Defensor chegou ao Coelho há um ano e, desde então, se transformou em um dos pilares das ótimas campanhas de todas as competições em que o time esteve envolvido
O zagueiro Anderson é enfático ao opinar que vive no América Mineiro o grande momento de sua carreira. Hoje, aos 26 anos, o jogador é um dos principais responsáveis pelo sólido e organizado setor defensivo da equipe. Em 2020, foi peça fundamental de uma das melhores temporadas da história recente do Coelho. O clube retornou à elite do Campeonato Brasileiro e foi semifinalista da Copa do Brasil, eliminando times gigantes como Internacional e Corinthians.
Neste ano, o jogador continua mantendo o alto nível, tanto é que foi super importante na belíssima campanha do time no Campeonato Mineiro. Com um futebol sólido, o América chegou à decisão do estadual após eliminar o Cruzeiro na semifinal. Na disputa pelo título, jogou de igual para igual com o Atlético, que ficou com o troféu após duas partidas sem gols.
Líder do ótimo sistema defensivo da equipe, Anderson foi coroado ao conquistar uma vaga na seleção ideal do Campeonato Mineiro. Agora, exatamente quando comemora um ano no clube, está pronto para viver mais um episódio especial. Neste domingo (30), diante do Athletico-PR, em jogo válido pela primeira rodada da Série A, atingirá a marca de 50 jogos com a camisa alviverde.
”É uma enorme honra poder chegar a 50 jogos com a camisa do América. Só quem está ao meu lado sabe o que passei para chegar até aqui e, hoje, graças a Deus, tudo está dando certo e estou vivendo um momento super especial. O melhor da minha carreira, sem dúvida. Fico muito feliz por estar representando bem a nação americana, afinal, desde o meu primeiro dia aqui, sempre fui bem tratado por todos os funcionários e pela torcida. Segurei trabalhando muito duro para, junto com meus companheiros, alcançar os objetivos traçados neste ano”, declarou.
Anderson chegou ao América-MG no fim de maio do ano passado, após iniciar 2020 defendendo o Bahia. Antes de jogar pelo Tricolor de Aço, ganhou notoriedade com ótimas atuações no Confiança-SE, quando conquistou o acesso à Série B do Brasileirão.
Com a camisa do Coelho, o sergipano de Lagarto rapidamente se firmou como titular do técnico Lisca, graças à sua qualidade técnica, velocidade, firmeza na marcação e boa saída de bola. A partir da 10ª rodada da Série B, atuou em 24 dos 29 jogos da equipe e ainda marcou três gols. Na Copa do Brasil, foi titular nos confrontos contra o Corinthians, Internacional e Palmeiras e foi fundamental para o time alcançar as semifinais.
Na atual temporada, Anderson só não jogou uma partida da campanha do vice-campeonato mineiro e seguiu acumulando boas atuações, tanto na defesa quanto no apoio ao ataque. O zagueiro, aliás, balançou as redes uma vez e ainda deu três assistências.
Agora, prestes a disputar pela primeira vez a Série A do Campeonato Brasileiro, o atleta acredita que o América tem totais condições de realizar uma boa campanha na principal competição do país.
”Desde o ano passado, nós demonstramos que temos condições de brigar de igual pra igual com qualquer time. Claro que existem equipes bem fortes, mas confio muito no nosso potencial e estamos bem motivados. A gente vem desenvolvendo um ótimo trabalho e a comissão técnica do Lisca tem nos passado muita confiança. Acabamos de perder o título para o Atlético e estamos tristes, mas orgulhosos porque fizemos um ótimo torneio e finalizamos com dois belos jogos. A Série A do Brasileiro é um dos campeonatos mais equilibrados e difíceis do mundo e vou ter a oportunidade de disputar pela primeira vez. Logo na estreia, já temos um duelo super difícil, contra o Athletico Paranaense. Sabemos da dificuldade da competição, mas nosso objetivo é brigar do meio para cima na tabela. E a caminhada começa agora”, ressaltou.
Ao todo, Anderson soma 49 partidas, quatro gols marcados e três assistências pelo América-MG. Além disso, com ele em campo, o time saiu sem ser vazado 20 vezes e sofreu 35 tentos, o que resulta em uma média inferior a um por jogo (0,71).
Confira os dados de Anderson pelo América-MG
Geral
49 jogos (48 como titular)
4 gols
3 assistências
26 vitórias
16 empates
7 derrotas
20 jogos sem tomar gol
35 gols sofridos (0,71 por jogo)
2021
16 jogos (todos como titular)
1 gol
3 assistências
9 vitórias
4 empates
3 derrotas
7 jogos sem tomar gol
11 gols sofridos (0,68 por jogo)
2020
33 jogos (32 como titular)
3 gols
17 vitórias
12 empates
4 derrotas
13 jogos sem tomar gol
24 gols sofridos (0,72 por jogo)