Há seis anos no futebol holandês e muito querido pelos torcedores, brasileiro alcançou a marca de 100 jogos pelo time principal dos Camponeses na última temporada
Passando férias no Brasil após mais uma temporada vestindo a camisa do PSV Eidhoven, da Holanda, Mauro Júnior foi convidado para dar uma palestra a jovens das categorias de base do Sfera, clube empresa, fundado em 2021, que atua na formação de atletas de futebol, com foco no desenvolvimento completo do ser humano.
O jogador esteve nesta quarta-feira (28) no centro de treinamento do clube, em Jarinu, no interior de São Paulo, distribuiu autógrafos, tirou fotos e conversou com as crianças, adolescentes e jovens que também sonham em traçar o mesmo caminho no futebol.
Na palestra, Mauro Júnior compartilhou suas vivências, falando das dificuldades que passou até se tornar um atleta, além de histórias a respeito do início no futebol nas categorias de base do Desportivo Brasil, a adaptação na Europa, o carinho e o respeito conquistados no PSV e os cuidados que os atletas precisam ter.
Mauro Júnior ainda respondeu a diversas perguntas e destacou a importância que os jovens devem dar aos estudos enquanto tentam vingar na carreira dentro do futebol.
“Fiquei muito feliz com o convite para conversar com tantos jovens que, assim como eu, amam jogar bola e sonham em seguir carreira no futebol. Já vivi esse mesmo momento que eles se encontram agora. Passei pelas mesmas dificuldades e, com muita dedicação e esforço, cheguei aonde estou hoje, muito feliz”, afirmou.
“O Sfera tem uma estrutura muito boa, que oferece oportunidade de crescimento para todos os atletas. Isso sem falar nos profissionais, alguns deles que tive o prazer de conviver e aprender bastante na época em que estava no Desportivo Brasil. Isso sem falar na preocupação com o estudo, afinal todos eles sabem da dificuldade que é para se tornar jogador e, para os que chegam lá, a carreira passa muito rápido”, acrescentou.
Natural de Assis, mas tendo passado boa parte da infância na cidade vizinha Platina, Mauro Júnior começou a treinar na escola Moleque Travesso, aos 7 anos. Em 2013, foi convidado para fazer parte das categorias de base do Desportivo Brasil, onde ganhou grande destaque, com direito a convocações para as seleções de base, incluindo, o time olímpico. As lesões sofridas na reta final da preparação, contudo, acabaram impedindo o garoto de ser chamado por André Jardine para as Olímpiadas.
Aos 14 anos, quando jogava no Desportivo Brasil, Mauro Júnior chamou a atenção do empresário holandês, Richard Mettes, que o levou para um período de testes no PSV. Lá, o jogador chamou a atenção dos Camponeses, que tomaram a decisão de seguir o monitorando até o contratarem, em 2017, assim que completou 18 anos. Após algumas poucas partidas na Série A3 do Campeonato Paulista, assinou seu primeiro contrato profissional e se mudou para a Holanda, para defender o time da cidade de Eindhoven.
Logo em sua estreia, inclusive, Mauro Junior ganhou os holofotes ao balançar as redes, tornando-se o segundo brasileiro a conseguir tal feito pelo clube, após Ronaldo, em 1994.
Por dois anos, o meia de origem, atuou tanto na equipe principal como no time B e conquistou a Eredivisie 2017/18, com uma participação significativa. Foram 15 jogos, um gol marcado e mais quatro assistências.
Após um ano emprestado ao Heracles, Mauro Júnior retornou aos Camponeses na temporada 2020/21 e se firmou por suas boas atuações e versatilidade, atuando também, tanto como lateral-direito quanto como ponta esquerda. Desde então, ajudou o PSV a conquistar mais quatro títulos: duas Supercopa e duas Copa da Holanda.
Ao todo, pelo time principal, Mauro Júnior soma 104 jogos, sete gols marcados e 14 assistências.