Na goleada de 5 a 1 fora de casa, lateral brasileiro chega a três assistências em 10 jogos na temporada e iguala número de passes do último ano esportivo

29322186-767d-496e-8497-5ad2633c28dd

(Foto: site oficial do Bayer Leverkusen)

O lateral-esquerdo Wendell segue sendo um dos destaques do Bayer Leverkusen neste início de temporada. Neste sábado (21), o brasileiro teve participação direta na goleada de 5 a 1 sobre o Borussia Mönchengladbach, fora de casa, pela nona rodada da Bundesliga. O camisa 18, que já havia dado assistência para um dos gols no empate por 2 a 2 com o Wolfsburg na última partida, roubou a bola no campo de defesa e deu ótimo passe para o alemão Kevin Volland partir em disparada e fazer o quarto da equipe no confronto.

Os donos da casa até saíram na frente com o norte-americano Fabian Johnson, mas o Bayer voltou com tudo do intervalo. Além de Volland, o jamaicano Leon Bailey, o finlandês Joel Pohjanpalo e os alemães Sven Bender e Julian Brandt fizeram os outros gols do duelo. Com os cinco tentos, o time do técnico Heiko Herrlich passa a ter o terceiro melhor ataque do Campeonato Alemão, com 20 bolas na rede, atrás apenas do Bayern de Munique (21) e do Borussia Dortmund (25).

Foi a terceira assistência de Wendell em apenas dez jogos na temporada. Com isso, o jogador, que já foi convocado por Tite para a Seleção Brasileira em 2016, iguala o número de passes para gol que havia dado em toda a última temporada, mas com 28 partidas a menos.

Após a partida, o brasileiro comemorou muito o resultado e o bom momento do time. “Sabíamos que seria um jogo bem difícil porque eles são nossos adversários direto na tabela. Tomamos um gol no comecinho e mantivemos a calma. No segundo tempo, acertamos os erros e conseguimos aproveitar as oportunidades. Agora temos que seguir assim para continuar subindo na tabela”.

Com a goleada, o Bayer Leverkusen chegou aos 12 pontos e subiu para nona colocação, ficando apenas três atrás do Hannover, que, em sexto lugar, está na zona de classificação para a Liga Europa. Já o Borussia Mönchengladbach, com 14, está em oitavo. Na próxima rodada, a equipe dos brasileiros Wendell e André Ramalho recebe o lanterna Colônia. Antes, porém, o clube do ex-gremista entra em campo para encarar o Union Berlin, na terça-feira, pela segunda rodada da Copa da Alemanha

Wendell também analisou a atuação do Bayer e a ascensão na tabela. Nos últimos quatro jogos, a equipe somou oito pontos (dois triunfos e dois empates). “A Bundesliga é um campeonato muito equilibrado e a gente estava um pouco irregular. Nos últimos jogos, conseguimos impor o nosso ritmo e os resultados estão melhorando. Precisamos manter o foco e seguir melhorando a cada rodada”.

Em dez jogos na temporada, Wendell marcou um gol e já deu três assistências. Desde que chegou ao clube, em 2014, o brasileiro entrou em campo 126 vezes, fez quatro gols e deu dez assistências.