Atacante brasileiro, que brilhou por vários clubes no exterior, entrou no intervalo e fez o tento da virada de 2 a 1 sobre o Genclerbirligi na abertura da segunda divisão da competição nacional
Logo em sua estreia pelo Kocaelispor, o centroavante Markão já mostrou que tem tudo para repetir em mais um clube o sucesso e a fama de goleador que adquiriu ao longo da sua carreira. No sábado (10), o brasileiro entrou no intervalo e mudou a partida de abertura da segunda divisão do Campeonato Turco, participando da jogada do gol de empate anotado por Baris Alici e fazendo o tento da vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Genclerbirligi, em casa, em belo chute que ainda acertou a trave antes de morrer no fundo das redes.
Após o apito final, o brasileiro, ovacionado pela torcida, vibrou com o gol e o resultado positivo. “Feliz demais pelo gol e pelo resultado. Fui muito bem recebido por todos no clube, dos funcionários aos jogadores e a comissão técnica. Isso sem falar na nossa torcida fanática. Iniciar minha história aqui, fazendo o que mais estou acostumado, que é colocar a bola para dentro da rede, me dá confiança de que será uma temporada muito positiva para mim e para o Kocaelispor”, disse.
“Vou trabalhar bastante para que, junto com todos os meus companheiros, possamos atingir os objetivos traçados pelo clube. Espero que tenha sido o primeiro gol e a primeira vitória de muitas ainda que virão pela frente”, completou.
Markão chegou ao Kocaelispor no mês passado por empréstimo do Al-Ahli, da Arábia Saudita. Na última temporada, o jogador defendeu o Karagumruk, também da Turquia, em 14 partidas, marcando sete gols e dando uma assistência
Na história do Wuhan Three Towns e do futebol chinês
Antes de atuar no futebol turco, Markão brilhou no continente asiático. No Wuhan Three Towns, clube onde é ídolo, foram duas passagens. Na primeira delas, fez história, marcando nada menos que 27 gols em 26 partidas durante o ano de 2022, média superior a um tento por duelo. E ainda com direito a um poker-trick e um hat-trick. Também tiveram duas assistências, totalizando 29 participações diretas nos 1664 minutos em que esteve em campo pelo Wuhan Three Towns, ou seja, uma a cada 57,3 minutos.
Todo esse bom desempenho foi fundamental para que os Dragões escrevessem história, justamente no momento mais difícil do país. Fundado em 2016 e tendo se profissionalizado apenas em 2019, o clube, sediado na cidade onde surgiu a pandemia do Covid-19 para o mundo, teve um crescimento absurdo. Foi campeão da terceira divisão, em 2020, da Série B, no ano seguinte, já com o camisa 13 como destaque, e, em 2022, da principal competição da China.
No total, somando suas duas passagens pelo Wuhan Three Towns, Markão disputou, 55 jogos, balançou as redes 43 vezes e deu cinco assistências. Antes, defendeu o Hebei Fortune, onde atuou ao lado dos argentinos Mascherano e Lavezzi, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 partidas, e o terceiro maior goleador do Chinês, em 2020, com 11 tentos, em 17 duelos.
Na China, Markão marcou impressionantes 66 gols em 102 jogos e deu mais 12 assistências. Foram 78 participações diretas, uma média de uma a cada 1,30 partida.
Números incríveis também na Coreia do Sul
Antes de atuar na China, Markão brilhou no Gyeongnam, da Coreia do Sul. Em 2017, foi o artilheiro e melhor jogador da divisão de acesso, com 22 gols em 32 partidas. Na temporada seguinte, com mais 26 bolas na rede em 31 duelos, não só foi o maior goleador e melhor jogador do Campeonato Sul-Coreano como comandou o Gyeongnam na campanha do vice-campeonato nacional.
Revelado pelo Ituano, onde foi campeão Paulista de 2014, Markão atuou no primeiro semestre de 2023 no Al-Ahli, com quem tem contrato até junho de 2025. Por lá, disputou 10 embates e fez um gol.