Centroavante fez os dois tentos da vitória, de virada, por 2 a 1, sobre o Dalian Pro. Agora, o brasileiro está a apenas dois de igualar o israelense Eran Zahavi, que, em 2019, fez 29 gols na competição nacional
O Wuhan Three Towns deu mais um passo importantíssimo para chegar ao histórico título da Superliga Chinesa, logo em seu primeiro ano na elite do futebol nacional. E se tem alguém que é responsável por tudo isso é o centroavante Markão, que, nesta quarta-feira (14), voltou a ser decisivo para mais um resultado positivo da equipe, que chega aos 72 pontos e abre seis em relação ao Shandong Taishan, que tem dois duelos a menos.
O artilheiro da competição marcou os dois gols da vitória, de virada, por 2 a 1, sobre o Dalian Pro, ambos após os 40 minutos da etapa final, sendo um de cabeça e outro em belo chute de fora da área.
Com os dois tentos, Markão já soma 27 bolas na rede em 25 jogos na atual competição, fato que o deixa bem próximo do recorde de gols em uma mesma edição do torneio na elite do futebol chinês, que foi conseguido pelo israelense Eran Zahavi, em 2019, quando anotou 29 tentos na liga pelo Guangzhou R&F.
”Hoje, tivemos um jogo bem duro. Saímos atrás no placar, mas não desistimos em nenhum instante e conseguimos a virada no finalzinho. Fico feliz por ajudar o time a conseguir outra vitória tão importante e que nos deixa, ainda mais, próximos do título. Restam mais três jogos e vamos com tudo para alcançar esse feito histórico”, afirmou o camisa 13, antes de falar sobre a chance de alcançar o recorde de Zahavi.
”Meu primeiro objetivo é ajudar o Wuhan Three Towns a ser campeão, mas claro que, também, penso que seria legal obter esse recorde, pois marcaria o meu nome na história do futebol nacional Seria extraordinário e ajudaria a coroar essa temporada tão especial. Espero continuar sendo decisivo para comemorar em dose dupla”, completou.
Markão vive um 2022 especial na China. Neste ano, foram vários os momentos em que virou notícia, como, por exemplo, após ter marcado um poker-trick e um hat-trick, além de um golaço, de bicicleta, digno de concorrer ao Prêmio Puskás. São 29 participações diretas nos 1572 minutos em que esteve em campo no ano, ou seja, uma média de uma a cada 54,2 minutos.
Ao todo, o atacante já soma incríveis 39 gols e cinco assistências em 45 duelos disputados. O brasileiro, até agora, tem um aproveitamento, incrível, de 85,1% com a camisa dos Dragões (37 vitórias, quatro empates e somente quatro derrotas).
Além disso, Markão já soma 62 gols em 92 partidas na China, além de 12 assistências. São 74 participações diretas, uma média de uma a cada 1,24 partida.
Antes de brilhar pelos Dragões, o jogador, revelado pelo Ituano, defendeu o Hebei Fortune, sendo artilheiro do time, em 2019, com 11 gols em 27 jogos, e o terceiro maior goleador do Campeonato Chinês, em 2020, balançando as redes outras 11 vezes, mas em 17 partidas. Ao todo, foram 47 duelos oficiais, com 23 tentos e sete assistências pelos Dragões.
Do outro lado do mundo, Markão também já brilhava, anteriormente, na Coréia do Sul, onde defendeu o Gyeongnam. Por lá, marcou 49 gols e deu 12 assistências, em 65 jogos disputados, em 2017 e 2018. Além disso, ainda foi apontado como o melhor jogador do país.