Desde a sua chegada, defensor uruguaio se tornou peça importante da equipe. Disputou 54 jogos e conquistou os títulos da Copa Libertadores, Campeonato Paulista e Recopa Sul-Americana
Joaquín Piquerez comemora, neste mês de agosto, um ano de Palmeiras. O lateral-esquerdo uruguaio já vestiu a camisa alviverde em 54 oportunidades e, a cada jogo que passa, se destaca, cada vez mais, como um dos principais jogadores da equipe, e nome de confiança do técnico Abel Ferreira.
“Fico muito feliz e honrado em completar esse primeiro ano aqui no Palmeiras e também por poder representar esse clube tão vitorioso. O tempo passada rápido e esse período foi bem especial. Desde os meus primeiros dias aqui, fui super bem tratado por todos e recebi bastante carinho dos palmeirenses, tanto na rua como nas redes sociais. Continuarei me dedicando muito para ajudar o time a seguir brigando por títulos e dando alegrias à nossa apaixonada e incomparável torcida”, enalteceu.
Piquerez chegou ao Palmeiras em agosto do ano passado, trazendo na bagagem boas passagens por Defensor Sporting, River Plate e Peñarol, todos do Uruguai. Sem dificuldades de adaptação, logo entrou para a história ao ser um dos destaques da reta final da campanha do título da Libertadores de 2021, com atuações decisivas nos duelos com o Atlético-MG, na semifinal, e diante do Flamengo, na decisão. E teve o privilégio de erguer a taça “dentro de casa”, no Estádio Centenário, em Montevidéu.
Em 2022, Piquerez segue mostrando o quanto é importante para a equipe, com desempenhos de alto nível, que ajudaram o clube a conquistar a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Paulista, além de estar na liderança do Brasileiro e na semifinal da Copa Libertadores.
No último fim de semana, ao realizar a jogada e cruzar a bola que Roni acabou desviando contra o próprio patrimônio, Piquerez teve participação fundamental na vitória de 1 a 0 sobre o arquirrival Corinthians, fora de casa, que fez com que o Verdão abrisse nove pontos na ponta da competição nacional. Agora, ele se prepara para mais um duelo importantíssimo, contra o atual vice-líder Flamengo, domingo (21), no Allianz Parque.
“Nosso elenco é muito maduro e profissional. Já conquistamos títulos importantes, mas seguimos cada vez mais motivados para brigarmos por mais campeonatos. Nesta temporada, já somos campeões do Paulista e da Recopa e seguimos firmes na Libertadores e no Brasileiro, duas competições super difíceis e que contam com adversários muito duros. Domingo, será mais uma partida bem complicada, contra um clube que, assim como nós, vem fazendo um grande trabalho ao longo dos últimos anos. A gente contará com a força da nossa torcida, que sempre nos apoia de maneira incondicional, e isso será importante para realizar um bom jogo e, se tudo der certo, sair com um bom resultado”, finalizou.
Titular em 48 dos 54 jogos que disputou pelo Palmeiras, Piquerez já marcou um gol e deu quatro assistências. Além disso, com ele, o aproveitamento é de 70,37% (34 vitórias, 12 empates e somente oito derrotas). Isso sem falar na baixa média de gols sofridos com ele em campo: 0,72 (39).
Dados de Piquerez pelo Palmeiras
54 jogos
48 jogos como titular
1 gol
4 assistências
34 vitórias
12 empates
8 derrotas
32 gols sofridos pelo time
93 gols feitos pelo time
70,37% de aproveitamento
0,59 de média de gols sofridos