Com sete gols, capitão do Palmeiras é o maior artilheiro do elenco nos duelos com os principais rivais do estado. Em seis partidas contra o Tricolor, camisa 7 venceu cinco vezes e perdeu apenas uma
(Foto: Cesar Greco/ Ag. Palmeiras/ Divulgação)
Principal jogador do Palmeiras nas últimas temporadas, o meia-atacante Dudu é a grande esperança do torcedor alviverde para findar o jejum de 15 anos sem vitórias sobre o São Paulo no Morumbi. Neste sábado, os clubes se enfrentam no estádio pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro e as fichas estão depositadas no capitão, que é maior artilheiro do elenco em clássicos contra os principais rivais, com sete bolas na rede.
Além disso, o camisa 7 costuma se dar bem contra o Tricolor. Desde que chegou ao Palestra Itália, o jogador enfrentou o rival em seis oportunidades e perdeu apenas uma. Na última vez em que os times se encontraram, inclusive, Dudu marcou um golaço e foi condecorado pelo atual presidente do clube, Mauricio Galiotte, com uma placa pela pintura.
Apesar de Dudu possuir ótimos números contra o São Paulo, pesa contra o Palmeiras a grande desvantagem quando as equipes jogam no Morumbi. A última vitória do Verdão sobre o rival no palco deste sábado aconteceu no dia 20 de março de 2002, por 4 a 2, no extinto Torneio Rio-São Paulo. De lá pra cá, os clubes se enfrentaram 23 vezes e o time coleciona o amargo retrospecto de 14 derrotas e nove empates.
Em contrapartida, desde que Dudu chegou ao Palmeiras, em 2015, o Verdão tem sido muito superior. Com o camisa 7 em campo foram seis partidas, com cinco vitórias (quatro no Allianz e uma no Pacaembu) e apenas uma derrota (no Morumbi). O jogador marcou dois gols e deu duas assistências (Dudu não participou do empate em 1 a 1, no Morumbi, em 2015). Os números comprovam que a contratação do atual capitão elevou o patamar do clube e recolocou o Palmeiras no caminho das vitórias.
A respeito do clássico deste sábado, Dudu evitou falar do longo jejum sem vitórias no Morumbi e preferiu ressaltar a boa sequência sobre o rival. “Esse período sem vitórias não nos incomoda porque a gente não estava no clube. O importante é que, nos últimos jogos contra o São Paulo, o Palmeiras foi bem e, na maioria das vezes, conseguiu sair com a vitória. Sabemos que amanhã será bem difícil, eles jogam na casa deles, terão o apoio da torcida, mas trabalhamos bem nesses dias para poder fazer um bom jogo lá e vencer o clássico”, afirmou o capitão.
Palmeiras e São Paulo jogam neste sábado, a partir das 19h, no Morumbi, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Após duas partidas pela competição nacional, ambos obtiveram uma vitória e uma derrota e possuem o mesmo número de pontos (3). Pelos critérios de desempate, no entanto, o Verdão é o oitavo e o Tricolor o 11º colocado.
Confira o retrospecto de Dudu contra o São Paulo e algumas estatísticas do jogador
Confronto com o São Paulo
6 jogos
2 gols
2 assistências
5 vitórias
1 derrota
83% de aproveitamento
Artilheiro do atual elenco em clássicos (jogos contra Corinthians, Santos e São Paulo)
1º Dudu (7 gols)*
2º Mina (3 gols)
*três gols contra o Santos, dois no Corinthians e dois sobre o São Paulo
Artilheiro do atual elenco
1º Dudu (30 gols)
2º Vitor Hugo (13 gols)
3º Jean (11 gols)
Maior garçom do Palmeiras na temporada
1º Dudu (6 assistências)
2º Michel Bastos (5 assistências)
3º Jean e Roger Guedes (4 assistências)
Artilheiro do Allianz Parque
1º Dudu (15 gols)
2º Rafael Marques (12 gols)
3º Cristaldo e Gabriel Jesus (11 gols)
Segundo jogador do atual elenco com mais partidas pelo Palmeiras
1º Prass (222 jogos)
2º Dudu (132 jogos)
3º Vitor Hugo (131 jogos)
Dudu pelo Palmeiras
132 jogos
30 gols
30 assistências
1 participação direta em gol a cada 0,45 partida