Com o volante na equipe, aproveitamento do Timão na competição era de 58,7%. Sem o jogador, no entanto, desempenho despencou para 19%
(Foto: Daniel Augusto Jr./Ag.Corinthians)
Titular absoluto do Corinthians em 2016, Bruno Henrique foi negociado com o Palermo, da Itália, em agosto. Antes de se transferir para a Europa, o volante não só esteve presente como foi titular da equipe nas primeiras 21 rodadas do Campeonato Brasileiro. Com o atleta, o Timão obteve 11 vitórias, quatro empates e seis derrotas, o que representa 58,7% de aproveitamento. Sem o jogador, no entanto, o desempenho caiu drasticamente. Em sete apresentações, o clube conseguiu apenas uma vitória, um empate e cinco derrotas. Tal retrospecto significa um aproveitamento de 19%.
O último jogo de Bruno Henrique pelo Corinthians foi no triunfo de 2 a 1 sobre o Vitória, na Arena Corinthians, pela 21ª rodada do Brasileiro. Ao final daquela rodada, o Timão somava 37 pontos e estava em terceiro lugar, um ponto atrás do Atlético Mineiro e três a menos que o Palmeiras, segundo e primeiro colocados, respectivamente. De lá para cá, o clube entrou em campo sete vezes no torneio, somou apenas quatro pontos e caiu para a sétima posição, com 41, 16 atrás do arquirrival, que segue no topo da tabela.
Vale lembrar que, além de Bruno Henrique, o Corinthians perdeu alguns outros jogadores, como Felipe, Elias, Luciano e André. Nenhum deles, no entanto, fez tantos jogos como o volante. O zagueiro Felipe atuou sete vezes (todas como titular), o meio-campista Elias realizou dez partidas (oito como titular), o atacante Luciano fez 15 jogos (dez como titular) e o centroavante André esteve presente 11 vezes (seis como titular).
Há pouco mais de um mês no Palermo, Bruno Henrique se adaptou bem à Itália e já entrou em campo cinco vezes, três como titular e duas no decorrer da partida.
Dados do Corinthians no Campeonato Brasileiro com e sem Bruno Henrique
Corinthians com Bruno Henrique
21 jogos (todos como titular)
11 vitórias
4 empates
6 derrotas
58,7% de aproveitamento (o Santos, atual quarto colocado, possui 57,1% de aproveitamento)
* enquanto esteve disponível, Bruno Henrique atuou como titular nas 21 rodadas e só foi substituído em quatro partidas
* marcou quatro gols na competição e ainda é o vice-artilheiro do time, atrás de Marquinhos Gabriel (5)
Corinthians sem Bruno Henrique
7 jogos
1 vitória
1 empate
5 derrotas
19% de aproveitamento