Ao lado do espanhol, atleta brasileiro passou a ser o goleiro com mais Clean Sheets do Liverpool em uma mesma edição da Premier League
(Foto: Liverpool FC)
O Liverpool está novamente na liderança da Premier League. Em jogo que marcou a abertura da antepenúltima rodada da competição nacional, os Reds não tomaram conhecimento do lanterna e já rebaixado Huddersfield e aplicaram uma sonora goleada de 5 a 0, no Anfield, na última sexta-feira (26).
Alisson não teve tanto trabalho durante o confronto. Em uma das poucas chegadas dos visitantes, o ex-jogador do Internacional apareceu bem após chute de fora da área de Bacuna, aos nove minutos do segundo tempo, e saiu de campo sem ser vazado novamente. Com isso, o atleta e alcançou um feito importante com a camisa do Liverpool.
Sem sofrer gols em 20 dos 36 jogos da competição nacional, Alisson igualou o recorde do espanhol Pepe Reina como o goleiro com mais clean sheets do Liverpool em uma mesma edição da Premier League. O recorde perdurava desde a temporada 2005/06. Naquele ano, o clube ficou 22 jogos sem ser vazado na competição nacional, mas em duas partidas o espanhol não atuou e foi substituído pelo inglês Mike Pollitt e pelo polonês Jerzy Dudek.
Com os 20 jogos sem sofrer gols, Alisson lidera o ranking da atual edição do Inglês, à frente do compatriota Ederson, do Manchester City (18), e é um dos grandes responsáveis pelo Liverpool ter a defesa menos vazada do campeonato, com apenas 20 gols sofridos.
No dia seguinte ao duelo, o goleiro falou a respeito da vitória e da liderança. “Muito importante essa vitória porque demonstramos que seguimos firmes em busca do nosso título. Chegamos a 91 pontos e só perdemos uma partida em toda a Premier League. Todo mundo está de parabéns pela temporada e iremos lutar até a última rodada”, afirmou o goleiro, que também comentou sobre mais uma partida sem tomar gol.
”É muito gratificante porque o Liverpool já teve vários excelentes goleiros ao longo dos anos e estou conseguindo marcar o meu nome na história do clube. O mérito não é somente meu. Se o nosso time toma poucos gols, todo mundo está de parabéns porque a marcação é coletivo. A gente continuará impondo nosso ritmo nas últimas duas rodadas em busca do nosso objetivo”, finalizou.
Como mencionado pelo brasileiro, o Liverpool chegou aos 91 pontos e é reassumiu a liderança da Premier League. A equipe, no entanto, pode ser ultrapassada pelo Mancheter City, que tem 89 e ainda joga na rodada. O time de Guardiola entra em campo no domingo (28), para enfrentar o Burnley.
Recorde de pontos do Liverpool na Premier League
A pontuação dos Reds é a maior do clube desde a criação da Premier League, na temporada 1992/92. O antigo recorde era da temporada 2008/09, quando a equipe somou 86 pontos e ficou com o vice-campeonato, conquistado pelo Manchester United.
Além disso, em toda a história do Campeonato Inglês, a atual temporada já é a segunda em que o Liverpool conseguiu passar dos 90 pontos. A outra vez havia acontecido apenas em 1978/79, quando o time fez 98 pontos e foi campeão.
Desde que chegou ao Liverpool, no início da temporada, Alisson realizou 46 jogos, passou 24 sem sofrer gols, venceu 34 partidas, empatou oito e perdeu apenas quatro.