Revelado pelo Cruzeiro-RS, centroavante já foi vice-artilheiro e eleito para a seleção do Brasileirão de 2022. Também viveu experiências no futebol português, mexicano e japonês
O atacante Pedro Raul, de 27 anos, é o mais novo cliente da Triple Comunicação. O jogador do Corinthians definiu a contratação da empresa nos últimos dias. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.
Do Futebol de 7 para os gramados
Nascido e criado em Porto Alegre, Pedro Raul sempre foi apaixonado por futebol. A trajetória do garoto, filho de pais comerciantes, nos gramados, contudo, começou um pouco mais tarde do que a maioria dos colegas de profissão. Os primeiros chutes na bola aconteceram no Ipanema Futebol 7, ao lado do amigo Léo Ortiz, hoje, no Flamengo.
A transição do Society para os gramados naturais só foi acontecer anos mais tarde, na escolinha do Grêmio. Naquela época, aliás, Pedro Raul ainda não era centroavante, mas, sim, meia. Foi na adolescência, no entanto, que, depois de adquirir bastante estatura, o jovem, atualmente, com 1.93m, passou a atuar como camisa 9.
As coisas, porém, pareciam que não dariam certo. Após deixar o Grêmio, Pedro Raul se afastou do futebol por um período para focar nos estudos. O desejo de viver do futebol, entretanto, voltou a falar mais alto. E o garoto retornou aos treinos.
Naquela época, o atleta já sabia que a prioridade era ser atacante, estar perto do gol adversário e balançar as redes. Não à toa, sua grande inspiração e referência já era o polonês Robert Lewandowski. Após batalhar e buscar novas oportunidades, a nova chance foi dada no São José. E não desperdiçou.
Por lá, foi artilheiro do Gauchão Sub-20. Na temporada seguinte, partiu para o Cruzeiro, também de Porto Alegre, onde, depois de um breve empréstimo ao Aimoré para a disputa da Super Copa Gaúcha de 2016, voltou a ser o maior goleador do principal torneio da categoria do Rio Grande do Sul.
Dois jogos no profissional e “faculdade da bola” em Portugal
Depois de apenas duas temporadas completas na base, em 2017, Pedro Raul foi integrado ao time profissional do Cruzeiro. Participou somente de dois jogos do Campeonato Gaúcho e logo acabou se transferindo para o Vitória de Guimarães, de Portugal.
A primeira experiência no exterior serviu de grande aprendizado. Tanto no sentido pessoal, pois deixou de viver com os pais e passou a morar sozinho pra ganhar maturidade, como no profissional, em relação às questões táticas, disciplinares e técnicas. Esse período, aliás, é visto pelo próprio atleta como uma verdadeira “faculdade do futebol”.
Naquela época, Pedro Raul também aproveitou para iniciar o curso de inglês, mesmo morando em um país onde o idioma oficial era o português. Aquelas aulas, inclusive, o ajudariam mais tarde, principalmente, no período em que morou no Japão. Ainda no Vitória de Guimarães, o jogador ganhou o apoio e amizade do então companheiro de clube, Raphinha, hoje, no Barcelona, e de seus familiares, que o ajudaram nos primeiros meses de adaptação.
Em campo, o atacante atuou pela equipe B do Vitória de Guimarães. Em um ano e quatro meses, fez 24 jogos e marcou quatro gols. Até que veio o desejo de retornar ao seu país, atendido com um empréstimo ao Atlético-GO.
Título, acesso, ótimas atuações pelo Dragão e bons números no Botafogo
A primeira temporada completa como jogador profissional no Brasil foi bastante positiva para Pedro Raul. O centroavante logo ganhou a titularidade e ajudou o Atlético GO a conquistar o Campeonato Goiano de 2019 e o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.
Ao todo, marcou 14 gols e deu duas assistências em 47 partidas disputadas com a camisa do Dragão. A partir daí, o mercado abriu para o jogador, que, para 2020, acertou com o Botafogo.
