de Marcelo, o orientou a levar o menino para fazer um teste em uma escolinha de futebol e procurar pelo professor Alê.

O pai ouviu o conselho, mas acabou indo parar no endereço errado. O que, de início, seria motivo de lamentação, acabou virando uma daquelas clássicas histórias das quais dizemos que nada do que acontece na vida é por acaso.

A importância de Zé Silva na vida da família Magalhães
Marcelo foi parar dentro do Quartel de Quitaúna, em Osasco, onde existe a academia de futebol Tolentino Esportes, administrada pelo técnico José da Silva Tolentino.

Conhecido por todos como Zé Silva, o treinador resolveu fazer com que a viagem dos dois não fosse perdida e deu uma chance para o menino treinar. Primeiro, perguntou para Marcelo em qual posição o filho atuava. Como a maior parte das crianças, Gabriel gostava de jogar no ataque, marcando muitos gols. Contudo, o pai disse que ele era lateral-esquerdo.

Bastaram alguns minutos para Zé Silva perceber que Gabriel Magalhães não era lateral e, de acordo com a sua avaliação, zagueiro, volante ou até mesmo centroavante. Como já tinha um time montado, o treinador resolveu colocar o garoto de zagueiro, onde o jovem pegou gosto pela função.

Sua alta estatura, inclusive, se transformou em um dos seus trunfos. Hoje, com 1,90, Gabriel sempre chamou a atenção por ser um dos mais altos, fato que até o levou a lidar com a suspeita de ser “gato” por conta do porte físico diferenciado, se comparado aos outros meninos da mesma idade. E a verdade é a de que devido à sua qualidade e potência, passou a atuar não só em sua categoria, mas também na de garotos mais velhos.

No Tolentino, foram dois meses intensos de treinamento. Um período curto, mas que serviu para Gabriel Magalhães evoluir muito ao lado de Zé Silva, que também foi responsável por fazer parte da formação de outros grandes jogadores, casos de Bremer e Gabriel Novaes.

Apoio do pai para superar o seu pior adversário no Avaí: a saudade da família
Ao presenciar as ótimas partidas do jovem Gabriel, Zé Silva sabia que era questão de tempo para que o menino tivesse uma chance em algum grande clube. Em 2013, veio a oportunidade de levar o jogador para o Avaí. Foi aí, então, que o garoto encontrou o seu pior adversário: a saudade do lar.

Caseiro e muito apegado à família, Gabriel Magalhães não aguentou a distância dos pais, que, com outros três filhos, não podiam abandonar os empregos e se mudarem junto com ele. Por conta disso, apenas uma semana depois de iniciar em Santa Catarina, o garoto disse para os diretores do clube que precisaria viajar para São Paulo para buscar roupas de frio, por causa do clima frio que fazia em Florianópolis. O intuito, porém, era chegar em São Paulo e não retornar mais.

Foi aí que seu pai o chamou para uma conversa e deixou claro que, se quisesse seguir com o sonho de se tornar jogador profissional, teria que passar e superar essa situação. Gabriel ouviu, entendeu e retornou para o clube catarinense.

Destaque nas categorias de base, promoção para o profissional e gol na estreia
Calmo, humilde e muito compenetrado, Gabriel Magalhães passou quatro anos morando no alojamento do Avaí. Nas categorias de base do Leão da Ilha, seguiu evoluindo e se destacando, até que, em 2016, após a disputa da Copa São Paulo, foi promovido ao elenco profissional.

No dia 28 de janeiro de 2016, logo na sua estreia, contra o Grêmio, pela Primeira Liga, marcou um dos gols do empate por 2 a 2. Ainda na mesma temporada, foi ganhando espaço e começou a Série B do Brasileiro como titular, ajudando o time a voltar à Série A.

Junto ao bom desempenho, Gabriel também passou a ser convocado para defender o Brasil nas seleções de base, tendo, inclusive, participado da campanha do Sul-Americano sub-20, em 2017, no Chile.

Saída para a Europa, empréstimos e destaque no retorno ao Lille
No início de 2017, entre os vários clubes interessados do Brasil e do exterior, o defensor acabou sendo negociado com o Lille, da França, por 3 milhões de euros. Depois de um período no time B, foi emprestado ao Troyes e, em seguida, ao Dinamo Zagreb, onde ajudou nas conquistas do Campeonato Croata e da Copa da Croácia, ambas na temporada 2017/18, quando ainda atuou nas partidas da Champions, pela categoria sub-23.

