Peça fundamental da equipe, camisa 7 é uma das esperanças do Palmeiras para o duelo de ida da semifinal, nesta quarta (12), às 21h45, no Allianz Parque
(Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação)
Adversários em uma das semifinais da Copa do Brasil, Palmeiras e Cruzeiro já fizeram grandes e memoráveis confrontos nos últimos anos pelo torneio nacional. E se tem um jogador que guarda ótimas lembranças do rival e é uma das principais esperanças do Verdão para garantir vaga na decisão é Dudu.
Ídolo da história recente do clube, Dudu foi um dos principais protagonistas dos dois duelos entre as equipes pela Copa do Brasil no Allianz Parque. Em 2015, foi do camisa 7 o passe para Rafael Marques fazer o gol da vitória por 2 a 1 pelo primeiro confronto das oitavas de final. Na volta, no Mineirão, novo triunfo, dessa vez por 3 a 2, garantiu a equipe nas quartas de final. O Guerreiro do Verdão, como é carinhosamente chamado pelos torcedores, voltaria a ser protagonista na grande decisão contra o Santos, quando marcou os dois gols do Palmeiras no tempo normal e foi fundamental para a conquista do título.
No ano passado, Palmeiras e Cruzeiro voltaram a se encontrar na Copa do Brasil. No jogo de ida das quartas de final, o camisa 7 fez dois gols que iniciaram a reação da equipe no empate em 3 a 3, após o time alviverde sofrer três gols no primeiro tempo. Willian fez o outro tento do Verdão na partida.
Antes de mais um confronto contra a Raposa, clube onde Dudu começou a carreira, o camisa 7 disse esperar por dois duelos equilibrados e pediu foco para a equipe conseguir um bom resultado no Allianz Parque.
“A gente sabe da qualidade do Cruzeiro e serão duas grandes partidas. Estamos vivendo uma excelente fase, mas o time deles também conta com excelentes jogadores, um ótimo técnico e, assim como nós, segue disputando três competições. Temos que estar 100% concentrados do início ao fim pra não sermos surpreendidos novamente, como no ano passado. Precisamos jogar com muita atenção pra conseguirmos um bom resultado diante da nossa torcida, que vem dando show e nos empurrando demais. Contamos com a casa cheia nesta noite porque esse apoio vem fazendo a diferença” , ressaltou.
Dudu, aliás, não costuma se destacar na casa do Verdão apenas contra o Cruzeiro. O camisa 7 pode ser considerado o rei do Allianz Parque, já que ninguém foi mais decisivo do que ele desde que a arena foi inaugurada, em 2014. O atacante é quem mais atuou no estádio, com 92 jogos, o maior artilheiro, com 24 gols, o principal garçom, com 22 passes decisivos, e o jogador com mais vitórias, com 66 triunfos.
Além disso, já conquistou dois títulos no Allianz e foi protagonista em ambos. Além da já citada Copa do Brasil de 2015, quando marcou os dois gols da final contra o Santos, no Campeonato Brasileiro de 2016 foi um dos destaques da campanha e, como capitão, o responsável por erguer a taça.
Ídolo da torcida, Dudu ainda coleciona uma série de outros recordes interessantes. Atleta de linha do atual elenco com mais jogos pelo clube (209), atrás apenas do goleiro Fernando Prass (261), o camisa 7 é o principal artilheiro do atual plantel, com 50 gols.
Se tudo isso já não bastasse, Dudu, que já entrou no top 100 dos jogadores que mais defenderam o clube alviverde, é o principal goleador do Palmeiras em clássicos, com oito gols, e é o segundo maior artilheiro do Verdão no século XXI, atrás apenas de Vagner Love (54).
Confira alguns dados de Dudu pelo Palmeiras
Artilheiros do Palmeiras no século XXI
1º – Vagner Love (54 gols)
2º – Dudu (50 gols)
Artilheiro do Palmeiras na era dos pontos corridos
Dos 50 gols marcados, 29 foram pelo Campeonato Brasileiro, o que lhe torna o maior goleador do clube na era dos pontos corridos.
Artilharia do Allianz Parque
1º – Dudu (24 gols)
2º – Borja (15 gols)
3º – Willian (14 gols)
Principais assistentes do Allianz Parque
1º – Dudu (22 assistências)
2º – Robinho e Roger Guedes (10 assistências)
4º – Egidio (8 assistências)
5º – Willian (7 assistências)
Goleadores do atual elenco
1º – Dudu (50 gols)
2º – Wilian (32 gols)
3º – Borja (28 gols)
Jogadores do atual elenco com mais partidas
1º – Fernando Prass (261)
2º – Dudu (209)