Com mais um ótimo desempenho, defensor ajudou o time a vencer o principal rival de Londres, por 2 a 0, fora de casa, e chegar ao nono jogo sem sofrer gol no Campeonato Inglês. Foi a primeira vitória do clube no Tottenham Hotspur Stadium, inaugurado em 2019, o que também encerrou um longo o tabu sem triunfos na casa do adversário. Com o resultado, equipe abre oito pontos de vantagem para o Manchester City, segundo colocado
A grande sensação da Premier League é, sem dúvida nenhuma, o Arsenal. Com mais uma importante e imponente vitória, desta vez, sobre o grande rival Tottenham, por 2 a 0, no último domingo (15), fora de casa, pela 18ª rodada da competição, a equipe, comandada pelo espanhol Mikel Arteta, se consolida, cada vez mais, na liderança do principal torneio nacional de clubes da Europa, com 47 pontos, oito a mais do que o Manchester City, segundo colocado.
Além disso, o triunfo do final de semana também encerrou um jejum de quase oito anos na casa do arquirrival, já que o último resultado positivo havia sido no dia 7 de fevereiro de 2015 (2 a 1, pela terceira rodada da Copa da Liga Inglesa). Se fosse contabilizar somente os jogos pela Premier League, o tabu seria ainda maior, quase nove anos, já que a última vitória ocorreu em 16 de março de 2014 (1 a 0, pela 30ª rodada da competição nacional).
E uma das principais razões para o atual sucesso dos Gunners passa pelo ótimo desempenho do zagueiro Gabriel Magalhães. No duelo com o Tottenham, o brasileiro teve mais uma atuação sólida e foi um dos líderes do sistema defensivo, que chegou ao nono jogo sem levar gol na Premier League, dos 18 realizados, até o momento. Com apenas 14 tentos sofridos, aliás, a equipe tem o segundo melhor desempenho da liga, somente atrás do Newcastle, que levou 11. O que reforça, ainda mais, a importância do brasileiro para o bom rendimento do time é o fato de o camisa 6 ser o único atleta de linha que ainda não foi substituído no Campeonato Inglês e esteve em campo nos 1620 minutos do Arsenal na atual edição do torneio, assim como o goleiro Ramsdale.
Com os gols de Hugo Lloris (contra) e Martin Odegaard, após passe de Saka, o Arsenal se isola, ainda mais, no topo da tabela da Premier League. Após a partida, Gabriel Magalhães falou sobre o triunfo. “Jogar contra o Tottenham é sempre diferente e tem um gosto especial porque, historicamente, é o nosso principal rival. A gente sabia que seria bem complicado. Não é fácil vence-los, ainda mais na casa deles, onde nós estávamos há bastante tempo sem conseguir uma vitória. Só que também sabíamos que, se conseguíssemos o resultado, seria super importante porque abriríamos um pouco mais de vantagem na liderança. Por tudo isso, esse jogo foi mais do que especial para nós”, comemorou.
A ótima partida do brasileiro, aliás, lhe rendeu um posto na seleção da 18ª rodada da Premier League, divulgada, nesta segunda-feira, pela organização da competição. Além dele, outros dois companheiros do Arsenal também foram nomeados: o goleiro Ramsdale e o meio-campista Odegaard. Completam a a equipe os defensores Colwill (Brighton) e Shaw (Manchester United), os meio-campistas Longstaff (Newcastle), March (Brighton), Ward-Prowse (Southampton) e Mitoma (Brighton) e os atacantes Rashford (Manchester United) e Johnson (Nottingham Forest).
Gabriel Magalhães também se destaca no ataque
Além de ser fundamental para o ótimo desempenho defensivo do time, Gabriel segue comprovando a sua importância no ataque. Na última temporada, o brasileiro já havia sido o zagueiro que mais fez gols na Premier League, com cinco bolas na rede, à frente de Laporte, Jan Bednarek e Conor Coady, todos com quatro. Na atual edição, ele segue líder no quesito, com dois tentos, ao lado de Eric Dier, Koulibaly, Ben Mee, William Saliba, Virgil van Dijk e Pascal Struijk.
Agora, Gabriel Magalhães e seus companheiros terão uma semana de treinos para se prepararem para outro duelo bem complicado. No próximo domingo, 22 de janeiro, a equipe recebe o Manchester United, embalado por sete vitórias consecutivas, sendo quatro pelo Campeonato Inglês. A última, aliás, sobre o poderoso Manchester City, de virada. Antes de encarar os Gunners, no entanto, os Red Devils entrarão em campo para jogar contra o Crystal Palace, em duelo adiado da sétima rodada.
Titular absoluto do Arsenal, Gabriel Magalhães realizou 25 jogos, marcou dois gols e saiu de campo ileso em 12 oportunidades, somente na atual temporada. Desde que chegou ao clube, foram 95 partidas, 10 bolas na rede, uma assistência e 34 duelos sem ser vazado.
Gabriel Magalhães pelo Arsenal na temporada 2022/23
Zagueiro com mais gols na Premier League
1º – Gabriel Magalhães, Eric Dier, Koulibaly, Ben Mee, William Saliba, Virgil van Dijk e Pascal Struijk – 2 gols
Único jogador de linha do elenco a atuar em todos os minutos da equipe na Premier League
1º – Gabriel Magalhães e Ramsdale (goleiro) – 1620 minutos
3º – William Saliba – 1606 minutos
4º – Saka – 1536 minutos
Arsenal possui a segunda melhor defesa da Premier League
1º – Newcastle – 11 gols sofridos
2º – Arsenal – 14 gols sofridos
3º – Manchester City – 18 gols sofridos
Arsenal é o segundo time com mais Clean Sheets na Premier League
1º – Newcastle – 11 jogos sem sofrer gol
2º – Arsenal – 9 jogos sem sofrer gol
3º – Manchester United – 8 jogos sem sofrer gol
Gabriel Magalhães na temporada 2021/22
Principal zagueiro artilheiro na Premier League 21/22
1º – Gabriel Magalhães – 5 gols
2º – Laporte, Jan Bednarek e Conor Coady – 4 gols
Dados de Gabriel pelo Arsenal
Temporada 2022/23
25 jogos
2 gols
12 jogos sem sofrer gol
Geral
95 jogos
10 gols
1 assistência
34 jogos sem sofrer gol