Destaque dos Camponeses nos últimos anos e muito querido pela torcida, camisa 17 vem recuperando espaço no time após ficar afastado de boa parte da primeira metade da temporada por conta de grave lesão
Mauro Junior tem boa parte da sua carreira como atleta profissional ligada ao PSV. Com 14 anos, visitou pela primeira vez as dependências do clube de Eindhoven para um período de testes. Em seguida, retornou ao Desportivo Brasil, mas seguiu sendo monitorado pelos Camponeses até atingir a maioridade e, assim, ser contratado. Desde então, já são quase seis temporadas no futebol holandês, cinco delas dedicadas aos Vermelhos e Brancos (foi emprestado por um ano ao Heracles), tempo suficiente para criar uma enorme identificação e o carinho recíproco de todos. Agora, na última quinta-feira (16), o jogador atingiu mais um feito especial, ao chegar a expressiva marca de 100 partidas com a camisa da equipe.
“Alcançar uma marca como essa, de 100 jogos por esse que é um dos maiores clubes da Holanda e do mundo, é muito significativo, uma honra enorme. Afinal, foi o PSV que acreditou em mim lá atrás, quando ainda era um garoto com o sonho de ser jogador profissional, e que me trouxe para cá quando fiz 18 anos. Desde então, já são quase seis anos aqui na Holanda, sendo praticamente cinco vestindo essa camisa. Tive já grandes atuações, marquei gols, dei assistências, conquistei títulos e, acima disso tudo, cresci como ser humano, fiz grandes amizades e ganhei o carinho da nossa fanática torcida”, ressaltou.
Momento decisivo na temporada
Focado em conquistar mais títulos no PSV, Mauro Júnior aproveitou também para falar sobre o momento decisivo da atual temporada. O time briga pelo título da Eredivisie, onde ocupa a quarta posição, a quatro pontos do líder Feyenoord, está nas quartas de final da Copa da Holanda e, apesar da derrota de 3 a 0 para o Sevilla, mantém as esperanças de avançar às oitavas de final da Liga Europa.
“Claro que ficamos chateados com a derrota para o Sevilla, mas não podemos abaixar a cabeça. O time vem fazendo uma boa temporada, no fim de semana já tem jogo importante pelo Holandês e, apesar da situação complicada, nosso time tem condições de reverter a situação na Liga Europa. Além disso, também tem a Copa, onde estamos entre os oito melhores e vamos em busca do bicampeonato. Estou me sentindo bem e venho me dedicando muito no dia a dia para aproveitar as oportunidades recebidas pelo treinador e ajudar o PSV a erguer mais troféus”, afirmou.
Neste domingo (19), o PSV visita o Utrecht em jogo da 22ª rodada do Campeonato Holandês. Já na quinta-feira (23), recebe o Sevilla, no Estádio Phillips, pelo jogo de volta da 2ª fase da Liga Europa.
Longa história no PSV
Mauro Júnior chegou a fazer alguns poucos jogos pela Série A3 do Paulista no Desportivo Brasil, mas, com 18 anos, assinou seu primeiro contrato profissional e se transferiu para o PSV, clube que sempre deu chances aos garotos e tem admiração por brasileiros. Logo em sua estreia, inclusive, ganhou os holofotes ao balançar as redes, tornando-se o segundo brasileiro a conseguir tal feito pelo clube, após Ronaldo, em 1994.
Por dois anos, o meia de origem, atuou tanto na equipe principal como no time B e conquistou a Eredivisie 2017/18, com uma participação significativa. Foram 15 jogos, um gol marcado e mais quatro assistências.
Após um ano emprestado ao Heracles, Mauro Júnior retornou aos Camponeses na temporada 2020/21 e se firmou por suas boas atuações e versatilidade, atuando também, tanto como lateral-direito quanto como ponta esquerda. Desde então, ajudou o PSV a conquistar mais três títulos: duas Supercopa e uma Copa da Holanda.
Ao todo, pelo time principal, Mauro Júnior soma 100 jogos, sete gols marcados e 14 assistências.
Confira os números de Mauro Júnior pelo PSV
Geral
100 jogos
7 gols
14 assistências
4 títulos
2022/23
7 jogos
1 título
2021/22
40 jogos
2 gols
7 assistências
2 títulos
2020/21
28 jogos
3 gols
1 assistência
2018/19
8 jogos
1 gol
2 assistências
2017/18
17 jogos
1 gol
4 assistências
1 título