Contratado no início do ano, jogador vem sendo um dos principais destaques da boa temporada do Tricolor
O goleiro Rafael, de 34 anos, é o mais novo cliente da Triple Comunicação. O jogador do São Paulo definiu a contratação da empresa nos últimos dias. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.
Temporada de destaque no São Paulo
Vivendo sua primeira temporada como jogador do São Paulo, Rafael vem se destacando como peça importante do bom ano da equipe, que é finalista da Copa do Brasil e está nas quartas de final da Copa Sul-Americana.
O goleiro chegou ao Tricolor e, logo de cara, deu fim ao rodízio na posição, que existia desde a saída de Tiago Volpi. A regularidade, segurança debaixo das traves e as grandes defesas em momentos importantes tornaram Rafael titular absoluto. Mais do que isso, levaram o time a esquecer os momentos turbulentos e acabar com a desconfiança da torcida em relação à posição, que existia desde a aposentadoria de Rogério Ceni, ídolo e um dos maiores atletas da história do clube.
Rafael, inclusive, é o goleiro com os melhores números, desde o fim da era Ceni no Morumbi. Com 46 jogos disputados, o atleta, que já bateu seu recorde pessoal na carreira de mais partidas em uma mesma temporada, sofreu 35 gols. Assim, tem uma média de 0,76 gol por duelo. Além disso, em quase metade desses confrontos, saiu de campo sem ser vazado: 22.
Além disso, também já teve alguns momentos de herói, como no duelo com o Sport, quando pegou a cobrança de pênalti e levou o São Paulo às quartas de final da Copa do Brasil.
Apoio da família para realizar o sonho de criança
Rafael, como a maioria das crianças, sempre teve a bola como objeto inseparável e nutria o desejo de ser jogador de futebol. Para isso, sempre contou com o apoio irrestrito dos pais, mas com uma condição: desde que não largasse os estudos.
Aos 13 anos, o garoto recebeu o convite para integrar as categorias de base do Cruzeiro. Assim, se despediu dos pais Eloizio e Denise e dos irmãos Paulo, Fillipe e Gustavo, que seguiram em Coronel Fabriciano, Região Metropolitana do Vale do Aço, sua cidade natal, para morar na Toca da Raposa.
O time celeste, inclusive, já havia tentado levar Rafael um ano antes, mas seus pais preferiram aguardar o menino amadurecer, pelo menos, mais um tempo e só o liberaram mediante a condição de que ele seguisse com os estudos em Belo Horizonte.
Destaque na base e no time principal do Cruzeiro
No período em que esteve nas categorias de base da Raposa, Rafael se destacou bastante enquanto era lapidado para chegar ao profissional. Em 2007, então com 18 anos, foi um dos protagonistas da única Copa São Paulo de Futebol Júnior conquistada pelo Cruzeiro. Na vitoriosa campanha, aliás, defendeu o pênalti cobrado por Bruno César e a Raposa venceu o São Paulo na decisão. No mesmo ano, ainda foi campeão do Brasileiro Sub-20.
Na temporada seguinte, veio a promoção ao time principal, sob o comando do então treinador Adilson Batista, enquanto ainda era convocado para defender a Seleção Brasileira de base, onde conquistou o Campeonato Sul-Americano Sub-20, na Venezuela, e foi vice-campeão da Copa do Mundo Sub-20, no Egito, em 2009.
Ao todo, foram 12 temporadas disputadas por Rafael na equipe principal do Cruzeiro, com 112 partidas realizadas, 103 gols sofridos (média de 0,91 por jogo) e 10 títulos conquistados: seis mineiros (2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019), dois Brasileiros (2013 e 2014) e duas Copas do Brasil (2017 e 2018).
Nesse período, o goleiro viveu momentos marcantes e mostrou muita competência, sempre que precisou substituir o ídolo Fábio, como na goleada de 6 a 1 sobre o Atlético-MG, na última rodada do Brasileirão de 2011, que salvou a equipe do rebaixamento, e durante o segundo semestre de 2016 até o meio de 2017, período em que o arqueiro titular estava afastado dos gramados por conta de uma grave lesão no joelho.
