Revelado pelo Corinthians e com passagens pelo futebol espanhol e italiano, lateral também foi um dos grandes nomes do Brasil na conquista do ouro olímpico, neste ano, em Tóquio, no Japão

Atlético Mineiro e Palmeiras começam a duelar, nesta terça-feira (21), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, por uma vaga na grande decisão da Copa Libertadores da América. E, para o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o primeiro embate entre as duas equipes terá ainda uma série de outros ingredientes especiais. Um dos principais destaques do Galo desde o momento em que estreou pela equipe, o camisa 13 atingirá a marca de 200 partidas na carreira profissional, no palco onde marcou o seu primeiro gol e diante de sua vítima predileta.

“É muito bacana poder chegar a uma marca como essa, ainda mais em um clube tão especial como o Atlético Mineiro. Quando eu paro pra refletir sobre tudo o que passei, olho pra trás e me orgulho bastante. Penso lá na época em que eu era apenas um garoto sonhador. Foram muitas dificuldades superadas. Quem está do meu lado, sabe que não foi fácil chegar até aqui, muito pelo contrário, mas a gente conseguiu com muita dedicação e trabalho. E sem o apoio e a ajuda da minha família e dos amigos isso jamais teria sido possível. Já foram 200 jogos como profissional e só tenho a agradecer a todos os que, de alguma forma, me ajudaram ao longo dessa caminhada”, declarou.

“Hoje, vivo um dos melhores momentos da minha vida profissional e da minha vida pessoal. Conquistei dois títulos estaduais, estive nos últimos jogos da Seleção, nas Eliminatórias, e ainda realizei o sonho de conquistar a medalha de ouro olímpica com a camisa do nosso país. Além disso, virei papai pela primeira vez e é algo mágico. É muita coisa boa e estou motivado demais. Ao lado dos meus companheiros, estou focado e trabalhando duro para conseguir levantar mais taças por esse clube. Temos possibilidades de fazer isso acontecer em três grandes competições, mas precisamos seguir pensando sempre no nosso próximo compromisso. Agora, no caso, contra o Palmeiras, pela Libertadores. Não tenho dúvida de que será uma grande eliminatória e não tem favorito”, acrescentou.

Bons momentos no Allianz Parque
Esse, aliás, não será o primeiro momento especial que Guilherme Arana viverá no Allianz Parque, afinal de contas, foi no estádio do rival que o lateral marcou o seu primeiro gol como profissional, em 6 de setembro de 2015, no empate em 3 a 3 com o Palmeiras, na campanha do hexacampeonato brasileiro do Corinthians.

Em 2017, o jogador voltaria a deixar a sua marca, dessa vez no triunfo do Timão, por 2 a 0, na campanha de mais um título da competição nacional pelo clube em que foi revelado.

Os dois gols marcados no local, inclusive, fazem do Palmeiras a maior vítima de Guilherme Arana, que soma, até aqui, 15 gols como atleta profissional.

Números gerais
Desde o ano passado, quando acertou sua ida para o Atlético-MG, Guilherme Arana vem sendo um dos destaques do clube. Suas grandes atuações, inclusive, o levaram a ser eleito o melhor da posição, no Brasileiro 2020, nos principais prêmios do país: CBF, Bola de Prata e Troféu Mesa Redonda. Além disso, o camisa 13 esteve nas últimas convocações de Tite para a Seleção principal e foi um dos principais nomes do Brasil na conquista do ouro olímpico, em Tóquio, no Japão.

Até aqui, Arana disputou 78 jogos pelo Galo, marcou nove gols, deu 16 assistências, contando com as duas da vitória sobre o Sport, no último fim de semana, e foi campeão estadual duas vezes.

A camisa atleticana, inclusive, já está próxima de ser a que o jogador mais vestiu na carreira. Hoje, está atrás apenas da do Corinthians (89). Arana também já defendeu o Sevilla-ESP por 25 vezes, a Atalanta-ITA, em quatro oportunidades, e o Athletico-PR, em outras três ocasiões.

Confira abaixo os números de Guilherme Arana como jogador profissional

Geral
199 jogos (175 como titular)
15 gols
30 assistências

Atlético Mineiro
78 jogos (75 como titular)
9 gols
16 assistências

Atalanta
4 jogos

Sevilla
25 jogos (20 como titular)
2 gols
3 assistências

Corinthians
89 jogos (79 como titular)
4 gols
11 assistências

Athletico Paranaense
3 jogos (1 como titular)

Todos os adversários que sofreram gols de Arana como profissional
2 gols: Palmeiras
1 gol: América de Cali-COL, América-MG, Barcelona-ESP, Boa Esporte, Cobresal, Corinthians, Fluminense, Fortaleza, Patrocinense, Sport, Vasco, Villa Nova-MG e Zalgiris Vilnius-LIT

Estádios em que Arana já balançou as redes como profissional
6 gols: Mineirão
3 gols: Arena Corinthians
2 gols: Allianz Parque
1 gol: Alfonso López, Castor Cifuentes, Camp Nou, Estádio LFF