Dos três principais adversários do Verdão, o Peixe foi o clube que mais sofreu gols do meia-atacante (4)
(Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)
Separados apenas pelo saldo de gols, Palmeiras e Santos lideram o Campeonato Brasileiro e duelam, neste sábado (18), às 19h (de Brasília), no Pacaembu, pela quinta rodada da competição nacional. Para vencer o rival, o técnico Luiz Felipe Scolari tem como uma de suas armas a presença do meia-atacante Dudu, maior goleador do elenco alviverde em clássicos, com nove gols em 45 partidas, além de 11 assistências.
Dos três principais rivais do Verdão, aliás, o Santos é a maior vítima do camisa 7. Contra o Peixe, o jogador já marcou quatro gols e deu quatro assistências em 17 partidas. O Guerreiro do Verdão também já balançou as redes três vezes contra o São Paulo e duas diante do Corinthians.
Antes de mais um Clássico da Saudade, Dudu falou sobre o duelo e relembrou que o rival lhe traz boas recordações. “Jogar contra o Santos sempre é especial. No início da minha história no Palmeiras, fiz dois gols contra eles na final da Copa do Brasil e sempre lembro daquele dia com carinho. A equipe deles está fazendo uma boa temporada e tenho certeza de que será uma partida bem equilibrada. Os dois times vivem ótimos momentos, são primeiros no Brasileiro e quem for ao estádio verá um grande jogo. A gente respeita o Santos, mas jogaremos diante da nossa torcida e nosso objetivo é vencer e continuar na liderança”, afirmou.
Segundo atleta do Verdão com mais participações diretas em gol em 2019
Um dos líderes do elenco e ídolo da torcida, Dudu vem mantendo o bom desempenho na atual temporada. Com três gols e seis assistências (9), o camisa 7 é o segundo jogador do elenco com mais participações diretas em tentos no ano, atrás apenas de Gustavo Scarpa, que balançou as redes sete vezes e deu três passes decisivos (10).
Líder em assistências do Palmeiras no Brasileirão
Presente em três dos quatro jogos do Verdão na atual edição do Brasileirão, Dudu já deu duas assistências, fato que o coloca na liderança do quesito ao lado de Marcos Rocha. O camisa 7 serviu Deyverson na vitória sobre o Internacional e Bruno Henrique no triunfo contra o Atlético-MG na última rodada.
Jogador mais assíduo em 2019
Dudu também é o jogador que mais vezes atuou nesta temporada. O meia-atacante esteve em campo em 23 dos 26 jogos do Verdão no ano. Sempre como titular.
Maior artilheiro do Século XXI e top 40 em toda a história
Com 58 gols marcados pelo Palmeiras, Dudu já é o maior artilheiro do Palmeiras no Século XXI. Em toda a história, o Guerreiro do Verdão ocupa a 40ª posição, empatado com o atacante Gino Imparato e o ponta-esquerda Rinaldo. O líder da lista é Heitor Marcelino Domingues, com 317 tentos.
Subindo em ranking dos que mais jogaram pelo Verdão
Dudu também segue ganhando posições no ranking dos atletas com mais jogos pelo clube. Neste sábado, o camisa 7 entrará em campo pelo Palmeiras pela 252ª vez e irá igualar Márcio Araújo, sendo o 47º com mais partidas pelo Verdão.
Caso faça o mesmo número de jogos que realizou no ano passado pela equipe (66), Dudu poderá terminar 2019 na 34ª posição. Ademir da Guia é quem lidera o ranking, com 902 jogos.
No atual elenco, o camisa 7 é o segundo jogador com mais atuações, atrás apenas do goleiro Fernando Prass, que já entrou em campo 270 vezes.
Números gerais
No Palmeiras desde 2015, Dudu já disputou 251 jogos, marcou 58 gols, deu 63 assistências e conquistou três títulos, sendo protagonista em todos: Copa do Brasil de 2015 e Brasileirão de 2016 e 2018.
Retrospecto de Dudu contra o Santos
17 jogos
4 gols
4 assistências
7 vitórias
3 empates
7 derrotas
Retrospecto de Dudu em clássicos
45 jogos
9 gols
11 assistências
21 vitórias
7 empates
17 derrotas
Artilheiros do atual elenco em clássicos
1º – Dudu (9 gols)*
2º – Willian (6 gols)
*quatro gols contra o Santos, três no São Paulo e dois sobre o Corinthians
Números gerais pelo Palmeiras
251 jogos
58 gols
63 assistências