No Glorioso, Pedro Raul alcançou o status de destaque do time e terminou a temporada como artilheiro do elenco, com 12 tentos em 39 atuações, além de duas assistências. Os bons números, contudo, não foram suficientes para evitar a queda do time para a Série B.
Precisando de dinheiro em caixa, o Botafogo vendeu o brasileiro para o Kashiwa Reysol, do Japão.
Experiências no Japão e México
A passagem pelo futebol japonês não foi fácil. Embora tenha gostado muito do país e da cultura local, Pedro Raul sofreu com as restrições impostas pelo período da pandemia. Logo ao desembarcar no continente asiático, precisou ficar duas semanas trancado em um hotel para cumprir as regras de quarentena. Depois, no início da sua passagem pelo Kashiwa Reysol, sofreu uma luxação no ombro e precisou ficar mais dois meses longe dos gramados.
Sem poder contar com o seu estafe pessoal e o apoio de familiares, já que o país ainda exigia os protocolos de saúde por causa do coronavirus, a solidão falou mais alto. O brasileiro, então, passou por momentos complicados.
Após os Jogos Olímpicos de Tóquio, Pedro Raul retornou aos gramados. Fez algumas boas partidas, mas logo a pandemia parou novamente com as atividades esportivas. Na sequência, tentou voltar ao Brasil, depois de receber uma oferta vantajosa do Atlético Mineiro, mas o clube não o liberou.
Com dificuldades de adaptação, por conta de tudo o que estava vivendo, conseguiu se transferir ao Juárez, do México, por empréstimo. E saiu do Kashima após 11 jogos, três gols e três assistências, média superior a uma participação direta em gol a cada duas partidas.
Sob o comando de Tuca Ferretti, Pedro Raul reencontrou a alegria de jogar futebol. O período no clube foi bem curto, com apenas sete duelos disputados, dois gols marcados e uma assistência. Mas foi suficiente para o centroavante crescer profissionalmente.
Melhor ano da carreira no Goiás
Em 2022, o centroavante foi emprestado pelo Kashiwa Reysol para o Goiás. Titular absoluto do time, foi um dos grandes destaques da equipe, terminando o ano como vice-artilheiro do Brasileirão, com 19 gols, e ainda entrou para a seleção da competição nacional.
Pelo Esmeraldino, o goleador atuou em 50 partidas, marcou 26 gols e anotou duas assistências.
Passagens por Vasco e Toluca antes de acerto com o Corinthians
Pedro Raul iniciou a última temporada no Vasco da Gama. No clube carioca, fez nove gols e deu três passes decisivos em 25 duelos. Após o bom início no Rio de Janeiro, viu com bons olhos a oportunidade de retornar ao México, dessa vez, para defender o Toluca.
No novo clube mexicano, Pedro Raul marcou quatro gols e deu uma assistência em 19 atuações.
Em fevereiro de 2024, acertou contrato com o Corinthians até o fim de 2028. Desde então, fez 14 jogos, seis deles como titular, e marcou três gols.
Paixão por futebol até nas folgas e fã de churrasco
Pedro Raul é daquele tipo de jogador que gosta de assistir aos jogos até nos momentos livres. Não só partidas do futebol brasileiro e internacional, mas, também, vídeos para estudar questões táticas e movimentos de outros atacantes referências.
Como um bom gaúcho, o centroavante, claro, gosta de reunir os amigos e a família nas folgas para comer um ótimo “assado”.
Pedro Raul chega para se unir ao time da Triple Comunicação. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.
Perfil
Nome completo: Pedro Raul Garay da Silva
Posição: Atacante
Nascimento: 05/11/1996 (27 anos)
Naturalidade: Porto Alegre-RS
Altura: 1,93m
Instagram: @pedroraulgaray
Clubes: Cruzeiro-RS (2017), Vitória de Guimarães-POR (2017 e 2018), Atlético-GO (2019), Botafogo (2020), Kashiwa Reysol-JAP (2021), FC Juárez-MEX (2021), Goiás (2022), Vasco (2023), Toluca (2023) e Corinthians (desde 2024)
Títulos como profissional: Campeonato Goiano (2019)
Prêmios individuais: Seleção do Brasileirão (2022)