Autor do segundo tento no triunfo de 3 a 1 sobre o Fortuna Sittard, defensor brasileiro também projetou importante duelo com o Lens, pela Champions

Um dos líderes do elenco e responsável pelo excelente início de temporada do PSV, o zagueiro André Ramalho brilhou, no último final de semana, ao marcar o segundo gol da vitória da equipe sobre o Fortuna Sittard, por 3 a 1, em casa, pela nona rodada do Campeonato Holandês. O resultado manteve o PSV com 100% de aproveitamento e na liderança da competição, com dois pontos de vantagem sobre o vice-líder AZ Alkmaar. Se comparar com as principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Portugal), inclusive, nenhuma outra equipe apresenta o mesmo desempenho dos Camponeses.

Outro dado importante é que a nona vitória consecutiva, nas primeiras nove rodadas do Campeonato Holandês, faz com que o time de André Ramalho iguale a marca da campanha do clube na temporada 2018/19. Naquele ano, aliás, a equipe chegou a obter 13 triunfos em sequência, mas, no final, perdeu o título para o rival Ajax, que, hoje. é o penúltimo colocado na tabela de classificação.

O gol de André Ramalho saiu aos 10 minutos da etapa final, em cabeçada firme e certeira, após cobrança de escanteio. Guus Til e Johan Bakayoko fizeram os outros tentos do time de Eindhoven, enquanto Kaj Sierhuis, de pênalti, descontou para os visitantes, que caem para a 12ª colocação.

“Individualmente e coletivamente, tem sido um grande início de temporada, principalmente no Holandês, onde estamos com nove vitórias em nove jogos. A minha principal função, como zagueiro, é ajudar o time lá atrás, mas é claro que eu me cobro também para fazer gols. Graças a Deus, saiu. Foi importante para mais uma vitória e fico muito feliz por seguir contribuindo para a ótima campanha do time. Conquistamos mais três pontos importantes e seguimos isolados na ponta. Temos que continuar assim e não afrouxar porque temos um objetivo e vamos em busca desse título”, afirmou o brasileiro.

Além da liderança e 100% de aproveitamento no Holandês, o PSV ostenta a melhor defesa da competição, com apenas três gols sofridos. “É o que eu sempre falo. Claro que ter um ótimo ataque é fundamental, mas se a gente quer ser campeão, se a gente quer brigar por todos os títulos que disputarmos, precisamos ter uma equipe bem compacta, sólida, e que sofra poucos gols. Até o momento, estamos muito bem. Foram apenas três em nove jogos e todo mundo está de parabéns. Se continuarmos com essa pegada, essa união e seriedade, podemos brigar pelo título”, analisou o brasileiro.

O próximo jogo do PSV pelo Campeonato Holandês é o clássico contra o Ajax, no dia 29 de outubro. Antes, porém, já nesta terça-feira (24), a equipe entra em campo para encarar o Lens, fora de casa, pela terceira rodada da fase de grupos da Champions League. Com um ponto somado, o time holandês busca o seu primeiro triunfo na Chave B, exatamente, contra o líder do grupo: os franceses já conquistaram quatro.

“Na Champions League não tem jogo fácil, né? Na última rodada, nós fizemos uma boa partida contra o Sevilla, que é o atual campeão e o maior vencedor do torneio, mas não conseguimos sair com a vitória. Amanhã, já teremos mais um jogo duríssimo, contra o Lens, que está na liderança do grupo. Eles derrotaram o Arsenal, em casa, e empataram com o Sevilla, fora. Isso já demonstra a qualidade do time e a gente sabe que será complicado, mas iremos para a França com o objetivo de vencer a partida”, projetou o zagueiro.

Vivendo sua terceira temporada no PSV, André Ramalho já disputou 98 jogos, marcou quatro gols, deu quatro assistências e conquistou cinco títulos: duas Copas da Holanda (2022 e 2023) e três Supercopas Nacionais (2021, 2022 e 2023).

Na Europa, o brasileiro já levantou 16 taças de campeão, somando as 11 que ganhou no Red Bull Salzburg. Foram seis títulos da Bundesliga (2013/14, 2014/15, 2017/18, 2018/19, 2019/20 e 2020/21) e mais cinco da Copa da Áustria (2013/14, 2014/15, 2018/19, 2019/20, 2020/21).