Atacante argentino já soma 55 bolas na rede vestindo a camisa do Tricolor, sendo 30 somente pela competição nacional, fato que o coloca, ainda, como o sexto maior goleador do time na era dos pontos corridos
Ídolo do São Paulo, Jonathan Calleri vive grande fase e segue atingindo feitos históricos pelo clube. No último fim de semana, o atacante já havia se tornado o maior artilheiro estrangeiro da história do Tricolor no Campeonato Brasileiro, com 30 gols. Agora, com mais um tento, anotado na goleada de 5 a 0 sobre o Tolima, pela Copa Sul-Americana, o argentino chegou a 55 pelo time do Morumbi e está a apenas uma bola na rede de se igualar ao compatriota Sastre como o segundo gringo com mais gols pela equipe. O líder do ranking é o uruguaio Pedro Rocha, com 119.
Se levarmos em conta a média de gols de cada um, porém, Calleri só fica atrás do compatriota, que defendeu o Tricolor nos anos 40. O centroavante possui o desempenho de um tento a cada 2,4 jogos, contra uma bola na rede a cada 2,3 partidas de Sastre. Já o Pedro Rocha ostenta um gol a cada 3,3 atuações.
“Estou feliz pelo nosso momento coletivo e sigo me dedicando, demais, a cada treino, a cada jogo para continuar ajudando o clube a conquistar importantes vitórias e seguir firme em busca dos nossos objetivos. Sobre marcar gols, claro que é especial alcançar marcas expressivas como essas, ainda mais por um clube gigante como é o São Paulo, onde jogadores de altíssimo nível atuam e atuaram. Espero continuar escrevendo uma bonita história aqui e, ao lado dos meus companheiros, farei de tudo para alcançarmos títulos neste e nos próximos anos”, ressaltou o jogador, que ainda foi eleito para o time da semana da Copa Sul-Americana.
As relevantes marcas demonstram a importância que o camisa 9 tem tido dentro do elenco. Referência na equipe, o jogador é ídolo da torcida, que, desde a primeira passagem do jogador, em 2016, grita o lema “Toca no Calleri que é gol” toda vez que o argentino está em campo. E essa identificação com os são-paulinos só cresce a cada partida. Tudo isso devido ao seu ótimo desempenho.
Neste domingo (11), no Morumbi, os tricolores esperam extravasar e ovacionar, mais uma vez, Calleri, no clássico diante do Palmeiras, às 16h (de Brasília). Sexto maior artilheiro do São Paulo na era dos pontos corridos e a apenas dois gols de se igualar a Hernanes, o quinto da lista, o atacante é a principal esperança de bolas na rede da equipe, que busca o triunfo para encostar no arquirrival, atual vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 19 pontos. O Tricolor ocupa a oitava posição, com 15.
“Essa goleada sobre o Tolima foi importante para nós, porque nos dá mais confiança, mas já começamos a trabalhar para o clássico de domingo no dia seguinte. Não tenho a menor dúvida de que será um jogo difícil, afinal, o Palmeiras tem um dos melhores times do Brasil e vem comprovando isso nos últimos anos. Mas, como já falei algumas vezes, nossos jogos com eles sempre são muito equilibrados. Eles também sabem que não é fácil encarar o nosso time e contamos com a força da nossa torcida para sairmos de campo com a vitória. Tenho certeza de que o Morumbi estará lotado, como sempre, e eles irão nos apoiar do começo ao fim”, disse.
O gol marcado contra o Tolima foi o sétimo de Calleri em 2023 e o 39º na sua segunda passagem pelo São Paulo. Desde 2020, quando retornou ao clube, o centroavante ainda deu 11 assistências.
Somando as duas passagens, Calleri já atuou em 136 partidas, marcou 55 gols e deu 14 assistências. Ou seja, tem a impressionante média de uma participação direta em gol a cada praticamente dois jogos (1,97).
Números de Calleri pelo São Paulo
136 jogos
55 gols
14 assistências
Maiores artilheiros estrangeiros do São Paulo
1º – Pedro Rocha (Uruguai) – 119 gols em 393 jogos
2º – Sastre (Argentina) – 56 gols em 129 jogos
3º – Calleri (Argentina) – 55 gols em 136 jogos
Maiores artilheiros do São Paulo na era dos pontos corridos
1º – Luís Fabiano: 80 gols
2º – Rogério Ceni: 58 gols
3º -Luciano e Dagoberto: 35 gols
5º -Hernanes: 32 gols
6º – Calleri: 30 gols