Com seis passes para gol na competição nacional, atacante tem sido um dos destaques da equipe na temporada. Somente nos últimos cinco jogos, camisa 7 marcou dois gols e deu três assistências 

(Foto: Cesar Greco/ Ag. Palmeiras/ Divulgação)

Um dos protagonistas da excelente campanha do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, o atacante Dudu espera manter a boa fase e ajudar o time a quebrar o incômodo tabu de 18 anos sem vitórias sobre o Internacional no Beira-Rio. Maior garçom da competição nacional, com seis assistências, e autor de três gols no torneio, o jogador acredita que o duelo com os gaúchos, neste domingo, às 16h, em Porto Alegre, será muito difícil, mas confia na força da equipe para superar o rival.

Além de elogiar a qualidade do Colorado, Dudu destaca que a chegada do técnico Paulo Roberto Falcão pode ser um combustível a mais para a equipe gaúcha. “Enfrentar o Inter é sempre difícil, ainda mais no Beira-Rio. Eles têm um bom elenco e a chegada do novo técnico pode trazer uma motivação maior. Nós sabemos que será um jogo muito duro e complicado, mas temos condições de vencer e iremos pra lá com esse objetivo”, declarou o camisa 7.

O cruzamento de Dudu para o gol do zagueiro colombiano Yerry Mina, no empate em 1 a 1 com o Santos, na última terça-feira (12), no Allianz Parque, fez com que o jogador se tornasse o maior garçom do campeonato de maneira isolada, com um passe a mais que o companheiro Cleiton Xavier. Desde a temporada passada, o atacante vem comprovando que, além de balançar as redes, também é um especialista em deixar os companheiros na cara do gol. Em 2015, por exemplo, o camisa 7 terminou o ano com 12 assistências e só ficou com uma atrás de Robinho. Em 2016, o “Guerreiro do Verdão”, como é chamado pela torcida, já é o líder do atual elenco no quesito, com oito passes para gol (Robinho tem nove, mas já não está no clube).

O sucesso de Dudu é reflexo de sua participação em campo. Segundo o site de análise e estatísticas Footstats, o jogador também é o palmeirense com mais passes para finalização no Brasileiro, com 35. Neste quesito, o atleta é o segundo melhor do campeonato e só fica atrás de Gustavo Scarpa, do Fluminense, que tem 39.

“A evolução dos meus números acompanha o desempenho do Palmeiras e o mérito é de todos os jogadores. Nosso time se movimenta bastante e pressiona muito lá na frente, o que acaba facilitando para a gente criar diversas situações de gol. Estamos indo bem e temos que manter o mesmo ritmo. Espero que a história se repita contra o Inter”, afirmou Dudu.

O Palmeiras é o líder do Campeonato Brasileiro, com 29 pontos. Se ganhar neste fim semana, a equipe se mantém no topo da tabela e tem chance de ampliar a vantagem perante os rivais. O problema, porém, é que o Verdão não vence o Internacional em Porto Alegre desde o dia 6 de dezembro de 1997, quando o lateral-esquerdo Wagner fez o gol do triunfo de 1 a 0, em jogo válido pelo Brasileiro daquele ano. De lá para cá são 11 derrotas e três empates na conta do Alviverde.

Caso seja escalado, a partida contra os gaúchos será a 12ª de Dudu no Brasileirão deste ano. Na competição, o atacante marcou três gols e deu seis assistências. Na temporada foram 29 jogos, seis gols e oito assistências. Desde que chegou ao Palmeiras, o camisa 7 jogou 85 vezes, fez 22 gols e deu 20 passes para gol.

Campeonato Brasileiro 2016
11 jogos
3 gols
6 assistências
35 passes para finalização

2016
29 jogos
6 gols
8 assistências

2015
56 jogos
16 gols
12 assistências