Em recuperação de lesão no joelho esquerdo, meio-campista argentino ainda é o artilheiro do Tricolor em 2023, com oito gols, e soma mais duas assistências, totalizando 10 participações diretas em 11 jogos no ano

O meia Giuliano Galoppo, que, na última semana, completou 24 anos, é o mais novo cliente da Triple Comunicação. O jogador do São Paulo definiu a contratação da empresa nos últimos dias. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta.

Inspiração que vem de berço
Natural de Buenos Aires, Giuliano Galoppo nasceu em 1999 destinado a seguir a profissão de jogador de futebol, afinal, o contato com a bola deu-se, desde muito cedo, por influência de Marcelino, seu pai, atleta que colecionou passagens, entre os anos 90 e início dos anos 2000, pelos argentinos Racing, Deportivo Español, Platense, Quilmes, Huracán, Chacarita Juniors, Talleres, Atlético Tucumán, Almirante Brown e Argentinos Juniors, além do Dundee United (Escócia), Sanremese (Itália) e Ventimiglia (Itália).

 

Carregando em seu DNA a paixão pelo futebol, Giuliano já acompanhava o pai nos treinos e jogos, desde os 3 anos de idade, quando moravam na Itália. Apaixonado pelo esporte, o garoto já havia decidido: queria seguir os passos de seu Marcelino. Assim, lá mesmo, na Europa, passou a frequentar sua primeira escolinha. A rotina se manteve quando a família retornou para Freyre, munícipio da província de Córdova, cidade onde seu pai nasceu.

Recém-aposentado, Marcelino percorria quase todos os dias um trajeto de, aproximadamente, 60 quilômetros para levar Giuliano para treinar no Atlético Rafaela, clube da província de Santa Fé. Isso até conseguir um emprego mais próximo e se mudar para as imediações, junto com sua esposa e sua outra filha.

Passagem pelo Boca, dificuldades e superação até se destacar pelo Banfield
Giuliano Galoppo cresceu nas categorias de base do Atlético Rafaela. Por lá, ficou até 2014, quando foi para o Boca Juniors. No pouco menos de um ano vivido em La Bombonera, aprendeu bastante, mas não permaneceu. Assim, retornou à Rafaela, onde seguiu até ser descoberto por olheiros do Banfield, em 2016.

No time da cidade de Lomas de Zamora, na Grande Buenos Aires, Giuliano completou sua formação e foi promovido para o time principal. Até sua estreia como profissional, porém, foi preciso paciência. Em 2018, o meia foi para o banco de reservas pela primeira vez, mas precisou esperar seis longos meses até estrear no empate sem gols com o Racing, em Avellaneda, em novembro daquele ano.

Em 2019, quando começava a ganhar espaço, uma lesão no joelho direito afastou o jogador dos gramados. Um golpe duro. Um longo e difícil período, que durou meses, mas que serviu para fortalecer, ainda mais, o jovem atleta. Versatilidade e números de destaque na Argentina

Capaz de atuar em diferentes funções na parte ofensiva, Galoppo superou outro obstáculo e voltou a fazer o que mais gosta. E com destaque. Destro, mas com bom domínio da perna esquerda, o meio-campista passava a demonstrar um nível de clareza mental, foco e compreensão tática acima da média. Isso sem falar na boa chegada à área adversária.

Os números nas últimas temporadas exemplificam bem isso. Em 2021, foi o artilheiro do Banfield, com 13 gols em 48 partidas. Além disso, deu uma assistência. Já em 2022, antes de se transferir para o São Paulo, já era, novamente, o maior goleador da equipe, com oito bolas na rede e mais dois passes decisivos em 27 atuações.

Ao todo, Giuliano Galoppo acumulou 21 gols em 86 jogos pelo El Taladro. Nesse tempo, chamou a atenção de várias equipes argentinas e do exterior, mas foi o São Paulo quem acabou investindo mais de R$ 20 milhões na sua contratação, em julho do ano passado.

Artilheiro também no São Paulo
Depois de passar por um período de adaptação, em seus primeiros meses atuando como profissional fora da Argentina, Galoppo anotou o seu primeiro gol com a camisa do São Paulo na despedida da última temporada, na goleada de 4 a 0 sobre o Goiás.

Em 2023, jogando mais adiantado, mostrou-se à vontade, ganhou espaço e assumiu uma função artilheira. Foram oito gols marcados em 11 jogos disputados no Campeonato Paulista, o que ajudou o Tricolor a chegar ao mata-mata. No entanto, no início da partida das quartas de final, contra o Água Santa, o argentino acabou lesionando o joelho esquerdo. Desde então, vem se recuperando no Reffis.

Kaká como segunda grande referência
Dos tempos em que ainda vivia na Itália, Giuliano Galoppo lembra da sua segunda grande referência no futebol. Torcedor do Milan na infância, o camisa 14 do São Paulo acompanhava de perto o sucesso da equipe rossonera, liderada por Kaká, que, justamente, iniciou sua carreira no clube do Morumbi.

O ex-são-paulino, até hoje, é uma grande inspiração para Galoppo. Só não maior que o seu próprio pai, um espelho, exemplo e que sempre atuou como seu conselheiro.

Sedento por futebol, amante de biografias e ídolos de outros esportes, como Nadal e Kobe Bryant
Nem mesmo nos momentos livres, Giuliano Galoppo se desliga do futebol. O meia argentino faz questão de assistir várias partidas e vídeos para analisar atletas de sua posição e táticas e dinâmicas de jogo. Tudo para seguir evoluindo.

A preparação e as referências de Galoppo também estão nos livros. Mais precisamente nas biografias de grandes atletas. Entre eles, Rafael Nadal, por conta de sua superação esportiva e atitude de sempre querer ganhar. O meia, inclusive, carrega essa característica também. Desde pequeno, não admite perder.

Outro exemplo é Kobe Bryant, astro da NBA, que faleceu em um acidente de helicóptero, em 2020. A estrela, aliás, virou o nome do cachorro do jogador, que está na Argentina.

Fora Nadal e Kobe, o meia também já leu dois livros do técnico Pep Guardiola, e assistiu a série “Last Dance” (Arremesso Final), sobre acompanha uma temporada de Michael Jordan.

Giuliano Galoppo também chegou a cursar dois anos de Administração de Empresas na Universidade de Lomas, mas precisou trancar por não poder seguir com a graduação online.

Giuliano Galoppo chega para se unir ao time da Triple Comunicação. Para conferir a nossa equipe completa, acesse http://www.triplebr.com/clientes.

Perfil
Nome completo: Giuliano Galoppo
Posição: Meio-campista
Nascimento: 18/06/1999 (24 anos)
Naturalidade: Buenos Aires (Argentina)
Altura: 1,79 m
Instagram: @giulianogaloppo
Clubes como profissional: Banfield (2018-2022) e São Paulo (desde 2022)