Ganhador da 11ª edição do troféu Samba de Ouro, prêmio dado ao melhor jogador brasileiro em atividade na Europa, goleiro passou quinto jogo seguido sem levar gols no Campeonato Inglês na vitória dos Reds por 2 a 0 sobre o Sheffield United
(Foto: Liverpool/Divulgação)
Triunfo com boa atuação em campo, marcas coletivas e individuais alcançadas e mais um prêmio conquistado fruto do grande momento que vive. O ano de 2020 começou tão bom quanto foi o anterior para Alisson. Na última quinta-feira (2), o goleiro atingiu a marca de 50 jogos pela Premier League, com mais um clean sheet, o seu quinto consecutivo na competição, na vitória do Liverpool sobre o Sheffield United, por 2 a 0, em casa, pela 21ª rodada. Enquanto isso, fora das quatro linhas, o jogador foi anunciado como vencedor de mais um troféu, o Samba de Ouro, dado ao melhor atleta brasileiro em atividade na Europa durante 2019.
“Começar o ano alcançando uma marca especial como essa de 50 jogos pela Premier League, com mais uma vitória, e ainda ganhando outro prêmio individual, fruto de tudo o que aconteceu em 2019, me deixa extremamente feliz. Significa que o trabalho vem sendo bem feito. Agora preciso seguir treinando forte para melhorar ainda mais e, ao lado dos meus companheiros, ajudar o Liverpool a conquistar mais títulos”, declarou o camisa 1.
Os Reds, aliás, seguem no caminho certo para voltarem a serem campeões nacionais depois de 30 anos. O resultado positivo diante do Sheffield United fez com que a equipe alcançasse a incrível marca de um ano de invencibilidade no Campeonato Inglês. A última derrota foi para o Manchester City, no dia 3 de janeiro de 2019. Com 19 vitórias e um empate na atual temporada, o time comandado por Jürgen Klopp possui 13 pontos de vantagem para o vice-líder Leicester, que já realizou uma partida a mais.
“Quem já jogou ou disputa a Premier League sabe como o campeonato é complicado e bem equilibrado. Alcançar essa marca de um ano sem perder é algo extraordinário. Desde os meus primeiros dias aqui no Liverpool, percebi que o nosso grupo era diferenciado. Todo mundo se dedica demais e nosso elenco é fantástico. Temos um treinador super competente e estou feliz por ter a oportunidade de viver esse momento de evolução e amadurecimento na carreira. Mas apesar de todos esses números positivos, a gente sabe que ainda falta muita coisa pra ganhar a Premier e não podemos relaxar”, alertou.
Alisson, inclusive, também não sabe o que é perder na temporada 2019/20. Até o momento, o goleiro jogou 19 partidas, obteve 16 vitórias e três empates. Foram sete jogos sem sofrer gol.
Desde que chegou à Inglaterra, o brasileiro realizou 70 partidas, saiu de campo 34 vezes sem ser vazado e foi um dos protagonistas na conquista da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes, além de ter terminado a Premier League 2018/19 como o goleiro menos vazado, com mais clean sheets e vencedor da Luva de Ouro.
Prateleira de troféus lotada
Alisson começou 2020 ganhando mais um troféu por conta do grande momento que vive na carreira. O camisa 1 do Liverpool foi anunciado como o vencedor da 11ª edição do Samba de Ouro, prêmio dado pelo site “Sambafoot” ao melhor jogador brasileiro atuando na Europa em votação que contou com ex-jogadores, como Taffarel, jornalistas e mais de 100 mil internautas.
Essa foi a primeira vez que um goleiro conquistou o prêmio. Alisson teve 35,54% dos votos. Seu companheiro de equipe, Roberto Firmino, e o zagueiro Thiago Silva, do PSG, completaram o pódio da premiação, que existe desde 2008.
Além do Samba de Ouro, Alisson foi eleito em 2019 o melhor goleiro do mundo pela FIFA, pela Uefa e pelo Globe Soccer Awards, ficou com o troféu de melhor atleta da posição na vitoriosa campanha do Brasil na Copa América e ainda foi o grande vencedor do recém-criado Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, elaborado pela tradicional revista France Football. O jogador também acabou sendo o brasileiro mais bem ranqueado em votação da revista inglesa World Soccer, ao ficar na sétima posição.