Titular absoluto da Seleção Brasileira e do Liverpool, camisa 1 conquistou o prêmio Yachine, troféu criado em homenagem ao lendário atleta soviético Yashin, e ainda ficou em sétimo lugar no ranking geral entre todas as posições

(Foto: Alain Mounic / L’Équipe)

Alisson entrou mais uma vez para a história ao se tornar o primeiro jogador a ganhar o recém-criado Troféu Yachine, a Bola de Ouro dos goleiros, prêmio elaborado pela tradicional revista France Football ao principal jogador da posição, em homenagem ao ex-arqueiro soviético Yashin. A entrega foi realizada durante cerimônia de premiação feita no teatro de Chatelet, em Paris, nesta segunda-feira (2).

“É uma grande honra estar aqui com esses grandes jogadores e jogadoras. Quero agradecer minha família e minha mulher, que me apoiam em todos os lugares que vou. Aos meus pais no Brasil e a Deus. É uma grande honra ganhar a Champions League, prêmios individuais. Não me sinto sortudo, me sinto abençoado e agradecido por tudo o que Deus fez na minha vida. Agradeço meus companheiros de equipe e comissão técnica”, declarou o brasileiro ao receber o troféu das mãos do artilheiro polonês Robert Lewandowski.

O novo troféu da revista France Football é uma homenagem ao lendário Lev Yashin, único goleiro até hoje vencedor da Bola de Ouro, em 1963. Apelidado de “Aranha Negra” e considerado um dos melhores da posição em todos os tempos, o russo atuou nas Copas de 1958, 1962, 1966 e 1970.

Melhor brasileiro na lista geral
No ranking geral dos melhores jogadores entre todas as posições, Alisson também se destacou como o melhor brasileiro ao ficar na sétima posição, superando o companheiro de Liverpool, Roberto Firmino, e o zagueiro Marquinhos, do PSG, que ficaram em 17º e 28º, respectivamente.

Alisson, inclusive, ajudou o futebol brasileiro a superar o desempenho do ano passado, quando Neymar foi o jogador mais bem ranqueado do país, ficando em 12º lugar.

Ano inesquecível
O Troféu Yachine, aliás, vem para coroar de vez o ano de 2019, que ficará para sempre marcado na vida de Alisson tanto individualmente por ter sido eleito também o melhor goleiro da Europa pela Uefa e do mundo pela Fifa na temporada 2018/19, quanto em termos coletivos, com o título da Champions League, pelo Liverpool, e da Copa América, com a camisa do Brasil.

Disputando sua segunda temporada pelo Liverpool, Alisson já entrou em campo 62 vezes com a camisa dos Reds, sendo que em 27 delas saiu sem tomar gol.

Em sua primeira temporada no clube inglês, o camisa 1 foi um dos protagonistas da equipe na conquista da Liga dos Campeões e, na Premier League, foi o goleiro menos vazado, com mais clean sheets (jogos sem levar gol) e vencedor da Luva de Ouro.

Pela Seleção Brasileira, Alisson já acumula 44 partidas disputadas, sendo que em 30 delas não foi vazado. Além disso, o goleiro teve papel de destaque na campanha do título da Copa América deste ano e foi eleito o melhor da posição na compleição continental. Com a camisa canarinho, o arqueiro ainda conquistou o Superclássico das Américas, em 2018.