Ex-zagueiro do América-MG assinou contrato com o clube português até o meio de 2024
Depois de quase duas temporadas de destaque no América-MG, o zagueiro Anderson Jesus está de casa nova. Aos 26 anos, o sergipano, natural de Lagarto, irá realizar o sonho de atuar na Europa. Nesta segunda-feira, 3 de janeiro, o jogador assinou contrato e foi anunciado como jogador do Vizela, de Portugal, até o meio de 2024.
Contente com o acerto, Anderson agradeceu aos clubes, profissionais e pessoas que estiveram ao seu lado ao longo da carreira e falou sobre a oportunidade de atuar no exterior pela primeira vez.
”Estou muito feliz com a oportunidade única de viver essa experiência. Assim que soube do interesse do Vizela, me informei a respeito da estrutura do clube e só tive ótimas notícias. A partir de agora, começo uma nova etapa em minha vida. Sempre sonhei com a chance de jogar na Europa e agora Deus está me dando essa oportunidade”, afirmou.
”Agradeço muito a todos os profissionais e às pessoas que estiveram ao meu lado até hoje. Também agradeço a todos os clubes que confiaram em mim e me deram a oportunidade de poder trabalhar e desenvolver o meu futebol, em especial ao América-MG, onde vivi vários momentos especiais nessas duas últimas temporadas, e ao Confiança, que foi onde comecei minha carreira e tive sempre passagens marcantes. Agora, espero corresponder às expectativas dos dirigentes e da comissão técnica do Vizela e crescer muito aqui em Portugal”, acrescentou.
Passagem marcante no América-MG
Anderson chegou ao América-MG no fim de maio de 2020, após rápida passagem pelo Bahia. Com a camisa do Coelho, o defensor se firmou como titular e foi um dos principais nomes da campanha de acesso à Série A do Brasileiro, além de ter ajudado o time a chegar às semifinais da Copa do Brasil, melhor desempenho da história do clube na competição. No ano passado, seguiu acumulando boas atuações, que levaram a equipe ao vice-campeonato mineiro e à classificação para a Libertadores.
Ao todo, Anderson disputou 73 jogos pelo América-MG, sendo 63 como titular, marcou quatro gols, deu três assistências e ajudou o time a sair de campo sem ser vazado em 27 ocasiões.
Influência do irmão e importância do pai no início da carreira
Sergipano de Lagarto, Anderson contou, desde cedo, com o forte apoio do pai e a influência do irmão mais velho, o também zagueiro Valdo, ex-Ceará, e que, atualmente, defende o Shimizu S-Pulse, do Japão, para se tornar jogador de futebol.
Seguindo os passos do familiar, Anderson iniciou a carreira no Confiança. Lá, teve sua formação como atleta das categorias de base até a estreia como profissional, em 2014, quando já foi campeão estadual. No ano seguinte, atuou por empréstimo pelo Atlético-MG, sub-20. Em 2016, após rápida passagem pelo Guarani de Divinópolis, retornou ao time da capital do estado nordestino.
Títulos e papel de destaque no Confiança
A temporada 2017 foi de afirmação para o zagueiro. Anderson se destacou com a camisa do Dragão na campanha do título estadual e na Série C do Brasileirão, quando o time chegou às quartas de final. Em outubro do mesmo ano, foi contratado pelo Grêmio e chegou a atuar com a equipe de transição no Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Já em 2018, fez parte da conquista do Campeonato Gaúcho, antes de passar pelo Guarani-SP, onde também levantou a taça da Série A2 do Paulistão.
Em 2019, de volta ao Confiança, Anderson disputou 34 jogos e foi peça-chave na campanha que levou o Trovão Azul a conquistar o acesso à Série B, após 28 anos.