Atacante, de apenas 22 anos, teve grande destaque no Tricolor, onde foi campeão carioca, em 2022, antes de se transferir para o Betis. Em sua primeira temporada na Europa, já se transformou em peça fundamental da equipe treinada por Manuel Pellegrini. Neste domingo (5), clube enfrenta os Merengues. Já no dia 9, encara os Red Devils, pelas oitavas de final da competição continental
A vitória do Betis sobre o Elche, por 3 a 2, de virada, fora de casa, na semana passada, que manteve os Verdiblancos em quinto lugar na La Liga e, consequentemente, no bolo de equipes que estão brigando por vagas nas competições europeias da próxima temporada, foi especial para o atacante Luiz Henrique. Aos 22 anos, o jogador, revelado no Fluminense, alcançou a expressiva marca de 150 partidas em sua curta, mas já marcante, trajetória como atleta profissional.
“Poxa, é bacana demais chegar a uma marca como essa. Agradeço muito à minha família, por sempre ter acreditado no meu potencial e por ter se esforçado, demais, para me oferecer as mínimas condições para poder correr atrás do nosso sonho. Quando eu paro e olho pra trás, lembro de como foi complicado, principalmente, lá no começo da minha história. Mas deu tudo certo e aqui estamos. Também aproveito para agradecer ao Fluminense, por ter me dado a oportunidade de desempenhar o meu futebol. Sem o Flu, nada disso teria acontecido. E, claro, agradeço ao Betis, que foi atrás de mim e me recebeu de braços abertos. Estou muito feliz aqui e esse carinho de todos com a minha família nos ajudou a nos adaptar de forma rápida aqui na Espanha”, afirmou.
“Estou muito feliz por tudo o que está acontecendo e só agradeço. Ter alcançado esse expressivo número como atleta profissional, ainda mais atuando aqui na Espanha, em um dos clubes mais tradicionais da Europa, só me faz pensar em tudo o que passei e superei até hoje. Não foi fácil, mas cada gota de suor valeu a pena. Tenho certeza de que meu maior incentivador, meu pai, lá de cima, e todos aqueles que, de alguma forma, também estiveram comigo nessa caminhada estão muito orgulhosos. Temos um momento decisivo da temporada, com a reta final da La Liga e os duelos das oitavas de final da Liga Europa, contra o Manchester United, e vamos trabalhar muito para conseguir alcançar os nossos objetivos”, completou.
Jogo contra o Real Madrid
No próximo domingo (5), o Betis recebe o Real Madrid, pela 24ª rodada do Campeonato Espanhol. Embalado pelas três vitórias consecutivas na competição, Luiz Henrique acredita que o time tem totais condições de conseguir outro resultado positivo, que poderia deixar a equipe entre as quatro melhores do torneio.
“Todo mundo sabe a força do elenco do Real Madrid. Há anos, eles vêm conquistando vários títulos, não somente na Espanha, mas na Europa, e estamos cientes de que será um jogo duríssimo. Mas a gente confia no nosso grupo e vivemos um bom momento na temporada. Já são três vitórias seguidas na La Liga e estamos brigando pelas primeiras posições na tabela. Na última partida, saímos de um 0 a 2 para uma vitória de 3 a 2, o que nos deu, ainda mais, confiança para seguirmos em busca do nosso objetivo, que é garantir uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões”, avaliou o brasileiro.
Duelo com o Manchester United
No dia 9 de março, o Betis vai até a Inglaterra para encarar o Manchester United, pelo duelo de ida das oitavas de final da Liga Europa. O rival, aliás, vive ótimo momento na temporada e acabou de conquistar o título da Copa da Liga Inglesa, contra o Newcastle.
Para Luiz Henrique, a chance de poder participar de uma partida tão emblemática como essa é mais do que especial e o elenco, embora saiba da dificuldade, está confiante em realizar dois bons jogos.
“A oportunidade de jogar a Liga Europa já é algo muito especial. A chance de enfrentar o United, um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos do mundo, é, ainda mais, motivador e será um duelo bem complicado. Eles estão vivendo um ótimo momento, talvez, o melhor deles dos últimos anos. O time eliminou o Barcelona, na Liga Europa, e acabou de ser campeão na Inglaterra. Eles chegam confiantes, mas a gente também sabe do nosso potencial e estamos prontos para realizar duas boas partidas para, quem sabe, passar de fase e manter vivo o sonho de conquistar esse título”, avaliou.
Primeira temporada na Europa e já fazendo sucesso
Luiz Henrique chegou ao Betis no início da atual temporada e não demorou para se tornar peça importante da equipe, sendo amplamente elogiado, tanto pela torcida quanto pela imprensa, por suas grandes atuações, repleta de dribles e jogadas envolventes.
Prova disso é a de que o camisa 11 foi escolhido para o time de revelações do primeiro turno do Campeonato Espanhol, elaborado pelo jornal Marca. Já o Mundo Deportivo, outro conceituado periódico do país, chegou a comparar o brasileiro a Ousmane Dembélé, um dos principais nomes do Barcelona e um dos atletas mais habilidosos da Europa.
Pelos Verdiblancos, Luiz Henrique já disputou 30 jogos, sendo 20 como titular, marcou três gols e deu cinco assistências.
Deixou saudades no Flu
Revelado em Xerém, Luiz Henrique fez parte da badalada “Geração de Ouro” nas categorias de base do Fluminense. Após se destacar nas edições de 2019 e 2020 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, chamou a atenção do então técnico do time, Odair Hellmann, e passou a treinar com o elenco principal.
A estreia do garoto como profissional, aconteceu no empate em 1 a 1 com o Palmeiras, no dia 12 de agosto de 2020. Pouco mais de dois meses depois, em 17 de outubro, saiu o primeiro gol, no 2 a 2 com o Ceará, no Maracanã, após uma linda cabeçada.
Depois de uma primeira temporada de adaptação, Luiz Henrique se firmou como uma das principais peças do time, com ótimas atuações, gols e assistências. Status esse que se manteve na primeira metade de 2022, quando, mesmo já negociado com o Betis, foi um dos maiores nomes da conquista do Campeonato Carioca.
Ao todo, pelo time principal do Fluminense, Luiz Henrique disputou 120 partidas, marcou 14 gols e deu outras 14 assistências.
Confira os números de Luiz Henrique como profissional
Geral
150 jogos
17 gols
19 assistências
Betis
30 jogos
3 gols
5 assistências
Fluminense
120 jogos
14 gols
14 assistências