Atacante encerra carreira de sucesso no seu país e no exterior, com inúmeras conquistas coletiva e individuais e quase 200 gols marcados em jogos oficiais

Aloisio, “Boi Bandido”, Luo Guofu… Várias são as maneiras com que Aloísio dos Santos Gonçalves ficou conhecido no mundo do futebol. Não foi só pelo seu nome, porém, que o atacante ganhou reconhecimento. Também por seu estilo raçudo em campo, a qualidade com a bola nos pés e a sua marcante voadora, comemoração feita em grande parte dos quase 194 gols que fez na carreira. Nesta semana, aos 36 anos, através de vídeo publicado em suas redes sociais, o atacante anunciou oficialmente sua aposentadoria dos gramados.

“A mensagem no final resume tudo, este vídeo é meu último gol pra vocês. Obrigado futebol. Muito obrigado a cada pessoa que, de alguma maneira, me ajudou a alcançar os meus objetivos. Sem a ajuda de vocês, nada disso seria possível. Obrigado!”, escreveu na legenda Aloisio, que disputou seu último jogo em 2023 pelo América-MG.

Bons números desde o início da carreira
No vídeo, produzido para o anúncio do fim da carreira, Aloisio relembra sua trajetória. Natural de Araranguá, município de Santa Catarina, o jogador foi revelado pelo Grêmio. No clube gaúcho, disputou 14 jogos, entre 2006 e 2007, até ser negociado por empréstimo com o FC Chiasso, da Suíça. Sua primeira experiência no exterior foi positiva: marcou 15 gols em 27 partidas.

Em 2010, de volta ao futebol brasileiro, passou por Caxias e Chapecoense, onde foi campeão catarinense, antes de chegar ao Figueirense. No Alvinegro, teve ótima passagem, especialmente em 2012, quando marcou 28 gols em 49 jogos, despertando a atenção do São Paulo.

No Tricolor, Aloisio viveu ótima temporada, em 2013, balançando as redes 22 vezes em 71 jogos. No final daquele ano, ainda foi considerado o principal jogador do elenco e ganhou uma camisa, elaborada pelo marketing do clube, em alusão à sua garra e famosa comemoração de gol: voadora na bandeirinha do escanteio.

Trajetória de sucesso na China
O primeiro clube de Aloisio na China foi o Shandong Luneng, onde disputou 85 jogos oficiais, marcou 41 gols e deu 11 assistências. Em dois anos e meio na equipe, faturou os títulos da Copa da China (2014), sendo o maior goleador da competição, com quatro tentos, e da Supercopa da China (2015). Além dos troféus, ele foi o artilheiro do Campeonato Chinês de 2015, com 22 gols em 28 partidas.

Após se destacar, Aloisio foi comprado pelo Hebei Fortune, no meio de 2016, onde fez uma bela parceria com o argentino Ezequiel Lavezzi. Foram 20 gols em 37 atuações, até o fim de 2017, quando foi negociado com o Guangdong Southern Tigers.

Contratado para ser a principal estrela dos Tigres, o Boi Bandido não decepcionou. Em duas temporadas, atuou em 52 jogos, balançou as redes 24 vezes e deu 17 assistências, o que resultou em 41 participações diretas, quase uma por atuação.

Nas duas temporadas seguintes, o atacante defendeu o Guangzhou Evergrande. Devido à pandemia do coronavírus, no entanto, foram apenas 18 partidas disputadas, com quatro tentos e uma assistência.

Ao todo, em oito temporadas, Aloisio disputou 192 jogos oficiais por clubes chineses. Com 89 gols e mais 30 assistências, deixou o país asiático com a incrível média de uma participação direta em tento a cada 1,61 jogo.

Seleção chinesa: Aloisio vira Luo Guofu
A disposição em campo, profissionalismo e o faro de gol mostrados ao longo do período em que esteve na China chamaram a atenção da comissão técnica da seleção chinesa, fazendo com que o jogador se naturalizasse e fosse convocado algumas vezes para representar o país asiático.

Luo Guofu, como passou a ser chamado, se tornou o segundo brasileiro e terceiro estrangeiro a defender a equipe nacional na história, seguindo o caminho do inglês Nico Yennaris, conhecido agora como Li Ke, e Elkeson, chamado de Ai Kesen.

Ao todo, disputou cinco jogos das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo do Catar, com direito a um gol marcado, na partida contra a Arábia Saudita.

Goleador também no América-MG
Assim como havia feito por todos os clubes pelos quais passou, Aloisio também conquistou o torcedor do Coelho por sua disposição em campo, somada ao faro de gol e à capacidade de servir seus companheiros.

Ao todo, pelo clube mineiro, disputou 60 jogos, marcou 16 gols e deu seis assistências.