Somando as partidas com a camisa da Seleção e do Liverpool, goleiro campeão da Champions League não é vazado há 58 dias
(Foto: CBF/Divulgação)
Em ótima fase e sem tomar gol há oito jogos, o goleiro Alisson chega para o confronto com a Argentina, nesta terça-feira, no Mineirão, pela semifinal da Copa América, como um dos principais nomes da Seleção Brasileira.
Um dos grandes responsáveis pela classificação sobre o Paraguai, nas quartas de final, ao realizar uma excelente defesa no primeiro tempo e ainda defender a cobrança do zagueiro Gustavo Gómez, na disputa de pênaltis, o atleta conta com o histórico positivo contra os “hermanos” para ajudar a equipe canarinho a carimbar a vaga para a decisão da competição e seguir em busca de seu nono título do torneio.
O arqueiro já enfrentou a Argentina três vezes pela seleção principal e jamais foi derrotado. Pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, Alisson esteve em campo no empate em 1 a 1, em 2015, no Monumental de Nuñez, e no triunfo por 3 a 0, em 2016, justamente no Mineirão. Já no ano passado, ajudou o Brasil a vencer por 1 a 0 e garantir o título do Superclássico das Américas.
Oito jogos sem ser vazado
A boa fase também é outro fator animador para o Brasil. Com o empate sem gols no tempo normal do duelo contra os paraguaios, Alisson terminou o seu oitavo jogo consecutivo sem ser vazado e não busca a bola no fundo de suas redes desde o dia 4 de maio, quando os Reds derrotaram o Newcastle, por 3 a 2, pela penúltima rodada da Premier League. Desde então, 58 dias se passaram e o goleiro atuou três vezes pelo clube inglês e outras cinco pela Seleção.
No Brasil, o excelente desempenho de Alisson e de todo o sistema defensivo é uma marca característica desde a chegada de Tite. O goleiro, revelado pelo Internacional, atuou em 31 das 40 partidas do treinador à frente da Seleção e saiu de campo sem levar gols em 25 oportunidades. Ao todo, são apenas sete tentos sofridos, ou seja, média de apenas 0,22 por confronto.
Na atual edição da Copa América, Alisson foi fundamental para que o Brasil terminasse a fase de grupos sem levar nenhum gol, fato que não ocorria desde a edição de 1995, no Uruguai. Já nas quartas de final, o goleiro não só passou todo o tempo normal sem ser vazado como ainda pegou a cobrança de pênalti de Gustavo Gómez.
Ao todo, Alisson já disputou 40 jogos pelo Brasil, passou 28 sem tomar gol, foi vazado 15 vezes (média de 0,37 por jogo) e conquistou o Superclássico das Américas no ano passado.
Protagonismo na primeira temporada no Liverpool
Já pelo Liverpool, o goleiro encerrou sua primeira temporada no clube inglês com o título da Champions League e 51 jogos disputados. Destes, passou 27 sem tomar gol. Foram 38 vitórias, oito empates e apenas cinco derrotas.
Somente na Premier League, foram 21 partidas sem sofrer gol, fato que o colocou como o primeiro brasileiro a ganhar a Golden Glove na competição. Além disso, o atleta superou o espanhol Pepe Reina e passou a ser o arqueiro com o maior número de Clean Sheets em uma mesma edição do Campeonato Inglês pelo Liverpool. O espanhol ostentava a marca de 20 jogos sem ser vazado, quando defendeu os Reds na temporada 2005/06.
A façanha de Alisson é tão impressionante que em toda a história da Premier League apenas um goleiro conseguiu passar mais do que 21 jogos sem sofrer gol no torneio. O recorde pertence a Petr Cech. Pelo Chelsea, o tcheco permaneceu 24 partidas sem ser vazado na temporada 2004/05. Já o holandês Edwin van der Sar também ficou 21 duelos invictos na edição 2008/09, pelo Manchester United.
Confira a atual série de jogos de Alisson sem levar gols
27/06 – Brasil 0 (4) x (3) 0 Paraguai (Copa América)
22/06 – Brasil 5 x 0 Peru (Copa América)
18/06 – Brasil 0 x 0 Venezuela (Copa América)
14/06 – Brasil 3 x 0 Bolívia (Copa América)
09/06 – Brasil 7 x 0 Honduras (Amistoso)
01/06 – Liverpool 2 x 0 Tottenham (Champions League)
12/05 – Liverpool 2 x 0 Wolverhampton (Premier League)
07/05 – Liverpool 4 x 0 Barcelona (Champions League)
Confira o retrospecto de Alisson contra a Argentina
13/11/2015 – Argentina 1 x 1 Brasil (Eliminatórias)
10/11/2016 – Brasil 3 x 0 Argentina (Eliminatórias)
16/10/2018 – Brasil 1 x 0 Argentina (Superclássico das Américas)