Com excelentes atuações e números bem chamativos, defensor brasileiro é peça fundamental do técnico Mikel Arteta na ótima temporada do time londrino
O clássico entre Arsenal e Manchester City, marcado para quarta-feira (15), às 16h30 (de Brasília), no Emirates, em jogo atrasado da 12ª rodada da Premier League, por si só, já será um atrativo e tanto, afinal de contas, colocará frente a frente os dois primeiros colocados da competição nacional. Para o zagueiro Gabriel Magalhães, então, o duelo terá um atrativo extra e bem especial. O brasileiro, um dos principais símbolos da ótima temporada da equipe londrina, irá completar a expressiva marca de 100 partidas com a camisa dos Gunners.
“Alcançar uma marca significativa como essa, de 100 jogos pelo Arsenal, um dos maiores clubes do futebol mundial, é muito especial. Uma honra enorme, um sentimento de alegria inexplicável. Sou muito grato a todos do clube pela maneira com que sempre fui tratado, desde o meu primeiro dia em Londres. Já vivi momentos marcantes em quase dois anos e meio aqui e que me levaram a realizar vários sonhos, como atuar na principal liga de clubes do mundo, jogar no Emirates lotado, ver o meu nome sendo gritado pela nossa fanática torcida, ser elogiado pela imprensa e ainda chegar à Seleção Brasileira, graças ao meu esforço e desempenho. Agora, espero, neste ano, junto com meus companheiros, conquistar títulos com essa camisa tão tradicional e única”, afirmou.
Destaque da boa temporada do Arsenal
Gabriel Magalhães vem sendo um dos responsáveis pela grande temporada do Arsenal. Ele participou de 29 dos 30 jogos do time comandado por Mikel Arteta no período. No campeonato Inglês, aliás, ele é o único atleta de linha a ter atuado em todos os minutos do clube, ao lado do goleiro Ramsdale.
Com alto número de desarmes, capacidade impressionante de ler a partida e alto índice de acerto de passes, sua presença vem sendo primordial para os Gunners, até o momento, contarem com a segunda defesa menos vazada da competição, com 18 gols sofridos, atrás somente do Newcastle (13). Além de liderar o sistema defensivo, no ataque, o camisa 6 também se destaca, pois já marcou dois gols. Na temporada passada, inclusive, ele foi o zagueiro com mais tentos na Premier League, quando balançou as redes cinco vezes.
Jogo importante contra o Manchester City
A expectativa para o confronto entre os dois primeiros colocados da Premier League, na atual edição da competição nacional, é enorme. Em busca da tão cobiçada taça, conquistada pela última vez na temporada 2003/04, o Arsenal chega para o duelo no Emirates com três pontos de vantagem para o vice-líder Manchester City e um jogo a menos em relação ao rival.
A excelente campanha dos Gunners conta, até aqui, com 16 vitórias, três empates e apenas duas derrotas.
“Tratamos todas as partidas como uma decisão, mas, claro que, pela situação das duas equipes, esse jogo ganha uma importância muito grande. Estamos fazendo uma ótima temporada e confiamos muito na força do nosso elenco. Tivemos tropeços recentes, é verdade, mas a gente vem trabalhando nos últimos dias para corrigir esses erros e voltar a vencer. Do outro lado, enfrentaremos uma equipe fortíssima, que já provou, nos últimos anos, do que é capaz, mas, como eu disse, temos muita confiança nos nossos jogadores e sabemos que somos capazes de vencer. Além disso, tenho certeza de que o Emirates, como sempre, estará lotado e a nossa torcida irá nos apoiar do primeiro ao último minuto para sairmos com essa vitória”, declarou.
Números gerais
Contratado pelo Arsenal, em 2020, após se destacar no Lille, da França, Gabriel Magalhães, rapidamente, se firmou. Já em sua estreia, inclusive, deixou a sua marca, na vitória de 3 a 0 sobre o Fulham, no dia 12 de setembro.
Elogiado por sua imposição física, agilidade e impulsão, além da estatura e comportamento dentro e fora de campo, o brasileiro já soma 10 gols e uma assistência em 99 partidas pelos Gunners, 95 delas como titular. Além disso, ajudou o time a não ser vazado em 34 jogos.
Dados de Gabriel pelo Arsenal
Geral
99 jogos (95 como titular)
10 gols
1 assistência
34 jogos sem sofrer gol
Temporada 2022/23
29 jogos (27 como titular)
2 gols
12 jogos sem sofrer gol
Temporada 2021/22
38 jogos (37 como titular)
5 gols
14 jogos sem sofrer gol
Temporada 2020/21
32 jogos (31 como titular)
3 gols
1 assistência
7 jogos sem sofrer gol
Único jogador de linha do elenco a atuar em todos os minutos da equipe na Premier League 2022/23
1º – Gabriel Magalhães e Ramsdale (goleiro) – 1890 minutos
3º – William Saliba – 1876 minutos
4º – Saka – 1809 minutos