Após acumular uma série de prêmios e ser um dos principais jogadores do futebol asiático nas últimas duas temporadas, atacante brasileiro assinou contrato de três anos com o clube chinês

(Foto: Divulgação/Hebei Fortune)

O atacante Markão, de 24 anos, anunciado nesta semana como novo companheiro dos argentinos Javier Mascherano e Ezequiel Lavezzi no Hebei Fortune, da China, é o mais novo cliente da Triple Comunicação. Com o acordo, a agência passa a ser a responsável pelo gerenciamento de imagem e assessoria de imprensa do atleta, que é agenciado pelos empresários Camargo Junior e Jiho Shin, do grupo Choose Sport.

Carreira
Revelado pelo Ituano, onde foi campeão Paulista em seu segundo ano como atleta profissional (2014), Markão também defendeu o Guarani de Palhoça e o Bragantino no Brasil. Mas foi do outro lado do mundo, entretanto, que ele se tornou mais conhecido graças às suas grandes atuações, que, inclusive, o levaram a ser considerado o principal jogador do Gyeongnam nas duas últimas temporadas.

Em 2017, seu primeiro ano na Coréia do Sul, Markão brilhou logo de cara. Com 22 gols em 32 partidas, o atacante brasileiro foi o artilheiro e o melhor jogador da divisão de acesso do torneio nacional.

Em 2018, os números foram ainda melhores. Com 26 bolas na rede em 31 duelos (média de 0,81 gol por jogo), Markão não só foi o artilheiro e melhor jogador do Campeonato Sul-Coreano como comandou o Gyeongnam na campanha do vice-campeonato nacional. Esse foi o melhor resultado da equipe até hoje na história da competição.

Chegada ao Hebei Fortune e oportunidade de jogar com Mascherano e Lavezzi
O excelente desempenho do brasileiro na Coreia do Sul fez com que o Hebei Fortune, um dos maiores times da China, fosse atrás de Markão para ocupar a vaga de estrangeiro que estava livre depois da saída de Hernanes para o São Paulo. No novo clube, ele terá como companheiros os argentinos Mascherano, ex-Corinthians e Barcelona, e Lavezzi, ex-PSG.

“Estou muito motivado porque o Hebei é um dos principais clubes da Ásia. Sempre tive como objetivo atuar no futebol da China e agora terei a oportunidade de seguir demonstrando o meu valor. O Lavezi ainda não está com a gente, mas o Mascherano me recebeu muito bem e poderei aprender bastante com eles, que são dois caras vitoriosos e experientes. Quem também está me ajudando bastante é o Gabi, um cara muito bacana (Ayoub El Kabbi)”, ressaltou.

Elogios de Neymar no início da carreira e paixão por Basquete
Hoje, brilhando do outro lado do mundo por conta da sua qualidade com os pés e a cabeça, Markão também mostrou sua habilidade com as mãos dos 11 aos 16 anos, quando praticou basquete tendo seu pai como treinador. Um convite para jogar um amistoso de futebol em Itu, no entanto, mudou o rumo da vida do menino nascido em Tietê, mas a paixão pela modalidade de LeBron James segue viva na mente do brasileiro.

“Joguei futebol até os 11 anos, mas depois larguei e fui para o basquete porque meu pai era treinador. Meus pais eram separados e não tinha muito contato com ele. Para nos aproximarmos, fui jogar com ele em Tietê (interior de São Paulo). Foram cinco anos atuando como armador porque eu era baixinho. Hoje, sou grande, mas, naquela época, ainda era pequeno (risos)”, afirmou.

Após aproveitar bem a oportunidade no Ituano, o atleta saiu cedo do Brasil, o que não impediu que, antes de partir, sua qualidade chamasse atenção de uma das principais estrelas do futebol na atualidade.

Quando ainda defendia o Ituano e realizava apenas o seu segundo jogo como profissional, Markão enfrentou Neymar, então jogador do Santos, pelo Paulistão de 2013. O craque se impressionou com o rival e fez diversos elogios ao companheiro de profissão, o que serviu de incentivo para Markão seguir firme e forte na carreira.

Perfil Markão

Nome: Marcos Vinicius Amaral Alves
Posição: Atacante
Nascimento: 17/06/1994
Altura: 1,98m
Peso: 95Kg
Naturalidade: Tietê – SP
Time Atual: Hebei Fortune
Instagram: markaooficial

Clubes
Hebei Fortune-CHN (2019)
Gyeongnam-KOR (2017 e 2018)
Bragantino (2016)
Ituano (2016)
Guarani de Palhoça (2015)
Ituano (2013 e 2014)

Títulos

Campeonato Sul-Coreano da Segunda Divisão (2017)
Campeonato Paulista (2014)

Prêmios
Melhor jogador da Coreia do Sul na temporada 2018
Seleção do Campeonato Sul-Coreano 2018
Artilheiro do Campeonato Sul-Coreano 2018 (26 gols)
Artilheiro do Campeonato SulCoreano da Segunda Divisão (22 gols)
Melhor jogador do Campeonato Sul-Coreano da Segunda Divisão (2017)
Seleção do Campeonato Sul-Coreano da Segunda Divisão (2017)