Titular da seleção canarinha, arqueiro conquistou a Champions League e conseguiu números expressivos em sua primeira temporada pelo Liverpool

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Campeão da Champions League e goleiro menos vazado, com mais clean sheets (jogos sem levar gol) e vencedor da luva de ouro da Premier League, Alisson chegou ao final da sua primeira temporada pelo Liverpool com a moral elevada.

Comprado em julho de 2018 por 72,5 milhões de euros (cerca de R$ 320 milhões), na época, a maior transação entre jogadores da sua posição na história do futebol, o brasileiro se valorizou ainda mais, tanto é que foi apontado na última semana como o arqueiro mais caro do mundo pelo CIES (Centro Internacional do Estudo do Esporte), que leva em consideração fatores como idade, tempo de contrato, posição, presenças no time titular, gols sofridos, status na seleção, resultados, entre outros.

Alisson foi avaliado em 107,5 milhões de euros. No geral da análise, feita em cinco ligas da Europa (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), ele figura na 24ª posição. O companheiro de Seleção e rival na Inglaterra, Ederson, do Manchester City, aparece como o segundo goleiro mais valorizado (103 milhões de euros).

Em sua primeira temporada com a camisa do Liverpool, Alisson disputou 51 jogos. Destes, passou 27 sem tomar gol. Foram 38 vitórias, oito empates e apenas cinco derrotas.

Somente na Premier League foram 21 partidas sem sofrer gol, fato que o colocou como o primeiro brasileiro a ganhar a Golden Glove na competição. Além disso, o atleta superou o espanhol Pepe Reina e passou a ser o arqueiro com o maior número de Clean Sheets em uma mesma edição do Campeonato Inglês pelo Liverpool. O espanhol ostentava a marca de 20 jogos sem ser vazado, quando defendeu os Reds na temporada 2005/06.

A façanha de Alisson é tão impressionante que em toda a história da Premier League apenas um goleiro conseguiu passar mais do que 21 jogos sem sofrer gol no torneio. O recorde pertence a Petr Cech. Pelo Chelsea, o tcheco permaneceu 24 partidas sem ser vazado na temporada 2004/05. Já o holandês Edwin van der Sar também ficou 21 duelos invictos na edição 2008/09, pelo Manchester United.

Busca por mais um título pela Seleção
Antes de sair de férias e aproveitar ao lado de sua esposa Natália e da primogênita Helena o recém-nascido Matteo, segundo filho do casal, Alisson espera conquistar mais um título: a Copa América com a Seleção Brasileira.

Após estrear com triunfo por 3 a 0 sobre a Bolívia, na última sexta-feira (14), o Brasil enfrentará a Venezuela, nesta terça-feira (18), na Fonte Nova, em Salvador, podendo já garantir sua classificação antecipada às quartas de final em caso de vitória.

“Estou vivendo um momento especial na carreira e na minha vida pessoal. Consegui ajudar o Liverpool a conquistar a Champions, tive o privilégio de acompanhar o nascimento do meu segundo filho e agora tenho a oportunidade de disputar a Copa América no Brasil, diante da nossa torcida. Estreamos com uma boa vitória sobre a Bolívia e enfrentaremos a Venezuela na segunda rodada. O futebol venezuelano vem evoluindo nos últimos anos e conta com bons jogadores. Será uma partida complicada, mas nosso objetivo é vencer e encaminhar a classificação para a próxima fase”, declarou.

Pela Seleção Brasileira, Alisson já disputou 37 jogos, passou 25 sem tomar gol, foi vazado apenas 15 vezes (média de 0,4 por partida) e conquistou o Superclássico das Américas no ano passado. Ao todo, foram 27 vitórias, oito empates e somente duas derrotas.

Sob o comando de Tite, os números são ainda mais expressivos: 28 duelos, 22 sem ser vazado e apenas sete tentos sofridos (média de 0,25 por confronto). Foram 23 triunfos, quatro igualdades e somente um revés.

Confira os goleiros com maior valor de mercado de acordo com estudo do CIES
1) Alisson (Brasil/Liverpool) – 107,5 milhões de euros
2) Ederson (Brasil/Manchester City) – 103 milhões de euros
3) Ter Stegen (Alemanha/Barcelona) – 95,2 milhões de euros
4) Kepa (Espanha/Chelsea) – 87,2 milhões de euros