Goleiro brasileiro já conquistou três títulos com a camisa dos Reds e ganhou diversos prêmios individuais
Ídolo e um dos principais jogadores do atual elenco do Liverpool, o goleiro Alisson está pronto para viver mais um momento especial vestindo a camisa do clube inglês. Neste sábado (28), o brasileiro atingirá a marca especial de 100 jogos pelos Reds, no duelo diante do Brighton, às 9h30 (horário de Brasília), no Falmer Stadium, pela 10ª rodada da Premier League.
“Fico extremamente feliz e agradeço a Deus por me capacitar e me dar a oportunidade e viver esse momento. Para mim, é uma enorme honra alcançar uma marca tão importante com essa camisa do Liverpool, um dos clubes mais tradicionais do mundo. Estou em minha terceira temporada aqui e, desde o meu primeiro dia no país, fui extremamente bem tratado e me senti super bem”, ressaltou o camisa 1.
“Nesse período, passamos por muitos momentos especiais, conquistamos campeonatos e conseguimos vencer a Premier League, um título que o clube buscava havia muito tempo. Além dos troféus coletivos, também tive o privilégio de ganhar alguns prêmios individuais e isso só foi possível graças aos meus companheiros. Sigo bem focado e treinando cada dia com mais vontade para continuar ajudando o Liverpool a buscar mais títulos”, acrescentou.
Alto aproveitamento
Contratado pelo Liverpool em julho de 2018, após passagem de grande destaque pela Roma, o goleiro, revelado pelo Internacional, acumula excelentes números desde que foi incorporado ao elenco comandado por Jürgen Klopp. Ao todo, Alisson já realizou 99 partidas pelos Reds e conquistou três títulos: Champions League 2018/19, Mundial de Clubes de 2019 e a Premier League 2019/20.
Com ele em campo, o aproveitamento do time chega a ser de impressionantes 79,79% (74 vitórias, 15 empates e 10 derrotas). E não para por aí. Em praticamente metade desses duelos, o goleiro saiu de campo sem ser vazado: 46 vezes (46,46%). Além disso, ao todo, a média de tentos sofridos pelo arqueiro é de apenas 0,73 por jogo (73 gols).
Sem Alisson, todos esses números despencam consideravelmente. Foram 27 jogos sem o brasileiro no período e o Liverpool teve um aproveitamento bem menor: 61,7% (15 vitórias, cinco empates e sete derrotas). Fora isso, a média de gols sofridos mais do que dobra: 1,81 (49 gols) e o time passa apenas 25,9% dos embates sem ser vazado.
Inúmeros prêmios individuais
Todo esse ótimo desempenho pelo Liverpool e pela Seleção Brasileira já rendeu, e ainda segue rendendo, a Alisson uma série de prêmios individuais. Na temporada 2018/19, ele entrou para a história ao ser o primeiro brasileiro a conquistar o troféu Golden Glove, depois de permanecer 21 jogos sem buscar a bola no fundo do próprio gol na Premier League. De quebra, ainda superou o recorde de Pepe Reina, de 20 partidas, obtido em 2005/06, tornando-se o recordista no quesito pelos Reds em uma mesma edição da competição.
Entre 2019 e 2020, Alisson ainda foi eleito o melhor goleiro do mundo pelo Globe Soccer Awards, Uefa e também Fifa. No prêmio da maior entidade do futebeol, aliás, o jogador está entre os finalistas na posição novamente e, portanto, briga para ganhar o troféu pelo segundo ano consecutivo. O vencedor será anunciado no dia 17 de dezembro.
Alisson também já ganhou o prêmio Samba de Ouro, em 2019, dado ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa, também levou o troféu de melhor atleta da posição na vitoriosa campanha do Brasil na Copa América, em 2019, e ainda foi o grande vencedor da primeira edição do Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football.
Neste ano, o camisa 1 também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição.
Briga pela liderança da Premier League
Com os mesmos 20 pontos do Tottenham, o atual campeão Liverpool visitará o Brighton, neste sábado, em busca de mais uma vitória para se isolar, ao menos por um dia, na liderança do Campeonato Inglês. Isso porque os Spurs só entram em campo no dia seguinte, também fora de casa, diante do terceiro colocado Chelsea.
“Sabemos como é difícil jogar a Premier League e cada partida precisa ser disputada como se fosse uma final. Amanhã, teremos mais um duro desafio pela frente, mas temos plena consciência de que podemos conquistar um bom resultado. Estamos no caminho certo e temos que seguir focados para permanecermos na parte de cima da tabela do início ao fim da competição”, afirmou Alisson.
Para conseguir mais um bom resultado na competição nacional, a equipe tem como trunfo não só os bons números de Alisson desde sua chegada ao clube, mas também pelo ótimo aproveitamento da equipe com o camisa 1 na atual temporada. Com o arqueiro em campo, os Reds saltam de 53,33% para 78,78% de aproveitamento, enquanto a média de gols sofridos cai mais do que pela metade: de 2,2 por partida, sem Alisson, e 0,9, com o brasileiro, por duelo.
Números do Liverpool com e sem Alisson desde a chegada do brasileiro
Com Alisson
99 jogos oficiais
74 vitórias
15 empates
10 derrotas
79,79% de aproveitamento
46 jogos sem sofrer gols (46,46%)
73 gols sofridos (média de 0,73 por jogo)
Sem Alisson
27 jogos
15 vitórias
5 empates
7 derrotas
61,7% de aproveitamento
7 jogos sem sofrer gols (25,9%)
49 gols sofridos (média de 1,81 por jogo)
Números com e sem Alisson na temporada 2020/21
Com Alisson
11 jogos
8 vitórias
2 empates
1 derrota
78,78% de aproveitamento
10 gols sofridos (média de 0,9 por jogo)
Sem Alisson
5 jogos
2 vitórias
2 empates
1 derrota
53,33% de aproveitamento
11 gols sofridos (2,2)