Goleiro atuou em todas as 38 rodadas da competição nacional, passou 21 sem sofrer gols e ultrapassou as 20 partidas do arqueiro espanhol na temporada 2005/06
(foto: Liverpool/Divulgação)
Alisson segue marcando seu nome na história do futebol mundial. Na mesma semana em que parou o Barcelona pela segunda temporada consecutiva na Liga dos Campeões, o goleiro quebrou alguns recordes no futebol inglês. Com 21 partidas sem sofrer gol na Premier League, foi o primeiro brasileiro a ganhar a Golden Glove na competição. Além disso, o atleta superou o espanhol Pepe Reina e passou a ser o arqueiro com o maior número de Clean Sheets em uma mesma edição do Campeonato Inglês pelo Liverpool. O espanhol ostentava a marca de 20 jogos sem ser vazado, quando defendeu os Reds na temporada 2005/06.
A façanha de Alisson é tão impressionante que em toda a história da Premier League apenas um goleiro conseguiu passar mais do que 21 jogos sem sofrer gol no torneio. O recorde pertence a Petr Cech. Pelo Chelsea, o tcheco permaneceu 24 partidas sem ser vazado na temporada 2004/05. Já o holandês Edwin van der Sar também ficou 21 duelos invictos na edição 2008/09, pelo Manchester United.
Dois dias após marcar seu nome na história do futebol inglês, Alisson falou sobre o feito. ”É uma enorme honra receber esse prêmio. A Premier League é a competição nacional mais difícil do mundo e conta com excelentes goleiros. Fico extremamente lisonjeado em ser o primeiro brasileiro a conquistar esse troféu, ainda mais por ser a minha primeira temporada na Inglaterra. Também é um imenso orgulho entrar para a história do clube porque vários goleiros espetaculares já defenderam a equipe e cada um deixou a sua história. Aos poucos, estou escrevendo a minha”, afirmou Alisson, que também falou sobre o vice-campeonato.
”Apesar dessa conquista individual, saí de campo chateado porque nós tínhamos um objetivo principal e não alcançamos. Fizemos uma temporada praticamente perfeita e perdemos apenas um jogo no campeonato, mas o Manchester City também teve um desempenho incrível e conquistou a taça. Não fomos campeões, mas terminamos a competição de cabeça erguida e muito orgulhosos porque demos o nosso melhor. Aproveito para parabenizar o City pela campanha. Este ano, vivemos algo surpreendente e ambos os clubes mereciam o título”, disse o brasileiro.
A excelente campanha citada por Alisson também entrou para a história do Liverpool. A equipe terminou a Premier League com 97 pontos, apenas um atrás dos comandados de Pep Guardiola. É a maior pontuação do clube desde a criação da competição (1992/93). O antigo recorde era da temporada 2008/09, quando a equipe somou 86 pontos e ficou com o vice-campeonato, conquistado pelo Manchester United.
Além disso, em toda a história do Campeonato Inglês, a atual temporada é a segunda em que o Liverpool conseguiu passar dos 90 pontos. A outra vez aconteceu apenas em 1978/79, quando o time alcançou 98 pontos e foi campeão.
Champions League
Com o término da Premier League, o Liverpool foca 100% na final da Liga dos Campeões da Europa. A grande decisão será realizada no dia 1º de junho, contra o Tottenham, no estádio Wanda Metropolitano, em Madrid. O clube, aliás, terá a chance de se isolar como o terceiro maior vencedor da Champions League. Atualmente, os Reds possuem cinco títulos (ao lado de Barcelona e Bayern), atrás apenas de Milan (7) e Real Madrid (13).
“Infelizmente, não conseguimos conquistar a Premier League e agora temos outra grande oportunidade para terminar a temporada com um título. Estamos na final da principal competição de clubes do mundo e só a gente sabe o que passamos pra chegar à final. Enfrentamos grande equipes, como PSG, Bayern e Barcelona, e demonstramos toda a nossa força. Será uma final complicadíssima, mas estamos preparados para lutar pela taça”, concluiu.
Caso conquiste o troféu da competição continental, aliás, Alisson será o terceiro goleiro brasileiro a ser campeão da Champions League. Apenas Dida, pelo Milan, nas temporadas 2002/03 e 06/07, e Júlio César, pela Inter de Milão, em 2009/10, tiveram o privilégio de levantar a Orelhuda.
Um dos pilares da ótima temporada do Liverpool, Alisson já soma 50 partidas pelo clube. Destas, passou 26 sem tomar gol. Foram 37 vitórias, oito empates e apenas cinco derrotas.
Goleiros com mais Clean Sheets na Premier League 2018/19
1º – Alisson/Liverpool (21)
2º – Ederson/Manchester City (20)
3º – Kepa Arrizazabalaga/Chelsea (14)
Goleiros com mais Clean Sheets em uma mesma edição de Premier League
1º – Petr Cech/Chelsea – 2004/05 (24)
2º – Alisson/Liverpool – 2018/19 e Edwin van der Sar/Manchester United – 2008/09 (21)
Goleiros com mais Clean Sheets pelo Liverpool em uma mesma edição de Premier League
1º – Alisson – 2018/19 (21)
2º – Pepe Reina – 2005/06 (20)