Invicto há 67 jogos oficiais em seu estádio (56 vitórias e 11 empates), time austríaco caiu no Grupo E ao lado do atual campeão Liverpool, Napoli e Genk

(Foto: Red Bull Salzburg)

Pela primeira vez na fase de grupos da Champions League desde que passou a se chamar Red Bull Salzburg, em 2005, os Touros conheceram, nesta quinta-feira (29), os adversários que terão pela frente em busca de uma vaga nos mata-matas do torneio continental. Sensação do futebol austríaco e europeu nos últimos anos, o time do zagueiro brasileiro André Ramalho caiu na Chave E ao lado do atual campeão Liverpool (ING), Napoli (ITA) e Genk (BEL).

“Acredito que caímos em um dos grupos mais difíceis. Teremos três grandes adversários, com destaque para o Liverpool, atual campeão da Champions e que joga um futebol de alta intensidade, e o Napoli, que possui uma belíssima equipe e nos eliminou na Liga Europa na última temporada. Apesar de respeitar demais os três times da nossa chave, o projeto desenvolvido pelo Red Bull Salzburg nos últimos anos é sensacional e jogaremos de igual para igual. Confio em nossa equipe e acredito que temos condições de brigar pela vaga à próxima fase”, afirmou.

Um dos trunfos do Salzburg é a sua impressionante invencibilidade jogando em casa. Com a goleada sobre o Admira, por 5 a 0, no último fim de semana, pela quinta rodada do Campeonato Austríaco, o clube ultrapassou a incrível marca de 1000 dias de invencibilidade em partidas oficiais em seus domínios.

O último revés na Red Bull Arena aconteceu no dia 27 de novembro de 2016, por 1 a 0, em jogo justamente contra o Admira, pelo Campeonato Austríaco. Desde então, exatos 1005 dias se passaram. Nesse período, os Touros disputaram 67 duelos em casa, venceram 56 e empataram 11.

“É uma marca impressionante e fico orgulhoso por, de alguma maneira, ajudar a melhorar esse recorde histórico. Hoje em dia, o futebol está extremamente equilibrado e não é fácil permanecer tanto tempo sem perder, seja fora ou em casa. Nesse período, nós enfrentamos grandes equipes na Áustria e nas competições europeias e provamos toda nossa capacidade. Precisamos manter o foco e usar essa nossa força para conseguirmos a classificação para os playoffs”, ressaltou.

Recorde também particular
André Ramalho, particularmente, não sabe o que é perder em casa há mais tempo. Mais precisamente, desde o dia 29 de abril de 2017, quando ainda defendia o Mainz, na derrota por 2 a 1 para o Borussia Mönchengladbach, pela 31ª rodada da temporada 2016/17 da Bundesliga.

O brasileiro encerrou sua passagem pelo Mainz, ficou mais seis meses no Bayer Leverkusen e, desde janeiro de 2018, voltou ao Red Bull Salzburg, onde é um dos principais destaques e ídolo da história do clube.

Sua invencibilidade individual como mandante dura 31 partidas, sendo 26 vitórias e cinco empates.

Início de temporada perfeito
O Red Bull Salzburg segue com 100% de aproveitamento na temporada. Em busca do sétimo título consecutivo do Campeonato Austríaco, o time está na ponta da tabela da atual edição, com 15 pontos, dois a mais que o vice-líder LASK Linz. Já na Copa da Áustria, onde também é o atual campeão, o time avançou para a segunda fase ao bater o SC/ESV Parndorf na estreia.

Titular em todos os seis confrontos, André Ramalho já marcou um gol e deu uma assistência na temporada.

O próximo compromisso dos Touros será contra o WSG Wattens, neste sábado (31), fora de casa, pela sexta rodada do Campeonato Austríaco. Já pela Copa, a equipe do técnico estadunidense Jesse Marsch só voltará a jogar no dia 25 de setembro, diante do Rapid Vienna.

Números gerais
Em sua segunda passagem pelo Red Bull Salzburg, André Ramalho já soma 168 jogos oficiais, 13 gols e nove assistências, além de sete títulos: o tetracampeonato Austríaco (2013/2014, 2014/2015, 2017/18 e 2018/19) e o tri da Copa da Áustria (2013/2014 e 2014/2015 e 2018/19).