Maior goleador do elenco em 2019, com oito bolas na rede, e palmeirense com mais prêmios de melhor em campo na atual edição da Libertadores, meia está entre os líderes das principais estatísticas ofensivas da equipe
(Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)
Artilheiro do Palmeiras na temporada, com oito gols, e um dos líderes em estatísticas ofensivas do time, o meia-atacante Gustavo Scarpa tem tudo para viver mais um momento especial com a camisa alviverde nesta terça-feira (30), no decisivo duelo contra o Godoy Cruz, no Allianz Parque. Além de ter a chance de comemorar a classificação para as quartas de final da Copa Libertadores da América, o camisa 14 pode atingir a marca de 50 jogos pelo clube.
“Fico muito feliz e agradeço a Deus por poder alcançar essa marca especial. Desde que cheguei ao Palmeiras, fui muito bem recebido por todos. Ainda não sei se vou jogar, mas estou pronto para ajudar caso o Felipão precise de mim”, afirmou.
Para vencer a equipe argentina e passar para as quartas de final da Libertadores, aliás, a torcida pode contar com o poder de decisão de Scarpa na competição. Neste ano, o jogador atuou em cinco jogos no torneio, marcou quatro gols (artilheiro do elenco) e saiu de campo como o melhor da partida em três ocasiões (líder no quesito).
“O jogo é importantíssimo e sabemos que será mais uma partida complicada, como já foi na Argentina. Respeitamos o time deles, mas confiamos no nosso futebol e iremos em busca dessa vaga.”, finalizou.
Desde que chegou ao Palmeiras, no início do ano passado, Scarpa disputou 49 partidas, marcou 14 gols, deu cinco assistências e conquistou o Campeonato Brasileiro de 2018.
Confira alguns dados de Gustavo Scarpa pelo Palmeiras
Artilheiro do Palmeiras em 2019
Ao balançar as redes do Vasco, no último final de semana, Scarpa chegou a oito gols na temporada e segue liderando o ranking de artilheiros do elenco no ano.
Artilheiro do Palmeiras na Libertadores e no Paulista
Dos oito gols no ano, quatro foram pela Libertadores, onde o meia-atacante também é o maior goleador do elenco na atual edição do torneio.
O camisa 14 marcou na estreia da equipe na competição, contra o Júnior Barranquilla, na Colômbia, outras duas vezes no duelo contra o Melgar, no Peru, e balançou as redes no confronto com o San Lorenzo, no Allianz Parque.
No Paulistão, fez três gols e dividiu a artilharia da equipe com Borja e Ricardo Goulart.
Segundo jogador com mais participação direta em gols do elenco no ano
Além dos oito gols, Scarpa acumula ainda mais três assistências em 25 jogos na temporada, fato que o coloca como o segundo jogador com mais participações diretas em tentos do elenco (11), ou seja, praticamente uma por confronto (0,88).
À frente do meia está apenas Dudu. O camisa 7 marcou cinco gols e deu 11 passes decisivos em 37 duelos. O que representa 16 participações direta.
Jogador mais premiado do Palmeiras na Libertadores 2019
Gustavo Scarpa é, até aqui, o cara do Palmeiras na Libertadores. Ninguém do elenco ganhou mais prêmios de melhor em campo do que o camisa 14.
Presente em cinco dos sete jogos da equipe, sendo quatro como titular, o meia foi premiado pela organização do torneio sul-americano nas três partidas em que balançou as redes.
Líder em estatísticas entre os meio-campistas
Levando em consideração apenas a disputa interna entre os principais concorrentes de Gustavo Scarpa por uma vaga no meio-campo titular, a disparidade nos números chama ainda mais a atenção.
O camisa 14 tem o dobro de gols em relação a Raphael Veiga e Zé Rafael (Lucas Lima ainda não balançou as redes em 2019) e também é quem mais serviu os companheiros, com três assistências.
Assim, Lucas Lima, Zé Rafael e Raphael Veiga, juntos, somam 12 participações diretas em gol, apenas uma a mais do que Scarpa acumula sozinho.
Levando em consideração apenas os jogos em que cada um dos atletas citados foi titular, a diferença é ainda maior. São 10 participações diretas de Gustavo Scarpa (sete gols e três assistências) contra duas de Zé Rafael e Raphael Veiga (dois tentos cada) e nenhuma de Lucas Lima.
Confira alguns dados dos principiais concorrentes à vaga de meia
Jogos
1º – Lucas Lima (27)
2º – Gustavo Scarpa (25)
3º – Zé Rafael (21)
4º – Raphael Veiga (17)
Gols
1º – Gustavo Scarpa (8)
2º – Raphael Veiga e Zé Rafael (4)
4º – Lucas Lima (0)
Assistências
1º – Gustavo Scarpa (3)
2º – Zé Rafael (2)
3º – Lucas Lima e Raphael Veiga (1)
Participação direta em gol
1º – Gustavo Scarpa (11)
2º – Zé Rafael (6)
3º – Raphael Veiga (5)
4º – Lucas Lima (1)
Aproveitamento
1º – Gustavo Scarpa e Zé Rafael (76%)
3º – Lucas Lima (70%)
4º – Raphael Veiga (59%)
Dados somente como titular
Jogos
1º – Zé Rafael (19)
2º – Gustavo Scarpa (17)
3º – Lucas Lima (16)
4º – Raphael Veiga (7)
Gols
1º – Gustavo Scarpa (7)
2º – Zé Rafael e Raphael Veiga (2)
4º – Lucas Lima (0)
Assistências
1º – Gustavo Scarpa (3)
2º – Lucas Lima, Zé Rafael e Raphael Veiga (0)
Participação direta em gol
1º – Gustavo Scarpa (10)
2º – Zé Rafael e Raphael Veiga (2)
4º – Lucas Lima (0)
Aproveitamento
1º – Zé Rafael (77%)
2º – Gustavo Scarpa e Raphael Veiga (71%)
4º – Lucas Lima (65%)
Veja outros dados de Gustavo Scarpa pelo Verdão
Artilheiros do Palmeiras em 2019
1º – Gustavo Scarpa (8)
2º – Deyverson (6)
3º – Dudu (5)
4º – Bruno Henrique, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Borja, Raphael Veiga e Ricardo Goulart
Artilheiros do Palmeiras na Libertadores
1º – Gustavo Scarpa (4)
2º – Deyverson e Felipe Melo (2)
4º- Dudu, Marcos Rocha, Ricardo Goulart, Hyoran, Gustavo Gómez, Moisés e Borja (1)
Maiores goleadores do Palmeiras no Paulista
1º – Gustavo Scarpa, Borja e Ricardo Goulart (3)
Jogadores com mais participação direta em gols do elenco na temporada
1º – Dudu (16 – cinco gols e 11 assistências)
2º – Gustavo Scarpa (11 – oito gols e três assistências)
3º – Bruno Henrique e Ricardo Goulart (7 – ambos com quatro gols e três assistências)
Dados gerais
2019
25 jogos
8 gols
3 assistências
2018
24 jogos
6 gols
2 assistências
Total
49 jogos
14 gols
5 assistências