Em 2017, inclusive, Rafael ganhou o troféu Globo Minas de melhor goleiro do Campeonato Mineiro. Dois anos depois, ele voltaria a ser premiado, agora, pela defesa mais bonita do torneio, na vitória sobre a Tombense, quando pegou pênalti e o rebote, na sequência.
Colecionador de taças também no Atlético Mineiro
Em 2020, Rafael se transferiu para o Atlético-MG e seguiu empilhando troféus. Com apenas cinco meses de clube, foi titular na campanha do título mineiro, competição que conquistaria também em 2021 e 2022.
Pelo Galo, Rafael ainda foi campeão do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, em 2021, além da Supercopa do Brasil de 2022, seu 16º título como jogador profissional.
Ao todo, foram 31 partidas disputadas, 21 gols sofridos e 16 duelos sem ser vazado.
Fã de esportes radicais e apaixonado por aviação
Fora das quatro linhas, Rafael sempre foi apaixonado por esportes radicais, segundo ele, para elevar a adrenalina. O jogador gosta de mergulho, aeromodelismo, altura, salto e, inclusive, já até pulou de paraquedas com a esposa Bruna, em Dubai.
Seu maior hobbie, porém, é a aviação, fato que o levou a convencer a companheira a ter no meio da sala de sua casa um simulador de um Boeing 737-800, onde brinca nos momentos mais tranquilos. O tempo se divertindo como piloto, porém, diminuíram bastante por causa do nascimento de sua primeira filha, a pequena Clara, em abril deste ano.
Rafael, que já esteve em processo para tirar a licença PP (Piloto Privado), se apaixonou por aviões ainda criança e potencializou essa paixão na adolescência, quando teve a oportunidade de pegar um voo pela primeira vez, quando tinha entre 14 e 15 anos.
Pesca e violão para relaxar
Quando procura um pouco de calmaria, Rafael gosta de pescar. Desde os tempos em que vivia em Belo Horizonte, aproveita as folgas para ir a pesqueiros passar o dia relaxando e praticando a modalidade.
Já nas concentrações e dentro de casa, o violão é usado para se distrair. Fã de música sertaneja raíz, o jogador aprendeu a tocar o instrumento musical, sozinho, quando vivia na Toquinha, nas categorias de base.
Estudioso
Rafael está na lista dos atletas que se destacam também nos estudos. O goleiro do São Paulo chegou a cursar Educação Física e Administração, mas precisou interromper por conta da agenda apertada de jogos. Anos depois, voltou ao ensino superior, mas com uma opção menos comum entre os boleiros: Engenharia Civil.
O gosto pela área vem de berço. Seus pais, que, desde a infância, deixaram bem claro a prioridade pelos estudos, são engenheiros. Eloizio, da área civil, mesmo caminho seguido pelo seu irmão Fillipe, e sua mãe, engenheira eletricista.
A rotina corrida, acrescida ao nascimento de Clara, contudo, o fizeram interromper, mais uma vez, a obtenção do diploma de ensino superior, algo que Rafael pretende retomar e concluir no futuro.
Rafael chega para se unir ao time da Triple Comunicação. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.
Perfil
Nome completo: Rafael Pires Monteiro
Posição: Goleiro
Nascimento: 23/06/1989 (34 anos)
Naturalidade: Coronel Fabriciano-MG
Altura: 1,92m
Peso: 92kg
Instagram: @goleiro_rafael
Clubes: Cruzeiro (2002 a 2020), Atlético Mineiro (2020 a 2022) e São Paulo (desde 2023)
Títulos como profissional: Campeonato Mineiro (2008, 2009, 2011, 2014, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022), Campeonato Brasileiro (2013, 2014 e 2021), Copa do Brasil (2017, 2018 e 2021) e Supercopa do Brasil (2022)
Prêmios individuais: Troféu Globo Minas de Melhor Goleiro do Campeonato Mineiro (2017) e Prêmio de Defesa Mais Bonita do Campeonato Mineiro (2019)