Foi no seu retorno ao Lille, na temporada 2018/19, porém, que Gabriel Magalhães começou a se destacar, ainda mais. Já na equipe principal, foi super bem, ganhou espaço e ajudou o time a ser vice-campeão.

Na temporada seguinte, tornou-se peça, ainda mais, importante na campanha que levou o clube à quarta colocação, sendo, inclusive, eleito para a equipe ideal da Ligue 1, pelo conceituado jornal “L’Equipe”.

Ao todo, somando as duas passagens, foram 52 jogos com a camisa do time principal do Lille, sendo 46 como titular, e dois gols marcados.

Brilho imediato e bons números no Arsenal
Gabriel Magalhães foi vendido ao Arsenal, em setembro de 2020, por 30 milhões de euros. Sem sentir o peso da camisa, o zagueiro fez gol logo em sua estreia, na vitória de 3 a 0 sobre o Fulham, no dia 12 de setembro, e não demorou para se tornar peça importante na equipe do técnico Mikel Arteta.

Elogiado por sua imposição física, agilidade e impulsão, além da estatura e comportamento dentro e fora de campo, o camisa 6 já soma 10 bolas na rede e uma assistência em 95 partidas pelos Gunners, sendo 91 como titular. Além disso, ajudou o time a não ser vazado em 34 duelos.

Fundamental na atual campanha do líder da Premier League
Nesta temporada, Gabriel Magalhães vem sendo um dos responsáveis pela grande campanha do Arsenal, que se consolida, cada vez mais, na liderança da Premier League, com oito pontos de vantagem para o Manchester City, segundo colocado.

Um dos líderes do sistema defensivo dos Gunners, o brasileiro é o único atleta de linha a ter atuado em todos os minutos do clube na Premier League, ao lado do goleiro Ramsdale. Sua presença é primordial para o time ter, até o momento, a segunda melhor defesa da competição, com apenas 14 gols sofridos, e a não ser vazada em nove das 18 rodadas disputadas.

Fora isso, Gabriel já balançou as redes duas vezes, fato que o faz ser o zagueiro com mais gols no Inglês, ao lado de Eric Dier, Koulibaly, Ben Mee, William Saliba, Virgil van Dijk e Pascal Struijk. Na temporada passada, aliás, ele também havia terminado na liderança do ranking, com cinco tentos.

Seleção Brasileira
As boas atuações de Gabriel no Arsenal levaram o jogador a ser convocado algumas vezes para a Seleção Brasileira. A primeira delas, em novembro de 2021, para os jogos contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias para a Copa de 2022.

O jogador, que chegou a fazer parte da lista com 55 nomes do técnico Tite para o Mundial do Catar, é um dos nomes com potencial para estar na Copa do Mundo de 2026.

Gabriel Magalhães também fez parte de todo o processo da disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O zagueiro foi convocado por André Jardine, se apresentou à Seleção, mas acabou sendo cortado devido a um problema de lesão.

Papai pela primeira vez, corintiano e fã de videogame, tênis de mesa e truco
Muito apegado à família, Gabriel Magalhães gosta de passar a maior parte do tempo livre, em Londres, na companhia de sua esposa, a modelo Gabrielle Figueiredo, e, claro, acompanhados da primeira filha do casal, Maya, que nasceu em abril do ano passado.

Já com os companheiros de clube e quando vem ao Brasil rever os amigos, seus passatempos favoritos são o videogame, tênis de mesa e, principalmente, o truco.

Além disso, sempre que pode, acompanha o Corinthians, seu clube de infância. No ano passado, inclusive, o jogador foi visto no meio da torcida organizada, assistindo a um jogo do clube na Neo Química Arena.

Gabriel Magalhães chega para se unir ao time da Triple Comunicação. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.

Perfil
Nome completo: Gabriel dos Santos Magalhães
Posição: Zagueiro
Nascimento: 19/12/1997 (25 anos)
Naturalidade: São Paulo
Altura: 1,90m
Instagram: @_gabrielmagalhaes
Clubes como profissional: Avaí (2016), Lille (2017 e 2018 a 2020), Troyes (2017 e 2018), Dinamo Zagreb (2018) e Arsenal (desde 2020)
Títulos como profissional: Campeonato Croata 2017/18 e Copa da Croácia 2017/18