Antes de se apresentar à Seleção, lateral fechou sua terceira temporada pelos Dragões com mais uma grande atuação, na vitória de 2 a 1 sobre o arquirrival Sporting

Convocado pelo técnico Dorival Júnior para defender a Seleção Brasileira, na Copa América deste ano, o lateral-esquerdo Wendell faturou mais um título em Portugal. No último domingo (26), o jogador atuou durante os 120 minutos (90 do tempo regulamentar e 30 da prorrogação – sem contar os acréscimos), na vitória de 2 a 1 sobre o Sporting, de virada, pela decisão da Taça de Portugal, no Estádio Nacional. Foi o terceiro troféu da competição vencido pelo atleta, o sexto com a camisa do clube europeu. Os gols dos Dragões foram de Evanilson e Mehdi Taremi, enquanto Jerry St. Juste marcou o único dos Leões.

Desde que chegou ao Porto, Wendell venceu as três Taças de Portugal que disputou, ajudou o time a chegar a 20 conquistas do torneio e a se isolar, ainda mais, como o segundo maior vencedor da competição, atrás apenas do Benfica, que já levantou 26 troféus.

Vivendo grande fase, o brasileiro foi um dos destaques da equipe não somente na final, mas em toda a campanha. Teve ótimas atuações nas cinco das sete partidas que disputou e ainda contribuiu com uma assistência, na goleada de 4 a 0 sobre o Estoril, nas oitavas de final. Durante a Taça de Portugal, o time sofreu apenas três gols.

“É mais um momento muito especial e inesquecível aqui em Portugal. Estou super feliz por conquistar mais um título aqui no Porto. Nós fizemos uma temporada muito boa, mas, infelizmente, acabamos perdendo pontos importantes na Liga e deixamos nossos rivais se distanciarem. A gente merecia vencer um trofeu e todo mundo está de parabéns. Sabíamos que seria um jogo bem duro, contra um adversário muito bom, que foi campeão da Liga e que queria ganhar a Taça em cima de nós. Começamos perdendo, mas mantivemos a organização e com a expulsão do jogador deles conseguimos pressionar do começo ao fim e acredito que a vitória foi justa pelo o que o jogo apresentou”, ressaltou.

Wendell termina 2023/24 com 36 jogos pelo Porto. Foram sete participações diretas em gol, sendo três assistências e quatro bolas na rede, fato que torna essa a temporada mais artilheira da sua carreira. Ao todo, pelos Dragões, o atleta já disputou 107 duelos, balançou as redes sete vezes, deu nove passes para gol e conquistou seis títulos: Primeira Liga (2021/22), Taça de Portugal (2021/22 e 2022/23 e 2023/24), Taça da Liga (2022/23) e Supertaça de Portugal (2022).

Aos 30 anos, o brasileiro viu a sua ótima fase ser recompensada. Depois de voltar a ser convocado para defender a Seleção Brasileira e ser titular na vitória sobre a Inglaterra (1×0) e no empate com a Espanha (3×3), no início deste ano, agora, Wendell disputará a Copa América, entre os dias 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos. Antes, também enfrentará México e Estados Unidos, nos amistosos dos dias 8 e 12 de junho, respectivamente.

“Ontem e hoje vou comemorando bastante com os amigos e com a família, mas, a partir de amanhã, já será hora de descansar e focar no Brasil. Nesta semana, me apresentarei à comissão técnica da Seleção para iniciar a preparação para os amistosos e para a Copa América. Tive o privilégio de participar dos jogos contra Inglaterra e Espanha e nosso grupo está muito motivado e compenetrado para brigarmos pelo título dessa competição tão importante para todos nós”, finalizou.

Essa será a terceira vez que Wendell irá defender o time principal do Brasil. Além dos amistosos de março, também havia feito parte do elenco nos jogos contra Bolívia e Venezuela, em 2016, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia de 2018. Por diversas vezes, o lateral também esteve presente nas equipes de base da seleção e participou de todo o ciclo olímpico para a edição de 2016, no Rio de Janeiro, mas acabou ficando de fora do torneio por conta de uma lesão no tornozelo.