Lateral-esquerdo do Porto esteve presente em todas as três listas do técnico Dorival Júnior
O grande ano vivido pelo lateral-esquerdo Wendell segue o mantendo em alta com o técnico Dorival Júnior. Prova disso é a convocação do jogador do Porto para defender a Seleção Brasileira nos jogos contra Equador e Paraguai, nos dias 6 e 10 de setembro, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Os duelos da sétima e oitava rodada acontecerão no Couto Pereira, em Curitiba, e no Defensores del Chaco, em Assunção.
”Eu e minha família estávamos reunidos e todos nós ficamos muito felizes. Foi mais um momento maravilhoso. Era como se eu tivesse sido convocado pela primeira vez”, vibrou.
”Estamos no ciclo importante para a Copa do Mundo e precisamos fazer uma campeonato de recuperação. O nosso grupo está muito focado, motivado e preparado para levar o Brasil para mais um mundial”, disse o lateral.
Essa é a quarta convocação de Wendell para a seleção principal. O jogador, aliás, esteve presente nas três listas divulgadas desde a chegada de Dorival, a última delas para amistosos e a disputa da Copa América, entre junho e julho deste ano. Antes, em 2016, ele havia feito parte do elenco de Tite nas partidas jogos contra Bolívia e Venezuela, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
Por diversas vezes, Wendell também esteve presente nas equipes de base da seleção e participou de todo o ciclo olímpico para a edição de 2016, no Rio de Janeiro, mas acabou ficando de fora do torneio por conta de uma lesão no tornozelo, semanas antes da chamada final para o torneio.
Destaque do Porto
Com grandes atuações, Wendell vem de uma grande temporada pelo Dragão, onde atuou 36 vezes, com três assistências e quatro gols, fato que torna a última temporada a mais artilheira da carreira do atleta.
Ao todo, pelos Dragões, o brasileiro já disputou 107 duelos, balançou as redes sete vezes, deu nove passes para gol e conquistou seis títulos: Primeira Liga (2021/22), Taça de Portugal (2021/22 e 2022/23 e 2023/24), Taça da Liga (2022/23) e Supertaça de Portugal (2022).
Wendell vem sendo elogiado pela imprensa portuguesa e internacional por sua evolução defensiva e, principalmente, a participação ofensiva, aparecendo bastante na construção das jogadas e em finalizações.
Na história do Bayer Leverkusen
Antes do Porto, Wendell defendeu o Bayer Leverkusen-ALE, entre 2014 e 2021. Sempre titular, disputou 250 partidas. Número suficiente para o colocar como o brasileiro com mais atuações pela equipe alemã e o segundo estrangeiro recordista no quesito, atrás somente de Lukáš Hrádecký (252).
Além disso, no ranking geral, Wendell é o 19º atleta que mais vezes vestiu a camisa do Leverkusen. Nesse período, fez oito gols e deu 15 assistências.
Primeiros anos como profissional
Wendell iniciou a sua trajetória profissional no Iraty, em 2011. No ano seguinte, defendeu o Londrina e suas boas atuações o levaram ao Paraná, por empréstimo. Em 2013, retornou ao Londrina, mas não por muito tempo. Continuou em franca evolução e foi contratado pelo Grêmio.
Pelo Tricolor gaúcho, o lateral manteve o ótimo nível nas duas temporadas em que defendeu o clube e suas belas exibições fizeram com que o Bayer Leverkusen o contratasse, em 2014.